Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Susana Raquel Figueira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1880
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na especialidade de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_b06b05ebd49ed93bc651fa442c4e68da
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?prática de estágioportuguêsgramáticaavaliaçãodocumentos reguladores da prática letiva.probation periodportuguesegrammarassessmentguiding documents for teaching practiceRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na especialidade de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoNo âmbito do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico surge o presente relatório, um instrumento de avaliação que cerca o percurso desenvolvido ao longo do 2.º ciclo de estudos. No que concerne à sua estrutura, este divide-se em duas partes distintas, a primeira refere-se às intervenções realizadas no decorrer das práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1.º e de 2.º CEB; a segunda, relaciona-se com a prática investigativa. Esta debruça-se sobre a avaliação externa da área do português efetuada no 1.º e 2.º CEB, mais especificamente sobre o conhecimento gramatical dos alunos. Foram analisadas as provas finais de ciclo (PFC) e exames finais nacionais (EFN) dos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014 e estes comparados com os documentos reguladores do ensino do português, Programa de Português do Ensino Básico (PPEB, 2009) e Metas Curriculares de Português (MCP, 2012) percebendo possíveis causas para os resultados escolares pouco satisfatórios da área em estudo. Assim, é nosso propósito: i) analisar o PPEB (2009), no que concerne ao CEL; ii) analisar as MCP (2012), no que refere à gramática; iii) analisar as PFC do 1.º CEB (2013 e 2014); iv) analisar os EFN de 2.º CEB (2013 e 2014); v) conhecer os critérios de correção aplicados; vi) perceber as características da avaliação externa. Os resultados evidenciam que as PFC e os EFN não se encontravam totalmente de acordo com o que é parte integrante dos documentos reguladores da prática do português, que dirigiam o ensino efetuado em sala de aula.This report arise in the master's degree in education on the 1st and 2nd cycle of basic education as an assessment tool that analyzes the path developed during the second cycle of studies. As regards to its structure, it is divided into two distinct parts: the first relates to the operations performed during the supervised teaching practices in the context of 1st and 2nd CBE; the second concerns to the research practice. This focuses on the external evaluation of the Portuguese language teaching area made to students of 1st and 2nd CBE, more precisely on the grammatical knowledge of students. Both Finals Cycle Exams (FCE) as well as National Finals Exams (NFE) in the academic years of 2012/2013 and 2013/2014, were analyzed and compared with regulatory documents used for teaching Portuguese language: Portuguese Program of Basic Education (PPBE, 2009) and Portuguese Curricular Goals (PCG, 2012) trying to realize possible causes for unsatisfactory school results. Thus, it is our purpose: i) to analyze the PPBE (2009), regarding to CEL; ii) to analyze the PCG (2012), in terms of grammar; iii) to analyze the FCE 1st CBE (2013 and 2014); iv) to analyze the NFE 2nd CBE (2013 and 2014); v) to know the applied correction criteria; vi) to understand the external evaluation characteristics. Research results show that the FCE and NFE are not fully in accordance to the guidelines outlined in regulatory documents used for teaching Portuguese language, which guide teacher in the classroom.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Susana Raquel Figueira2017-08-24T14:31:56Z2015-03-242015-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1880TID:201160854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:10Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.410178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?
title Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?
spellingShingle Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?
Pereira, Susana Raquel Figueira
prática de estágio
português
gramática
avaliação
documentos reguladores da prática letiva.
probation period
portuguese
grammar
assessment
guiding documents for teaching practice
title_short Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?
title_full Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?
title_fullStr Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?
title_full_unstemmed Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?
title_sort Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?
author Pereira, Susana Raquel Figueira
author_facet Pereira, Susana Raquel Figueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Susana Raquel Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv prática de estágio
português
gramática
avaliação
documentos reguladores da prática letiva.
probation period
portuguese
grammar
assessment
guiding documents for teaching practice
topic prática de estágio
português
gramática
avaliação
documentos reguladores da prática letiva.
probation period
portuguese
grammar
assessment
guiding documents for teaching practice
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na especialidade de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-24
2015-03-24T00:00:00Z
2017-08-24T14:31:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1880
TID:201160854
url http://hdl.handle.net/10400.15/1880
identifier_str_mv TID:201160854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030417940480