Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Susana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Neves, Cláudia, Silva, Ana Paula, Abrantes, Pedro, Ramos, Maria do Rosário, Jacquinet, Marc, Bäckström, Barbara, Falé, Isabel, Magano, Olga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7458/SPP202310126792
Resumo: A partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.
id RCAP_af93316bc0760edfd31f9d088b6a4fe5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomadosAlfabetización digital e inclusión en la enseñanza superior en línea: repercusiones en los titulados adultosLittératie et inclusion dans l’enseignement supérieur en ligne: impacts sur les diplômés adultesLiteracia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomadosArtigosA partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.Based on a theoretical framework that mobilizes contributions from literacy and digital inclusion, lifelong learning, digital education and employability, the article provides an analysis of data collected from follow-up surveys of graduates who graduated between 2011 and 2018 through online higher education. The aim of this study is to contribute to deepening knowledge about digital skills and digital inclusion associated with adults who have graduated from courses offered under the digital education regime. The results inform public policy guidelines and corroborate the results of previous studies, regarding the positive impact of online education and training on digital literacy skills and digital inclusion levels.A partir de un marco teórico que moviliza aportes desde la alfabetización y la inclusión digital, el aprendizaje a lo largo de la vida, la educación digital y la empleabilidad, se analizan datos recolectados a través de encuestas de seguimiento a egresados que realizaron la licenciatura entre 2011 y 2018 en la modalidad en línea. El objetivo de este estudio es contribuir a profundizar el conocimiento sobre las competencias y la inclusión digitales asociadas a los adultos que han egresado de cursos ofrecidos bajo el régimen de educación digital. Los resultados permiten informar las políticas públicas y corroboran los resultados de otros estudios, en el sentido de que se evidencia que las habilidades de alfabetización digital y los niveles de inclusión digital se ven impactados positivamente por la educación y formación en línea.En s’appuyant sur un cadre théorique mobilisant les apports de la littératie et de l’inclusion numériques, de l’apprentissage tout au long de la vie, de l’éducation numérique et de l’employabilité, les données recueillies à partir des enquêtes de suivi des diplômés entre 2011 et 2018 dans l’enseignement supérieur en ligne sont analysées. L’objectif de cette étude est de contribuer à l’approfondissement des connaissances sur les compétences numériques et l’inclusion numérique associées aux adultes diplômés des cours offerts dans le cadre du régime d’éducation numérique. Les résultats présentés permettent d’éclairer les politiques publiques et de corroborer les résultats d’autres études qui vont dans le sens d’un impact positif de l’éducation et de la formation en ligne sur les compétences en littératie numérique et les niveaux d’inclusion numérique.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2023-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP202310126792por2182-79070873-6529Henriques, SusanaNeves, CláudiaSilva, Ana PaulaAbrantes, PedroRamos, Maria do RosárioJacquinet, MarcBäckström, BarbaraFalé, IsabelMagano, Olgainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-28T12:16:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:42.165119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
Alfabetización digital e inclusión en la enseñanza superior en línea: repercusiones en los titulados adultos
Littératie et inclusion dans l’enseignement supérieur en ligne: impacts sur les diplômés adultes
Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
title Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
spellingShingle Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
Henriques, Susana
Artigos
title_short Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
title_full Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
title_fullStr Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
title_full_unstemmed Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
title_sort Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados
author Henriques, Susana
author_facet Henriques, Susana
Neves, Cláudia
Silva, Ana Paula
Abrantes, Pedro
Ramos, Maria do Rosário
Jacquinet, Marc
Bäckström, Barbara
Falé, Isabel
Magano, Olga
author_role author
author2 Neves, Cláudia
Silva, Ana Paula
Abrantes, Pedro
Ramos, Maria do Rosário
Jacquinet, Marc
Bäckström, Barbara
Falé, Isabel
Magano, Olga
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Susana
Neves, Cláudia
Silva, Ana Paula
Abrantes, Pedro
Ramos, Maria do Rosário
Jacquinet, Marc
Bäckström, Barbara
Falé, Isabel
Magano, Olga
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7458/SPP202310126792
url https://doi.org/10.7458/SPP202310126792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7907
0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131550165499904