Novas carreiras digitais : determinantes e conceções de carreira de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Carlos Rafael
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46947
Resumo: Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
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spelling Novas carreiras digitais : determinantes e conceções de carreira de sucessoCarreiras de sucessoTecnologias digitaisDesenvolvimento de competênciasTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020A evolução tecnológica propiciou o surgimento de novas carreiras no mundo digital. Estas, enquanto escolhas de carreiras não tradicionais, merecem ser investigadas no sentido de melhor se compreenderem as motivações e os determinantes que levam alguns indivíduos a enveredarem cada vez mais por este percurso profissional, bem como as características e competências destes indivíduos, as suas conceções de carreira de sucesso e as suas expectativas pessoais futuras face a estas novas formas de trabalho. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, a entrevista semiestruturada, para a formulação de categorias de análise. A análise de conteúdo realizada aos dados da entrevista permitiu identificar três temas (Determinantes de Escolha, Conceções de Carreira e Expetativas Futuras) com cinco categorias correspondentes (Determinantes Pessoais, Determinantes Contextuais, Determinantes Sociais, Conceção de Carreira de Sucesso e Expetativas Pessoais Futuras). A amostra é constituída por 12 indivíduos adultos portugueses e brasileiros, com as profissões de digital influencers e fundadores de startups digitais. Os resultados encontrados sugerem que este grupo de participantes possui um conjunto de recursos como competências e capacidades adquiridas por influência da formação académica e/ou profissional, pelo suporte da família e pares (incentivos e/ou condições socioeconómicas favoráveis), por influências do contexto, tanto positivas (e.g., avanço tecnológico) como negativas (e.g. desemprego) que contribuíram para aprendizagens relevantes (e.g., adaptabilidade, resiliência e ter iniciativa) e que realizaram escolhas de carreira congruentes com os seus interesses e valores. Quanto às suas conceções de carreira de sucesso, estes revelam mais vezes o sucesso subjetivo da carreira, e quanto às expetativas pessoais futuras, relataram expetativas de receber tanto compensações financeiras como recompensas pessoais satisfatórias, sendo estas últimas mais referidas. Esses resultados corroboram com outros estudos e reforçam a importância da identificação e do desenvolvimento de competências, que a Psicologia Educacional ao nível da intervenção vocacional, pode promover ampliando as possibilidades de planos de carreiras atuais.Technological developments had led to the emergence of new careers in the digital world. These, as non-traditional career choices, deserve to be investigated in order to better understand the motivations and determinants that lead some individuals to embark more and more on this professional path, as well as the characteristics and skills of these individuals, their conceptions of a successful career and their personal expectations of the future in relation to these new forms of work. A qualitative methodology, the semi-structured interview, was used to formulate categories of analysis. The content analysis performed on the interview data allowed to identify three themes (Determinants of Choice, Career Conceptions and Future Expectations) with five corresponding categories (Personal Determinants, Contextual Determinants, Social Determinants, Conception of Successful Career and Future Personal Expectations). The sample consists of 12 adult individuals Portuguese and Brazilian, with the careers of digital influencers and founders of digital startups. The results found suggest that this group of participants has a set of resources, such as skills and abilities acquired by the influence of academic and/or professional training, by the support of family and peers (incentives and/or favorable socioeconomic conditions), by context influences, both positive (e.g., technological progress) and negatives (e.g., unemployment) that contributed to relevant learning (e.g., adaptability, resilience and initiative) and that made career choices consistent with their interests and values. As for their successful career conceptions, they most often reveal subjective career success and, as for future personal expectations, they reported expectations of receiving satisfactory financial compensation and personal rewards, the latter being the most mentioned. These results corroborate with other studies and reinforce the importance of identifying and developing skills that Educational Psychology, at a vocational intervention level, can promote, expanding the possibilities of current career plans.Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-Repositório da Universidade de LisboaFarias, Carlos Rafael2021-03-22T10:08:29Z20202020-06-302020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46947TID:202695050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:03.913291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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