A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nicole Sofia Pires dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16906
Resumo: O projeto de investigação intitulado “A Expressão Gráfico-Plástica em Creche e Jardim de Infância”, tem como objetivo compreender a importância da expressão gráfico-plástica no desenvolvimento da criança, qual o papel do Educador para a sua valorização e como aplicam a área das expressões na construção do currículo, como atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança entre os 12 meses e os 6 anos. O projeto teve como principal objetivo averiguar as práticas que as Educadoras Cooperantes têm relativamente à expressão gráfico-plástica, uma vez que nos contextos de Creche e Jardim de Infância verificaram-se algumas práticas que mereciam reflexão. Desta forma é dado a conhecer os pressupostos teóricos da investigação, articulando com a prática experienciada em cada contexto de estágio. Resta salientar que os dois contextos de estágio foram realizados em locais distintos e verificou-se que a problemática era transversal a esses mesmos contextos. Assim, durante os dois momentos de estágio, foram recolhidas informações e realizadas intervenções, de forma a compreender as dinâmicas e as práticas das Educadoras Cooperantes, com posterior síntese crítica e reflexiva. Este projeto de investigação tem como base a metodologia qualitativa de investigação-ação, incidindo no paradigma interpretativo, uma vez que procura entender um caso, de acordo com as motivações, necessidades e comportamento dos participantes. Deste modo, este tipo de investigação pretende indagar os procedimentos de análise e interpretar as informações recolhidas em contexto de Creche e de Jardim de Infância. Na realização do projeto foram utilizados dispositivos e procedimentos de recolha de informação, nomeadamente a observação participante com recurso ao registo escrito (notas de campo), registo fotográfico e análise documental.
id RCAP_b16c777c208abe23277475a60b0d3d31
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infânciaExpressão gráfico-plástica infantilDesenho infantilEducação de infânciaCrecheJardim de infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioChildhood graphic-plastic expressionDesignChildhood educationNurseryKindergartenO projeto de investigação intitulado “A Expressão Gráfico-Plástica em Creche e Jardim de Infância”, tem como objetivo compreender a importância da expressão gráfico-plástica no desenvolvimento da criança, qual o papel do Educador para a sua valorização e como aplicam a área das expressões na construção do currículo, como atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança entre os 12 meses e os 6 anos. O projeto teve como principal objetivo averiguar as práticas que as Educadoras Cooperantes têm relativamente à expressão gráfico-plástica, uma vez que nos contextos de Creche e Jardim de Infância verificaram-se algumas práticas que mereciam reflexão. Desta forma é dado a conhecer os pressupostos teóricos da investigação, articulando com a prática experienciada em cada contexto de estágio. Resta salientar que os dois contextos de estágio foram realizados em locais distintos e verificou-se que a problemática era transversal a esses mesmos contextos. Assim, durante os dois momentos de estágio, foram recolhidas informações e realizadas intervenções, de forma a compreender as dinâmicas e as práticas das Educadoras Cooperantes, com posterior síntese crítica e reflexiva. Este projeto de investigação tem como base a metodologia qualitativa de investigação-ação, incidindo no paradigma interpretativo, uma vez que procura entender um caso, de acordo com as motivações, necessidades e comportamento dos participantes. Deste modo, este tipo de investigação pretende indagar os procedimentos de análise e interpretar as informações recolhidas em contexto de Creche e de Jardim de Infância. Na realização do projeto foram utilizados dispositivos e procedimentos de recolha de informação, nomeadamente a observação participante com recurso ao registo escrito (notas de campo), registo fotográfico e análise documental.“The graphic-plastic expression in a Nursery and Kindergarten” research project serves the purpose of understanding the importance of the graphic-plastic expression in a child’s upbringing, what role the Educator should assume in the child’s enhancement and how the field of expressions is applied in the making of the curriculum as a key activity for the development of children aged between 12 months and 6 years. The project had as a primary objective to check on the practises taken by the Cooperating Educators concerning the graphic-plastic expression, as in a nursery and kindergarten context some situations have occurred which deserved a reflection. So, the theoretical principles of the investigation are shown, alongside and combining with the practices experienced at every stage of the internships. One