Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Lídia do Rosário Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/11792
Resumo: O presente relatório foi produzido como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu no Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, em Bragança, tendo tido como participantes uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, duas turmas do 5.º ano de escolaridade, com as quais foram desenvolvidas experiências de aprendizagem no âmbito do Português e da Matemática, e, igualmente, duas turmas do 6.º ano de escolaridade, com as quais se realizaram as aulas de Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal. O objetivo deste relatório consistiu na reflexão crítica sobre o percurso formativo efetuado pelo professor-estagiário. São apresentadas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionado, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. Cada uma das experiências de ensino-aprendizagem é seguida por uma reflexão sobre alguns episódios que foram acompanhados de perto pelo professor estagiário, designadamente, sobre as dificuldades encontradas, as estratégias adotadas e a eficácia das mesmas.
id RCAP_af916bc49f3bbd409ab6d8ffb35412fd
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básicoEnsinoPráticaSupervisãoPedagogiaAtividadesO presente relatório foi produzido como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu no Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, em Bragança, tendo tido como participantes uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, duas turmas do 5.º ano de escolaridade, com as quais foram desenvolvidas experiências de aprendizagem no âmbito do Português e da Matemática, e, igualmente, duas turmas do 6.º ano de escolaridade, com as quais se realizaram as aulas de Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal. O objetivo deste relatório consistiu na reflexão crítica sobre o percurso formativo efetuado pelo professor-estagiário. São apresentadas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionado, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. Cada uma das experiências de ensino-aprendizagem é seguida por uma reflexão sobre alguns episódios que foram acompanhados de perto pelo professor estagiário, designadamente, sobre as dificuldades encontradas, as estratégias adotadas e a eficácia das mesmas.This report was produced as part of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit, of the Master in Teaching 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The Supervised Teaching Practice was developed in the Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, in Bragança, with a group of 1st Cycle of Basic Education and four classes of 2nd cycle of basic education, more specifically, two groups of 5th grade, in which teaching and learning experiences were developed within the area of Portuguese and Mathematics, and also two classes of 6th grade, where classes were held in the Natural Sciences and History and Geography of Portugal. The objective of this report was to critically reflect on the training path developed by the teacher-trainee. Experiences of teaching and learning undertaken throughout Supervised Practice Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and the 2nd Cycle of Basic Education are presented in the disciplines of Natural Sciences, History and Geography of Portugal, Mathematics and Portuguese. Each experience of teaching and learning is followed by a reflection on some episodes that were followed closely by the trainee teacher, in particular, the difficulties encountered, the strategies adopted and their effectiveness.Mateus, Maria do Nascimento EstevesBiblioteca Digital do IPBEsteves, Lídia do Rosário Pires2015-04-27T11:47:12Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11792TID:201027550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:16.401506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Esteves, Lídia do Rosário Pires
Ensino
Prática
Supervisão
Pedagogia
Atividades
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
author Esteves, Lídia do Rosário Pires
author_facet Esteves, Lídia do Rosário Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Lídia do Rosário Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Prática
Supervisão
Pedagogia
Atividades
topic Ensino
Prática
Supervisão
Pedagogia
Atividades
description O presente relatório foi produzido como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu no Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, em Bragança, tendo tido como participantes uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, duas turmas do 5.º ano de escolaridade, com as quais foram desenvolvidas experiências de aprendizagem no âmbito do Português e da Matemática, e, igualmente, duas turmas do 6.º ano de escolaridade, com as quais se realizaram as aulas de Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal. O objetivo deste relatório consistiu na reflexão crítica sobre o percurso formativo efetuado pelo professor-estagiário. São apresentadas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionado, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. Cada uma das experiências de ensino-aprendizagem é seguida por uma reflexão sobre alguns episódios que foram acompanhados de perto pelo professor estagiário, designadamente, sobre as dificuldades encontradas, as estratégias adotadas e a eficácia das mesmas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-27T11:47:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/11792
TID:201027550
url http://hdl.handle.net/10198/11792
identifier_str_mv TID:201027550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135260504489984