Contributos para a Implementação do Sistema de Qualidade numa Empresa Agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana M A
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5322
Resumo: As organizações implementam cada vez mais os padrões de gestão desenvolvidos pela International Organization for Standardization (ISO) para se manterem competitivas. Os principais benefícios, segundo a perceção dos gestores, da implementação da NP EN ISO 9001:2015 (IPQ (2015b)) são a melhoria contínua do desempenho, o aumento do prestígio e reputação da empresa, a melhoria da eficiência dos processos e o aumento da satisfação dos clientes. A implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e a sua posterior certificação é um processo voluntário, apoiado pelas próprias motivações, objetivos e políticas da organização. Uma boa preparação e organização da implementação e a participação direta e ativa dos colaboradores são considerados fatores chave de sucesso na implementação da norma ISO 9001:2015 (IPQ, 2015b). A certificação ISO assegura a consistência na implementação de procedimentos e promove a qualidade, confiabilidade, sustentabilidade e previsibilidade, que são importantes não só para os clientes como também para a eficiência e a receita das empresas. No âmbito do mestrado de Sistemas Integrados de Gestão, Ambiente, Qualidade, Segurança, Responsabilidade Social (MSIG) foi realizado o presente projeto de implementação de um sistema de gestão de qualidade (SGQ) numa empresa agrícola que se dedica à produção de amêndoa e azeitona localizada em Lagoaça, Freixo de Espada a Cinta tendo o mesmo a duração de cerca de 530 horas. O principal objetivo foi desenvolver e implementar um sistema de qualidade segundo a NP EN ISO 9001: 2015, (IPQ (2015b)) por forma a avaliar todos os riscos inerentes aos processos para adotar um sistema de gestão da qualidade melhorando o desempenho global da organização Para a elaboração do sistema de gestão da qualidade procedeu-se á preparação de processos e informação documentada de acordo com o referencial normativo. O trabalho desenvolvido permitiu compreender a organização e o seu contexto verificando as necessidades e a consciencialização da melhoria da organização.
id RCAP_ae887aacce0b126f30845d7073186203
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/5322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para a Implementação do Sistema de Qualidade numa Empresa AgrícolaNP EN ISO 9001:2015GestãoQualidadeAgrícolaAs organizações implementam cada vez mais os padrões de gestão desenvolvidos pela International Organization for Standardization (ISO) para se manterem competitivas. Os principais benefícios, segundo a perceção dos gestores, da implementação da NP EN ISO 9001:2015 (IPQ (2015b)) são a melhoria contínua do desempenho, o aumento do prestígio e reputação da empresa, a melhoria da eficiência dos processos e o aumento da satisfação dos clientes. A implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e a sua posterior certificação é um processo voluntário, apoiado pelas próprias motivações, objetivos e políticas da organização. Uma boa preparação e organização da implementação e a participação direta e ativa dos colaboradores são considerados fatores chave de sucesso na implementação da norma ISO 9001:2015 (IPQ, 2015b). A certificação ISO assegura a consistência na implementação de procedimentos e promove a qualidade, confiabilidade, sustentabilidade e previsibilidade, que são importantes não só para os clientes como também para a eficiência e a receita das empresas. No âmbito do mestrado de Sistemas Integrados de Gestão, Ambiente, Qualidade, Segurança, Responsabilidade Social (MSIG) foi realizado o presente projeto de implementação de um sistema de gestão de qualidade (SGQ) numa empresa agrícola que se dedica à produção de amêndoa e azeitona localizada em Lagoaça, Freixo de Espada a Cinta tendo o mesmo a duração de cerca de 530 horas. O principal objetivo foi desenvolver e implementar um sistema de qualidade segundo a NP EN ISO 9001: 2015, (IPQ (2015b)) por forma a avaliar todos os riscos inerentes aos processos para adotar um sistema de gestão da qualidade melhorando o desempenho global da organização Para a elaboração do sistema de gestão da qualidade procedeu-se á preparação de processos e informação documentada de acordo com o referencial normativo. O trabalho desenvolvido permitiu compreender a organização e o seu contexto verificando as necessidades e a consciencialização da melhoria da organização.Instituto Politécnico da Guarda2022-02-23T17:21:25Z2022-02-232022-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5322http://hdl.handle.net/10314/5322TID:202947181porPinto, Ana M Ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:42Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:06.204635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para a Implementação do Sistema de Qualidade numa Empresa Agrícola
title Contributos para a Implementação do Sistema de Qualidade numa Empresa Agrícola
spellingShingle Contributos para a Implementação do Sistema de Qualidade numa Empresa Agrícola
Pinto, Ana M A
NP EN ISO 9001:2015
Gestão
Qualidade
Agrícola
title_short Contributos para a Implementação do Sistema de Qualidade numa Empresa Agrícola
title_full Contributos para a Implementação do Sistema de Qualidade numa Empresa Agrícola
title_fullStr Contributos para a Implementação do Sistema de Qualidade numa Empresa Agrícola
title_full_unstemmed Contributos para a Implementação do Sistema de Qualidade numa Empresa Agrícola
title_sort Contributos para a Implementação do Sistema de Qualidade numa Empresa Agrícola
author Pinto, Ana M A
author_facet Pinto, Ana M A
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana M A
dc.subject.por.fl_str_mv NP EN ISO 9001:2015
Gestão
Qualidade
Agrícola
topic NP EN ISO 9001:2015
Gestão
Qualidade
Agrícola
description As organizações implementam cada vez mais os padrões de gestão desenvolvidos pela International Organization for Standardization (ISO) para se manterem competitivas. Os principais benefícios, segundo a perceção dos gestores, da implementação da NP EN ISO 9001:2015 (IPQ (2015b)) são a melhoria contínua do desempenho, o aumento do prestígio e reputação da empresa, a melhoria da eficiência dos processos e o aumento da satisfação dos clientes. A implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e a sua posterior certificação é um processo voluntário, apoiado pelas próprias motivações, objetivos e políticas da organização. Uma boa preparação e organização da implementação e a participação direta e ativa dos colaboradores são considerados fatores chave de sucesso na implementação da norma ISO 9001:2015 (IPQ, 2015b). A certificação ISO assegura a consistência na implementação de procedimentos e promove a qualidade, confiabilidade, sustentabilidade e previsibilidade, que são importantes não só para os clientes como também para a eficiência e a receita das empresas. No âmbito do mestrado de Sistemas Integrados de Gestão, Ambiente, Qualidade, Segurança, Responsabilidade Social (MSIG) foi realizado o presente projeto de implementação de um sistema de gestão de qualidade (SGQ) numa empresa agrícola que se dedica à produção de amêndoa e azeitona localizada em Lagoaça, Freixo de Espada a Cinta tendo o mesmo a duração de cerca de 530 horas. O principal objetivo foi desenvolver e implementar um sistema de qualidade segundo a NP EN ISO 9001: 2015, (IPQ (2015b)) por forma a avaliar todos os riscos inerentes aos processos para adotar um sistema de gestão da qualidade melhorando o desempenho global da organização Para a elaboração do sistema de gestão da qualidade procedeu-se á preparação de processos e informação documentada de acordo com o referencial normativo. O trabalho desenvolvido permitiu compreender a organização e o seu contexto verificando as necessidades e a consciencialização da melhoria da organização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-23T17:21:25Z
2022-02-23
2022-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/5322
http://hdl.handle.net/10314/5322
TID:202947181
url http://hdl.handle.net/10314/5322
identifier_str_mv TID:202947181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136936726626304