Princípios e formas de comunicação para Almada : relatório de estágio no Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Almada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tiago Miguel Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62427
Resumo: O presente relatório foi elaborado após a conclusão do estágio curricular do Mestrado em Cultura e Comunicação realizado na Divisão de Protocolo e Relações Internacionais e na Divisão de Redação e Imagem do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Almada, tendo ocorrido entre setembro e novembro de 2022. Retrata a relevância da cultura, da comunicação estratégica e da comunicação organizacional no seio de uma instituição pública e demonstra vários processos onde estes se manifestam. Contribui para que o profissional aperfeiçoe e anexe as áreas chamadas à discussão ao seu portfólio, com o intuito de adquirir conhecimentos atuais e capazes de produzir um processo de comunicação eficiente. Destaca uma metodologia de pesquisa e revisão bibliográfica, a realização de dois estudos de caso de tarefas ocorridas durante o estágio e uma autorreflexão do autor. Constata o uso das áreas referidas como causa principal da boa realização do estágio, concluindo que para ter uma peça de comunicação competente é necessário ter densos conhecimentos no campo da comunicação estratégica, entender a cultura do público-alvo e ocorrer uma boa comunicação organizacional no seio da instituição.
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spelling Princípios e formas de comunicação para Almada : relatório de estágio no Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de AlmadaDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesO presente relatório foi elaborado após a conclusão do estágio curricular do Mestrado em Cultura e Comunicação realizado na Divisão de Protocolo e Relações Internacionais e na Divisão de Redação e Imagem do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Almada, tendo ocorrido entre setembro e novembro de 2022. Retrata a relevância da cultura, da comunicação estratégica e da comunicação organizacional no seio de uma instituição pública e demonstra vários processos onde estes se manifestam. Contribui para que o profissional aperfeiçoe e anexe as áreas chamadas à discussão ao seu portfólio, com o intuito de adquirir conhecimentos atuais e capazes de produzir um processo de comunicação eficiente. Destaca uma metodologia de pesquisa e revisão bibliográfica, a realização de dois estudos de caso de tarefas ocorridas durante o estágio e uma autorreflexão do autor. Constata o uso das áreas referidas como causa principal da boa realização do estágio, concluindo que para ter uma peça de comunicação competente é necessário ter densos conhecimentos no campo da comunicação estratégica, entender a cultura do público-alvo e ocorrer uma boa comunicação organizacional no seio da instituição.This report was developed after the conclusion of the curricular internship of the Master's Degree in Culture and Communication carried out in the Protocol and International Relations Division and in the Writing and Image Division of the Communication Department of Almada City Council, which took place between September and November 2022. It portrays the relevance of culture, strategic communication and organisational communication within a public institution and displays various processes where these emerge. It contributes to the individual's ability to improve and attach the areas called for discussion to their portfolio in order to acquire current knowledge capable of producing an efficient communication process. It highlights a research methodology and bibliographical review, a realization of two case studies of tasks that occurred during the internship and a self-reflection by the author. It notes the use of the mentioned areas as the main cause of the good performance of the internship, concluding that in order to have a successful piece of communication it is necessary to have dense knowledge in the field of strategic communication, understand the culture of the target audience and take place a good organisational communication within the institution.Frota, Silvia ValencichRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Tiago Miguel Fernandes2024-02-02T15:32:45Z2023-10-252023-06-192023-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62427TID:203500857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:23:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:31.546301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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