UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Vítor Manuel Figueiredo dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5954
Resumo: Trabalho de Projecto de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning
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spelling UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGALEnsino a distânciaAuto-aprendizagemAprendizagem colaborativa,B-learningTrabalho de Projecto de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-LearningEste trabalho tem por objectivos avaliar se os bombeiros reúnem as condições necessárias à implementação de um modelo de ensino a distância na sua formação e identificar o modelo de ensino adequado às particularidades da formação dos bombeiros em Portugal, que permita minimizar os condicionantes que limitam o acesso e frequência das acções de formação, em particular dos bombeiros voluntários. A maioria dos bombeiros em Portugal é voluntária, acumulando o exercício de uma actividade profissional com a prestação de serviço voluntário nos corpos de bombeiros. A formação exigida aos bombeiros para o desempenho da sua missão, inclusive aos bombeiros que são voluntários, pelo seu extenso e diversificado programa, é dificilmente conciliada com a actividade profissional e a vida pessoal e familiar. A flexibilidade que distingue o ensino a distância desde a sua origem possibilita uma solução de ensino-aprendizagem, baseada na exploração das potencialidades do ensino online, compatível com os constrangimentos dos bombeiros voluntários. O b-learning permite minimizar a componente presencial dos programas de formação, reduzindo as deslocações e o tempo de permanência nos centros de formação, ao substituir aulas presenciais por actividades online. As aulas presenciais são reservadas para momentos específicos do programa, em função da natureza dos conteúdos programáticos e das tarefas de aprendizagem, dando resposta à especificidade da formação dos bombeiros, que se reveste de uma forte componente prática. Para sustentar a aplicabilidade de um modelo de ensino misto à formação dos bombeiros foi realizado um trabalho de investigação, utilizando o questionário como instrumento de recolha de dados, que incidiu sobre uma amostra de 270 bombeiros. O estudo pretendeu caracterizar o acesso e utilização do computador e da Internet, as competências ao nível da literacia digital, as percepções sobre a formação e o ensino a distância e o interesse na formação a distância por parte dos bombeiros. Apesar da heterogeneidade evidenciada pela amostra, nomeadamente ao nível da idade e das habilitações literárias, podemos concluir que uma maioria muito significativa dos bombeiros tem facilidade de acesso ao computador e utiliza a Internet, pesquisando, comunicando e interagindo socialmente na Internet. As competências percepcionadas sobre o nível de literacia digital são na sua maioria ao nível do Bom e Muito Bom. Os bombeiros têm desejo de aprender e de ter acesso a mais formação. Os bombeiros identificaram a modalidade de b-learning como a solução que poderá atenuar as dificuldades diagnosticadas que condicionam o acesso à formação. Os resultados obtidos permitem concluir que os bombeiros portugueses reúnem as condições necessárias para se constituírem como potenciais destinatários de formação a distância, num modelo de ensino híbrido que combine a formação online com a formação presencial.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaTomé, IreneRUNReis, Vítor Manuel Figueiredo dos2011-07-17T18:19:01Z2011-032011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:54Zoai:run.unl.pt:10362/5954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:38.445469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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