Prototipagem de uma Plataforma Digital para a Promoção da Inovação Territorial de Base Comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Eliza Ribeiro, Tymoshchuk, Oksana, Antunes, Maria, Pedro, Luís, Almeida, Margarida, Ramos, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.15517
Resumo: Este estudo apresenta o processo de prototipagem de uma aplicação mobile que visa promover a inovação territorial. Inicialmente será abordada a contribuição deste tipo de plataformas para a hipermediação e os aspectos de design associados ao desenvolvimento da interface, para uma melhor experiência de utilização. Posteriormente, é apresentada a metodologia adotada, que sustentou a elaboração de um protótipo de média-fidelidade, composto por um ciclo iterativo de criação, desenvolvimento etestes. São, por fim, discutidos aspectos fundamentais relacionados com o potencial inovador da plataforma, subjacentes ao seu papel na promoção da inovação territorial; são também descritos aspectos económicos e implicações sociais, ressaltando os possíveis benefícios como opção hipermediadora entre os diversos agentes locais para a promoção de iniciativas de base comunitária na Região Centro de Portugal. (Digital social networks are contemporary infocommunicational spaces that are influencing the social and economic development of territories as they link people, companies and services, offering tools for communication, storage, information distribution and sharing of knowledge and resources. Simultaneously, the mobility and the personalization of services give mobile platforms a viable and timelyalternative for the promotion of community-based initiatives, keeping consumers always online and allowing them to identify nearby locations and services in real-time. This study presents the prototyping process of a mobile digital platform that aims to promote territorial innovation, specifying its phases, from the initial stage of the platform concept to the stage of development of a medium-fidelity prototype. Both features and interaction modalities of the platform are discussed due to its innovative potential and the possible benefits as a path to promote the hypermediation process between several agents of the communities and towards the promotion of territorial innovation.)
id RCAP_affc9008b52285af759502c7b2dc18dc
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/15517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prototipagem de uma Plataforma Digital para a Promoção da Inovação Territorial de Base ComunitáriaEste estudo apresenta o processo de prototipagem de uma aplicação mobile que visa promover a inovação territorial. Inicialmente será abordada a contribuição deste tipo de plataformas para a hipermediação e os aspectos de design associados ao desenvolvimento da interface, para uma melhor experiência de utilização. Posteriormente, é apresentada a metodologia adotada, que sustentou a elaboração de um protótipo de média-fidelidade, composto por um ciclo iterativo de criação, desenvolvimento etestes. São, por fim, discutidos aspectos fundamentais relacionados com o potencial inovador da plataforma, subjacentes ao seu papel na promoção da inovação territorial; são também descritos aspectos económicos e implicações sociais, ressaltando os possíveis benefícios como opção hipermediadora entre os diversos agentes locais para a promoção de iniciativas de base comunitária na Região Centro de Portugal. (Digital social networks are contemporary infocommunicational spaces that are influencing the social and economic development of territories as they link people, companies and services, offering tools for communication, storage, information distribution and sharing of knowledge and resources. Simultaneously, the mobility and the personalization of services give mobile platforms a viable and timelyalternative for the promotion of community-based initiatives, keeping consumers always online and allowing them to identify nearby locations and services in real-time. This study presents the prototyping process of a mobile digital platform that aims to promote territorial innovation, specifying its phases, from the initial stage of the platform concept to the stage of development of a medium-fidelity prototype. Both features and interaction modalities of the platform are discussed due to its innovative potential and the possible benefits as a path to promote the hypermediation process between several agents of the communities and towards the promotion of territorial innovation.)DigiMedia | University of Aveiro2020-07-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.15517oai:proa.ua.pt:article/15517Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 53-71Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 53-712184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15517https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.15517https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15517/14478Copyright (c) 2020 Daniel Carvalho, Eliza Ribeiro Oliveira, Oksana Tymoshchuk, Maria Antunes, Luís Pedro, Margarida Almeida, Fernando Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, DanielOliveira, Eliza RibeiroTymoshchuk, OksanaAntunes, MariaPedro, LuísAlmeida, MargaridaRamos, Fernando2022-09-08T22:15:38Zoai:proa.ua.pt:article/15517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:09.220257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prototipagem de uma Plataforma Digital para a Promoção da Inovação Territorial de Base Comunitária
title Prototipagem de uma Plataforma Digital para a Promoção da Inovação Territorial de Base Comunitária
spellingShingle Prototipagem de uma Plataforma Digital para a Promoção da Inovação Territorial de Base Comunitária
Carvalho, Daniel
title_short Prototipagem de uma Plataforma Digital para a Promoção da Inovação Territorial de Base Comunitária
title_full Prototipagem de uma Plataforma Digital para a Promoção da Inovação Territorial de Base Comunitária
title_fullStr Prototipagem de uma Plataforma Digital para a Promoção da Inovação Territorial de Base Comunitária
title_full_unstemmed Prototipagem de uma Plataforma Digital para a Promoção da Inovação Territorial de Base Comunitária
title_sort Prototipagem de uma Plataforma Digital para a Promoção da Inovação Territorial de Base Comunitária
author Carvalho, Daniel
author_facet Carvalho, Daniel
Oliveira, Eliza Ribeiro
Tymoshchuk, Oksana
Antunes, Maria
Pedro, Luís
Almeida, Margarida
Ramos, Fernando
author_role author
author2 Oliveira, Eliza Ribeiro
Tymoshchuk, Oksana
Antunes, Maria
Pedro, Luís
Almeida, Margarida
Ramos, Fernando
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Daniel
Oliveira, Eliza Ribeiro
Tymoshchuk, Oksana
Antunes, Maria
Pedro, Luís
Almeida, Margarida
Ramos, Fernando
description Este estudo apresenta o processo de prototipagem de uma aplicação mobile que visa promover a inovação territorial. Inicialmente será abordada a contribuição deste tipo de plataformas para a hipermediação e os aspectos de design associados ao desenvolvimento da interface, para uma melhor experiência de utilização. Posteriormente, é apresentada a metodologia adotada, que sustentou a elaboração de um protótipo de média-fidelidade, composto por um ciclo iterativo de criação, desenvolvimento etestes. São, por fim, discutidos aspectos fundamentais relacionados com o potencial inovador da plataforma, subjacentes ao seu papel na promoção da inovação territorial; são também descritos aspectos económicos e implicações sociais, ressaltando os possíveis benefícios como opção hipermediadora entre os diversos agentes locais para a promoção de iniciativas de base comunitária na Região Centro de Portugal. (Digital social networks are contemporary infocommunicational spaces that are influencing the social and economic development of territories as they link people, companies and services, offering tools for communication, storage, information distribution and sharing of knowledge and resources. Simultaneously, the mobility and the personalization of services give mobile platforms a viable and timelyalternative for the promotion of community-based initiatives, keeping consumers always online and allowing them to identify nearby locations and services in real-time. This study presents the prototyping process of a mobile digital platform that aims to promote territorial innovation, specifying its phases, from the initial stage of the platform concept to the stage of development of a medium-fidelity prototype. Both features and interaction modalities of the platform are discussed due to its innovative potential and the possible benefits as a path to promote the hypermediation process between several agents of the communities and towards the promotion of territorial innovation.)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.15517
oai:proa.ua.pt:article/15517
url https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.15517
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/15517
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15517
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.15517
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/15517/14478
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 53-71
Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 6 (2020): Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.6; 53-71
2184-3120
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130137083510784