Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26638 |
Resumo: | A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS. |
id |
RCAP_b0e0166d2092b5e10aa5f5f9182bf941 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/26638 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliaçãoEnsino de químicaCTSManual escolarEnsino médioAvaliaçãoA abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS.2019-10-01T10:45:55Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26638por1516-731310.1590/1516-731320180040006Oliveira, Eniz ConceiçãoGuerra, CecíliaCosta, NilzaDel Pino, José Claudioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:36Zoai:ria.ua.pt:10773/26638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:34.766162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
title |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
spellingShingle |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação Oliveira, Eniz Conceição Ensino de química CTS Manual escolar Ensino médio Avaliação |
title_short |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
title_full |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
title_fullStr |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
title_full_unstemmed |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
title_sort |
Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação |
author |
Oliveira, Eniz Conceição |
author_facet |
Oliveira, Eniz Conceição Guerra, Cecília Costa, Nilza Del Pino, José Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, Cecília Costa, Nilza Del Pino, José Claudio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eniz Conceição Guerra, Cecília Costa, Nilza Del Pino, José Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química CTS Manual escolar Ensino médio Avaliação |
topic |
Ensino de química CTS Manual escolar Ensino médio Avaliação |
description |
A abordagem educativa da Ciência, numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), preconiza um ensino centrado no desenvolvimento de competências transversais dos alunos, como, por exemplo, espírito crítico, resolução de problemas, aplicação de conhecimento científico e tecnológico em situações do cotidiano. O presente estudo é parte de uma investigação que teve como objetivo avaliar se Manuais Escolares de Química do 10º ano mais adotados em Portugal exploravam os conteúdos e apresentavam atividades que buscassem o estabelecimento das relações CTS. O estudo mostra que a visão integrada da Ciência, nas suas relações com a Tecnologia e a Sociedade, não era muito evidente nos manuais analisados, o que sugere a necessidade de os professores desenvolverem recursos didáticos com uma orientação CTS. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018 2019-10-01T10:45:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/26638 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/26638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1516-7313 10.1590/1516-731320180040006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137651055394816 |