A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Bárbara Ludovina Fonseca Silva Lourenço
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1242
Resumo: A constatação de que os nossos alunos conhecem pouco as tradições do seu Concelho foi o ponto de partida para esta dissertação. Alguns deles, oriundos de localidades com algumas tradições, conhecem apenas uma ínfima parte dessa realidade, e desconhecem mesmo o que acontece em localidades vizinhas. Numa era em que as tecnologias lhes absorvem, por inteiro, o tempo e os interesses, e as famílias vivem em azáfama constante à procura de melhores condições de vida, cabe à Escola trazer para o contexto educativo a sensibilização para o conhecimento e a preservação do património sociocultural da nossa região, cabendo ao professor um papel primordial e preponderante. A intenção deste estudo foi reavivar aos alunos do 5.º ano do Ensino Básico, as tradições das festividades de Inverno do Concelho de Bragança, - que muito contribuíram para o desenhar da identidade do povo e para a construção da sua história -, através de um Projecto Pedagógico desenvolvido na escola, em contexto de sala de aula, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Assim, numa unidade de trabalho relacionada com o Carnaval, leccionada pela investigadora (docente de EVT das turmas participantes) em cooperação com os professores pares pedagógicos, desenvolveram-se um conjunto de actividades que englobaram o levantamento de informação sobre as características das Festas de Inverno em localidades do Concelho de Bragança com “Caretos” ou “Mascarados”, a execução dos trajes (fatos, máscaras e acessórios) que caracterizam as figuras principais dessas festas, uma palestra temática e a mostra/exposição dos trabalhos executados pelos alunos. Pretendeu-se compreender como é que esta proposta de trabalho possibilitou aos alunos uma melhoria dos seus conhecimentos acerca dos costumes das gentes da sua região nesta temática, para que, pela via do conhecimento, eles contribuam, no futuro, para a preservação deste património. The fact that our students know very little about the traditions of their municipality was the starting point for this dissertation. Some of them, from places which have some traditions, know only a fraction of that reality, and do not know what happens in other nearby locations. At a time that technologies absorb whole their time and interests, and their families are very busy in search of better living conditions, it concerns the school to bring to the educational context the sensitization for knowledge and the preservation of the sociological and cultural heritage of our region, having the teacher the primary and predominant role. The purpose of this study was to renew to the students of the fifth year of basic education, the traditions of winter festivities in the municipality of Bragança - which deeply contributed to draw the identity of the people and for the construction of his history -, through a Pedagogical Project developed at school, in the context of the classroom, within the subject of Educação Visual e Tecnológica (EVT). Thus, in an unit of work related to the Carnival, taught by the researcher (EVT teacher of the participating classes) in cooperation with colleagues in pedagogical pair regimen, were developed a set of activities that include survey of information on the characteristics of the winter holidays in locations of the municipality of Bragança with “Caretos ” or “Mascarados”, the making of the costumes (suit of clothes, masks and clothing requisites) which characterize the main figures of these parties, a thematic lecture and the exhibition of the work done by the students. It was our aim to understand how this proposal of work made possible to students an improvement of their knowledge about people’s traditions of their region on this subject, in order to, through knowledge, they can contribute, in the future, to preserve this heritage.
id RCAP_b05d6163317698f3ff2427288e2f0493
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradiçõesFestas de InvernoCaretosTrajes dos mascaradosBragançaA constatação de que os nossos alunos conhecem pouco as tradições do seu Concelho foi o ponto de partida para esta dissertação. Alguns deles, oriundos de localidades com algumas tradições, conhecem apenas uma ínfima parte dessa realidade, e desconhecem mesmo o que acontece em localidades vizinhas. Numa era em que as tecnologias lhes absorvem, por inteiro, o tempo e os interesses, e as famílias vivem em azáfama constante à procura de melhores condições de vida, cabe à Escola trazer para o contexto educativo a sensibilização para o conhecimento e a preservação do património sociocultural da nossa região, cabendo ao professor um papel primordial e preponderante. A intenção deste estudo foi reavivar aos alunos do 5.º ano do Ensino Básico, as tradições das festividades de Inverno do Concelho de Bragança, - que muito contribuíram para o desenhar da identidade do povo e para a construção da sua história -, através de um Projecto Pedagógico desenvolvido na escola, em contexto de sala de aula, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Assim, numa unidade de trabalho relacionada com o Carnaval, leccionada pela investigadora (docente de EVT das turmas participantes) em cooperação com os professores pares pedagógicos, desenvolveram-se um conjunto de actividades que englobaram o levantamento de informação sobre as características das Festas de Inverno em localidades do Concelho de Bragança com “Caretos” ou “Mascarados”, a execução dos trajes (fatos, máscaras e acessórios) que caracterizam as figuras principais dessas festas, uma palestra temática e a mostra/exposição dos trabalhos executados pelos alunos. Pretendeu-se compreender como é que esta proposta de trabalho possibilitou aos alunos uma melhoria dos seus conhecimentos acerca dos costumes das gentes da sua região nesta temática, para que, pela via do conhecimento, eles contribuam, no futuro, para a preservação deste património. The fact that our students know very little about the traditions of their municipality was the starting point for this dissertation. Some of them, from places which have some traditions, know only a fraction of that reality, and do not know what happens in other nearby locations. At a time that technologies absorb whole their time and interests, and their families are very busy in search of better living conditions, it concerns the school to bring to the educational context the sensitization for knowledge and the preservation of the sociological and cultural heritage of our region, having the teacher the primary and predominant role. The purpose of this study was to renew to the students of the fifth year of basic education, the traditions of winter festivities in the municipality of Bragança - which deeply contributed to draw the identity of the people and for the construction of his history -, through a Pedagogical Project developed at school, in the context of the classroom, within the subject of Educação Visual e Tecnológica (EVT). Thus, in an unit of work related to the Carnival, taught by the researcher (EVT teacher of the participating classes) in cooperation with colleagues in pedagogical pair regimen, were developed a set of activities that include survey of information on the characteristics of the winter holidays in locations of the municipality of Bragança with “Caretos ” or “Mascarados”, the making of the costumes (suit of clothes, masks and clothing requisites) which characterize the main figures of these parties, a thematic lecture and the exhibition of the work done by the students. It was our aim to understand how this proposal of work made possible to students an improvement of their knowledge about people’s traditions of their region on this subject, in order to, through knowledge, they can contribute, in the future, to preserve this heritage.