Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Mafalda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17762
Resumo: O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º CEB e procura refletir sobre a minha Prática do Ensino Supervisionada (PES) no 1º Ciclo do Ensino Básico realizada numa instituição da rede pública nos subúrbios de Lisboa. Este relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais manipuláveis em sala de aula do 1º Ciclo, no que toca ao ensino da matemática bem como ao papel do professor na mediação destes materiais. Depois de uma leitura cuidada a autores de referência, foram explicadas e refletidas as atividades e práticas por mim realizadas no contexto de sala de aula, recorrendo a materiais manipuláveis. Podendo assim encontrar padrões de comportamento não só das crianças como do adulto/mediador. A opção metodológica escolhida foi de caráter qualitativo, visto ter como interesse aprofundar o conhecimento de dada realidade. Os dados foram recolhidos através de observação participante registados nas planificações, reflexões das planificações e diários realizadosna PES.
id RCAP_b01bbaa83ebe34511f888c3899ff01b3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEBEnsino BásicoMatemáticaMateriais manipuláveisAprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º CEB e procura refletir sobre a minha Prática do Ensino Supervisionada (PES) no 1º Ciclo do Ensino Básico realizada numa instituição da rede pública nos subúrbios de Lisboa. Este relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais manipuláveis em sala de aula do 1º Ciclo, no que toca ao ensino da matemática bem como ao papel do professor na mediação destes materiais. Depois de uma leitura cuidada a autores de referência, foram explicadas e refletidas as atividades e práticas por mim realizadas no contexto de sala de aula, recorrendo a materiais manipuláveis. Podendo assim encontrar padrões de comportamento não só das crianças como do adulto/mediador. A opção metodológica escolhida foi de caráter qualitativo, visto ter como interesse aprofundar o conhecimento de dada realidade. Os dados foram recolhidos através de observação participante registados nas planificações, reflexões das planificações e diários realizadosna PES.Montiel, AntónioRepositório ComumSilva, Ana Mafalda2017-01-30T19:57:25Z2016-12-162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17762TID:201561280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:29.090052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB
title Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB
spellingShingle Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB
Silva, Ana Mafalda
Ensino Básico
Matemática
Materiais manipuláveis
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB
title_full Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB
title_fullStr Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB
title_full_unstemmed Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB
title_sort Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB
author Silva, Ana Mafalda
author_facet Silva, Ana Mafalda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montiel, António
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Mafalda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Matemática
Materiais manipuláveis
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Matemática
Materiais manipuláveis
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º CEB e procura refletir sobre a minha Prática do Ensino Supervisionada (PES) no 1º Ciclo do Ensino Básico realizada numa instituição da rede pública nos subúrbios de Lisboa. Este relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais manipuláveis em sala de aula do 1º Ciclo, no que toca ao ensino da matemática bem como ao papel do professor na mediação destes materiais. Depois de uma leitura cuidada a autores de referência, foram explicadas e refletidas as atividades e práticas por mim realizadas no contexto de sala de aula, recorrendo a materiais manipuláveis. Podendo assim encontrar padrões de comportamento não só das crianças como do adulto/mediador. A opção metodológica escolhida foi de caráter qualitativo, visto ter como interesse aprofundar o conhecimento de dada realidade. Os dados foram recolhidos através de observação participante registados nas planificações, reflexões das planificações e diários realizadosna PES.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
2016-12-16T00:00:00Z
2017-01-30T19:57:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17762
TID:201561280
url http://hdl.handle.net/10400.26/17762
identifier_str_mv TID:201561280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929855971328