Contribuições das teorias da agência e dos recursos e capacidades no corporate entrepreneurship e implicações no desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Inês Isabel Barata
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3002
Resumo: O presente trabalho desenvolve um quadro teórico integrativo da Teoria da Agência, da Teoria dos Recursos e Capacidades, do Corporate Entrepreneurship e do Desempenho Organizacional, com o propósito de, por um lado, encontrar evidências sobre as implicações das Teorias mencionadas no Corporate Entrepreneurship e, por outro, perceber qual a influência deste no desempenho organizacional. Para descortinar as eventuais relações estabelecidas entre estas teorias e conceitos, é concebido e testado um modelo de investigação mediante o desenvolvimento e aplicação de um questionário, a uma amostra de 114 empresas multinacionais portuguesas. Os dados recolhidos são tratados segundo uma abordagem estatística, com recurso a dois tipos de software (SPSS e XLSTAT), foram aplicadas técnicas estatísticas multivariadas (Análise Fatorial Exploratória, Análise de Fiabilidade, Análise de Correlação e Análise de Trajetórias). Os resultados evidenciam uma relação positiva entre as variáveis que compõem o modelo, ou seja, as Teorias da Agência e dos Recursos e Capacidades têm uma influência positiva no Corporate Entrepreneurship e, por sua vez, o Corporate Entrepreneurship tem implicações positivas no desempenho das empresas.
id RCAP_b0d1af62330507eb01ee6fa88f616335
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições das teorias da agência e dos recursos e capacidades no corporate entrepreneurship e implicações no desempenhoDesempenho organizacionalCorporate entrepreneurshipO presente trabalho desenvolve um quadro teórico integrativo da Teoria da Agência, da Teoria dos Recursos e Capacidades, do Corporate Entrepreneurship e do Desempenho Organizacional, com o propósito de, por um lado, encontrar evidências sobre as implicações das Teorias mencionadas no Corporate Entrepreneurship e, por outro, perceber qual a influência deste no desempenho organizacional. Para descortinar as eventuais relações estabelecidas entre estas teorias e conceitos, é concebido e testado um modelo de investigação mediante o desenvolvimento e aplicação de um questionário, a uma amostra de 114 empresas multinacionais portuguesas. Os dados recolhidos são tratados segundo uma abordagem estatística, com recurso a dois tipos de software (SPSS e XLSTAT), foram aplicadas técnicas estatísticas multivariadas (Análise Fatorial Exploratória, Análise de Fiabilidade, Análise de Correlação e Análise de Trajetórias). Os resultados evidenciam uma relação positiva entre as variáveis que compõem o modelo, ou seja, as Teorias da Agência e dos Recursos e Capacidades têm uma influência positiva no Corporate Entrepreneurship e, por sua vez, o Corporate Entrepreneurship tem implicações positivas no desempenho das empresas.Ferreira, João José de MatosuBibliorumMartins, Inês Isabel Barata2015-02-06T17:00:36Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:32.927525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições das teorias da agência e dos recursos e capacidades no corporate entrepreneurship e implicações no desempenho
title Contribuições das teorias da agência e dos recursos e capacidades no corporate entrepreneurship e implicações no desempenho
spellingShingle Contribuições das teorias da agência e dos recursos e capacidades no corporate entrepreneurship e implicações no desempenho
Martins, Inês Isabel Barata
Desempenho organizacional
Corporate entrepreneurship
title_short Contribuições das teorias da agência e dos recursos e capacidades no corporate entrepreneurship e implicações no desempenho
title_full Contribuições das teorias da agência e dos recursos e capacidades no corporate entrepreneurship e implicações no desempenho
title_fullStr Contribuições das teorias da agência e dos recursos e capacidades no corporate entrepreneurship e implicações no desempenho
title_full_unstemmed Contribuições das teorias da agência e dos recursos e capacidades no corporate entrepreneurship e implicações no desempenho
title_sort Contribuições das teorias da agência e dos recursos e capacidades no corporate entrepreneurship e implicações no desempenho
author Martins, Inês Isabel Barata
author_facet Martins, Inês Isabel Barata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João José de Matos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Inês Isabel Barata
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho organizacional
Corporate entrepreneurship
topic Desempenho organizacional
Corporate entrepreneurship
description O presente trabalho desenvolve um quadro teórico integrativo da Teoria da Agência, da Teoria dos Recursos e Capacidades, do Corporate Entrepreneurship e do Desempenho Organizacional, com o propósito de, por um lado, encontrar evidências sobre as implicações das Teorias mencionadas no Corporate Entrepreneurship e, por outro, perceber qual a influência deste no desempenho organizacional. Para descortinar as eventuais relações estabelecidas entre estas teorias e conceitos, é concebido e testado um modelo de investigação mediante o desenvolvimento e aplicação de um questionário, a uma amostra de 114 empresas multinacionais portuguesas. Os dados recolhidos são tratados segundo uma abordagem estatística, com recurso a dois tipos de software (SPSS e XLSTAT), foram aplicadas técnicas estatísticas multivariadas (Análise Fatorial Exploratória, Análise de Fiabilidade, Análise de Correlação e Análise de Trajetórias). Os resultados evidenciam uma relação positiva entre as variáveis que compõem o modelo, ou seja, as Teorias da Agência e dos Recursos e Capacidades têm uma influência positiva no Corporate Entrepreneurship e, por sua vez, o Corporate Entrepreneurship tem implicações positivas no desempenho das empresas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-02-06T17:00:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3002
url http://hdl.handle.net/10400.6/3002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136342739779584