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Luís Manuel LeitãoBiblioteca Digital do IPBDias, Bárbara Ludovina Fonseca Silva Lourenço2009-12-14T11:25:40Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1242porDias, Bárbara Ludovina Fonseca Silva Lourenço - A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições. Bragança: Instituto Politécnico, Escola Superior de Educação, 2009. Dissertação de Mestrado em Animação Artísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:46.838317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições
title A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições
spellingShingle A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições
Dias, Bárbara Ludovina Fonseca Silva Lourenço
Festas de Inverno
Caretos
Trajes dos mascarados
Bragança
title_short A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições
title_full A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições
title_fullStr A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições
title_full_unstemmed A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições
title_sort A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições
author Dias, Bárbara Ludovina Fonseca Silva Lourenço
author_facet Dias, Bárbara Ludovina Fonseca Silva Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canotilho, Luís Manuel Leitão
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Bárbara Ludovina Fonseca Silva Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Festas de Inverno
Caretos
Trajes dos mascarados
Bragança
topic Festas de Inverno
Caretos
Trajes dos mascarados
Bragança
description A constatação de que os nossos alunos conhecem pouco as tradições do seu Concelho foi o ponto de partida para esta dissertação. Alguns deles, oriundos de localidades com algumas tradições, conhecem apenas uma ínfima parte dessa realidade, e desconhecem mesmo o que acontece em localidades vizinhas. Numa era em que as tecnologias lhes absorvem, por inteiro, o tempo e os interesses, e as famílias vivem em azáfama constante à procura de melhores condições de vida, cabe à Escola trazer para o contexto educativo a sensibilização para o conhecimento e a preservação do património sociocultural da nossa região, cabendo ao professor um papel primordial e preponderante. A intenção deste estudo foi reavivar aos alunos do 5.º ano do Ensino Básico, as tradições das festividades de Inverno do Concelho de Bragança, - que muito contribuíram para o desenhar da identidade do povo e para a construção da sua história -, através de um Projecto Pedagógico desenvolvido na escola, em contexto de sala de aula, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Assim, numa unidade de trabalho relacionada com o Carnaval, leccionada pela investigadora (docente de EVT das turmas participantes) em cooperação com os professores pares pedagógicos, desenvolveram-se um conjunto de actividades que englobaram o levantamento de informação sobre as características das Festas de Inverno em localidades do Concelho de Bragança com “Caretos” ou “Mascarados”, a execução dos trajes (fatos, máscaras e acessórios) que caracterizam as figuras principais dessas festas, uma palestra temática e a mostra/exposição dos trabalhos executados pelos alunos. Pretendeu-se compreender como é que esta proposta de trabalho possibilitou aos alunos uma melhoria dos seus conhecimentos acerca dos costumes das gentes da sua região nesta temática, para que, pela via do conhecimento, eles contribuam, no futuro, para a preservação deste património. The fact that our students know very little about the traditions of their municipality was the starting point for this dissertation. Some of them, from places which have some traditions, know only a fraction of that reality, and do not know what happens in other nearby locations. At a time that technologies absorb whole their time and interests, and their families are very busy in search of better living conditions, it concerns the school to bring to the educational context the sensitization for knowledge and the preservation of the sociological and cultural heritage of our region, having the teacher the primary and predominant role. The purpose of this study was to renew to the students of the fifth year of basic education, the traditions of winter festivities in the municipality of Bragança - which deeply contributed to draw the identity of the people and for the construction of his history -, through a Pedagogical Project developed at school, in the context of the classroom, within the subject of Educação Visual e Tecnológica (EVT). Thus, in an unit of work related to the Carnival, taught by the researcher (EVT teacher of the participating classes) in cooperation with colleagues in pedagogical pair regimen, were developed a set of activities that include survey of information on the characteristics of the winter holidays in locations of the municipality of Bragança with “Caretos ” or “Mascarados”, the making of the costumes (suit of clothes, masks and clothing requisites) which characterize the main figures of these parties, a thematic lecture and the exhibition of the work done by the students. It was our aim to understand how this proposal of work made possible to students an improvement of their knowledge about people’s traditions of their region on this subject, in order to, through knowledge, they can contribute, in the future, to preserve this heritage.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-14T11:25:40Z
2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1242
url http://hdl.handle.net/10198/1242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, Bárbara Ludovina Fonseca Silva Lourenço - A animação das festas de Inverno do concelho de Bragança: os caretos na escola, o reavivar das tradições. Bragança: Instituto Politécnico, Escola Superior de Educação, 2009. Dissertação de Mestrado em Animação Artística
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135147847581696