Perce??o do Funcionamento Familiar e do Suporte Social em Estudantes do Ensino Superior em Portugal Continental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Vitor Nuno Neves Ferreira dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sequeira, Joana (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/731
Resumo: Objetivo: Esta investiga??o pretende analisar a perce??o de funcionamento familiar e a satisfa??o do suporte social em estudantes do ensino superior em Portugal Continental. Metodologia: Participaram 516 estudantes a estudar em Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, nos cursos de Ci?ncias do Desporto, Enfermagem, Engenharia Mec?nica, Gest?o, Jornalismo/Comunica??o, Medicina e Psicologia com idades compreendidas entre os 17 e os 38 anos de idade. Os instrumentos aplicados foram a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e da Coes?o Familiar (FACES-IV), Escala de Satisfa??o com o Suporte Social (ESSS) e o question?rio s?cio demogr?fico e de dados complementares. Resultados: Os participantes avaliaram as suas fam?lias como equilibradas, apresentando resultados elevados na coes?o equilibrada e na flexibilidade equilibrada. Os estudantes referem boa comunica??o familiar, mas sentem-se insatisfeitos com as suas fam?lias. Relativamente ? satisfa??o com o suporte social, estudantes percecionam elevada e m?dia satisfa??o com o Suporte Social. Os alunos que apresentam perce??o mais elevada de suporte social s?o de Psicologia e Ci?ncias do Deporto e os que apresentam menos satisfa??o s?o os de Medicina e os alunos que frequentam o quinto ano. As vari?veis associadas ao funcionamento familiar explicaram 49 % da vari?ncia do suporte social. Conclus?es: O funcionamento familiar e o suporte social parecem relacionar-se de forma positiva. Este estudo traz contributos para a compreens?o do papel da fam?lia e do suporte social no processo de adapta??o dos jovens ao ensino superior. / Objective/Purpose: The aim of this study was to analyse the perception of the family functioning and the satisfaction with the social support in higher education students from mainland Portugal. Methods: A total of 516 students participated in this research. They studied Sports Sciences, Nursing, Mechanical Engineering, Management, Journalism/Communication, Medicine and Psychology in Aveiro, Coimbra, Leiria and Lisbon. Their ages vary between 17 and 38 years old. The instruments applied were the Family Adaptability and Cohesion Scale (FACES-IV), the Satisfaction with Social Support Scale (ESSS) and the socio-demographic and complementary data questionnaire. Results: The participants evaluated their families as balanced, presenting high results in balanced cohesion and in balanced adaptability. The students perceive good family communication and are mostly dissatisfied with their families. Concerning the satisfaction with social support, students perceived high and medium satisfaction with Social Support. The students who presented higher perception of social support study Psychology and Sports Sciences and the students with lower satisfaction study Medicine. Students attending the fifth year perceive lower satisfaction with social support. The variables associated with family functioning explain 49% of the social support variance. Conclusions: The family functioning and the social support seem to relate positively. This study brings contributes for the comprehension of the family role and social support in the process of adaptation to higher education.
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