Desenvolvimento e aprendizagem da língua e sua dimensão literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Anabela da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1370
Resumo: Pretendemos analisar a produção de histórias por crianças pré-escolares, cinco de cada sexo e todas com 5 anos. As crianças frequentam um Jardim de Infância de uma das freguesias de Viana do Castelo e devem transitar para o 1º Ciclo do Ensino Básico no próximo ano lectivo (2011-2012). Os objectivos estabelecidos foram os seguintes: 1) apreciar o nível de estruturação de contos produzidos pelas crianças; 2) verificar a presença de um plano de fundo ou cenário articulado com um primeiro plano narrativo; 3) analisar o emprego de sinais linguísticos de abertura para a ficção e de regresso à situação concreta de enunciação; 3.1.) assinalar o recurso a expressões tradicionais e outras, para reforçar a indicação de mudança de situação enunciativa; 4) averiguar possíveis relações dos aspectos referidos com dados da criança (sexo e idade) e dados do meio social educativo (nível socioeconómico familiar e tempo de frequência do Jardim de Infância). Pediu-se a cada criança, em ambiente e situação adequadas (a biblioteca da sala), que nos contasse uma história onde houvesse uma menina e um lobo. As produções foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise do corpus e dos dados das crianças não nos permitiu obter indicações suficientemente claras. Tal pode dever-se à dimensão da amostra e sua relativa homogeneidade e ao pouco tempo disponível para este estudo. Contudo,podemos apontar algumas pistas interessantes. As crianças manifestam desenvolvimento linguístico e comunicativo bastante razoável, para a idade. Há indicações do ambiente social educativo, principalmente o nível socioeconómico familiar, que podem ter contribuído, embora a influência do Jardim de Infância também se aprecie na facilidade de resposta ao solicitado por quase todas as crianças, no conhecimento literário revelado, no recurso aos processos linguísticos e comunicativos do contar histórias, que indiciam convivência sistemática, frequente e intencionalizada com histórias e situações que implicam escutar e narrar. O principal interesse deste estudo reside em resultados da investigação indicarem que o desenvolvimento linguístico e comunicativo necessários à tarefa de contar uma história implicam ultrapassar um uso da linguagem dependente do contexto situacional e que o sucesso escolar pode estar relacionado com a capacidade precoce de um uso da língua autónomo da situação concreta de produção. A interacção com a literatura, nomeadamente com os contos, proporciona de muito cedo experiências nesses domínios.
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Os objectivos estabelecidos foram os seguintes: 1) apreciar o nível de estruturação de contos produzidos pelas crianças; 2) verificar a presença de um plano de fundo ou cenário articulado com um primeiro plano narrativo; 3) analisar o emprego de sinais linguísticos de abertura para a ficção e de regresso à situação concreta de enunciação; 3.1.) assinalar o recurso a expressões tradicionais e outras, para reforçar a indicação de mudança de situação enunciativa; 4) averiguar possíveis relações dos aspectos referidos com dados da criança (sexo e idade) e dados do meio social educativo (nível socioeconómico familiar e tempo de frequência do Jardim de Infância). Pediu-se a cada criança, em ambiente e situação adequadas (a biblioteca da sala), que nos contasse uma história onde houvesse uma menina e um lobo. As produções foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise do corpus e dos dados das crianças não nos permitiu obter indicações suficientemente claras. Tal pode dever-se à dimensão da amostra e sua relativa homogeneidade e ao pouco tempo disponível para este estudo. Contudo,podemos apontar algumas pistas interessantes. As crianças manifestam desenvolvimento linguístico e comunicativo bastante razoável, para a idade. Há indicações do ambiente social educativo, principalmente o nível socioeconómico familiar, que podem ter contribuído, embora a influência do Jardim de Infância também se aprecie na facilidade de resposta ao solicitado por quase todas as crianças, no conhecimento literário revelado, no recurso aos processos linguísticos e comunicativos do contar histórias, que indiciam convivência sistemática, frequente e intencionalizada com histórias e situações que implicam escutar e narrar. O principal interesse deste estudo reside em resultados da investigação indicarem que o desenvolvimento linguístico e comunicativo necessários à tarefa de contar uma história implicam ultrapassar um uso da linguagem dependente do contexto situacional e que o sucesso escolar pode estar relacionado com a capacidade precoce de um uso da língua autónomo da situação concreta de produção. A interacção com a literatura, nomeadamente com os contos, proporciona de muito cedo experiências nesses domínios.We intend to analyse the production of stories for preschool children, five of each sex and all with 5 years. The children attend a kindergarten in one of the districts of Viana do Castelo and must pass for the 1st cycle of basic education in the next academic year (2011-2012). The targets were: 1) assess the level of structuring stories produced by children; 2) verify the presence of a background or a scene linked to the first narrative level; 3) analyse the use of linguistic signs of openness to fiction and return to the concrete situation of utterance; 3.1) note the use of traditional expressions and other measures to strengthen the indication of a change of situation expository; 4) investigate possible relationships with those aspects of the child data (age and sex) and data of the social education (family socioeconomic status and Kindergarten frequency time). We asked every child in appropriate environment and situation (the classroom library), to tell us a story where there was a girl and a wolf. The results were recorded and later transcribed. The analysis of the corpus and of children's data did not allow us to obtain sufficiently clear indications. This may be due to sample size and its relative homogeneity and the short time available for this study. However, we point out some interesting clues. The children have a quite reasonable language development and communicative for their age. There are indications of the social environment of education,especially family socioeconomic status, which may have contributed, although the influence of kindergarten also enjoy the ease of response required for nearly all children in the knowledge of literature revealed the use of linguistic processes communicative and storytelling, which indicates coexistence systematic, frequent and intentional with stories and situations that involve listening and telling. The main interest of this study is to research results indicate that language development and communication necessary to the task of telling a story involving a use of language to overcome the situational context dependent and that academic success can be related to the ability of an early use of language independent of the actual situation of production. The interaction with the literature, particularly with the stories, provides very early experiences in these fields.2015-11-18T14:35:31Z2011-07-21T00:00:00Z2011-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1370porFerreira, Anabela da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:18Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:40.378509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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