must also stress that both internships were held in two different places and it was verified that the issue was transverse to both of them. Therefore, data has been gathered and interventions have been conducted during the two internships in order to understand the dynamics and the practises adopted by the Cooperating Educators, leading to a subsequent critical and reflective synthesis. This research project is based on the Action-Research qualitative methodology and focuses on the interpretative paradigm, as it seeks to understand a case by the participants’ motivations, needs and behaviour. Thus, this type of research aims to investigate the analysis procedures and interpret the information collected in the context of Nursery and Kindergarten. Some devices and data-gathering procedures have been used in the making of this project, namely the active observation with the complement of written record (fieldnotes), photos and documental analysis.Alves, Fernando Alberto PinhoRepositório ComumSantos, Nicole Sofia Pires dos2016-12-19T12:50:06Z2017-012017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16906TID:201604531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:26.146449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infância
title A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infância
spellingShingle A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infância
Santos, Nicole Sofia Pires dos
Expressão gráfico-plástica infantil
Desenho infantil
Educação de infância
Creche
Jardim de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Childhood graphic-plastic expression
Design
Childhood education
Nursery
Kindergarten
title_short A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infância
title_full A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infância
title_fullStr A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infância
title_full_unstemmed A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infância
title_sort A expressão gráfico-plástica em creche e jardim de infância
author Santos, Nicole Sofia Pires dos
author_facet Santos, Nicole Sofia Pires dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Fernando Alberto Pinho
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nicole Sofia Pires dos
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão gráfico-plástica infantil
Desenho infantil
Educação de infância
Creche
Jardim de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Childhood graphic-plastic expression
Design
Childhood education
Nursery
Kindergarten
topic Expressão gráfico-plástica infantil
Desenho infantil
Educação de infância
Creche
Jardim de infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Childhood graphic-plastic expression
Design
Childhood education
Nursery
Kindergarten
description O projeto de investigação intitulado “A Expressão Gráfico-Plástica em Creche e Jardim de Infância”, tem como objetivo compreender a importância da expressão gráfico-plástica no desenvolvimento da criança, qual o papel do Educador para a sua valorização e como aplicam a área das expressões na construção do currículo, como atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança entre os 12 meses e os 6 anos. O projeto teve como principal objetivo averiguar as práticas que as Educadoras Cooperantes têm relativamente à expressão gráfico-plástica, uma vez que nos contextos de Creche e Jardim de Infância verificaram-se algumas práticas que mereciam reflexão. Desta forma é dado a conhecer os pressupostos teóricos da investigação, articulando com a prática experienciada em cada contexto de estágio. Resta salientar que os dois contextos de estágio foram realizados em locais distintos e verificou-se que a problemática era transversal a esses mesmos contextos. Assim, durante os dois momentos de estágio, foram recolhidas informações e realizadas intervenções, de forma a compreender as dinâmicas e as práticas das Educadoras Cooperantes, com posterior síntese crítica e reflexiva. Este projeto de investigação tem como base a metodologia qualitativa de investigação-ação, incidindo no paradigma interpretativo, uma vez que procura entender um caso, de acordo com as motivações, necessidades e comportamento dos participantes. Deste modo, este tipo de investigação pretende indagar os procedimentos de análise e interpretar as informações recolhidas em contexto de Creche e de Jardim de Infância. Na realização do projeto foram utilizados dispositivos e procedimentos de recolha de informação, nomeadamente a observação participante com recurso ao registo escrito (notas de campo), registo fotográfico e análise documental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19T12:50:06Z
2017-01
2017-01
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/16906
TID:201604531
url http://hdl.handle.net/10400.26/16906
identifier_str_mv TID:201604531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135343416442880