Relação entrequalidade da vinculação aos pais e pares e comportamentos assertivos em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Ana Amado Matos Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2578
Resumo: O presente estudo visa estudar o impacto da qualidade da vinculação a figuras significativas na adolescência sobre a prática de assertividade. A assertividade é uma competência social, definida como uma resposta comportamental empática que promove trocas interpessoais, que tem sido associada aos estilos de vinculação na infância. Para fazer face aos objetivos do estudo, recorreu-se a uma amostra de 364 participantes, alunos do 3º ciclo e ensino secundário, sendo que 62,1% são do sexo feminino e 37,9% do sexo masculino, com uma média de idades de 16.44 anos. Como instrumentos foram utilizados um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Comportamento Interpessoal versão reduzida e o Inventário de Vinculação na Adolescência. Os resultados obtidos não foram na direcção que era expectável, sendo que apresentaram a vinculação às figuras significativas como não sendo estatisticamente significativa. Os mesmos direccionam-nos para a assertividade enquanto principal preditora da sua prática, uma vez que os sujeitos ao praticarem comportamentos assertivos irão obter respostas satisfatórias nas suas trocas interpessoais, o que potenciará por sua vez a manutenção da prática de assertividade.
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