A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Natacha Alexandra Ramos dos
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.21/5239
Summary: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b290ca4539cbdf9f21de8eb45c9852fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infânciaEducação pré-escolarAutonomiaComportamentoOrganização do tempoOrganização do espaçoEstratégiasPreschool educationChild’s autonomyBehaviorsOrganization of spaceOrganization of timeStrategiesRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarIntitulado A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância, este relatório visa ilustrar e fundamentar, de forma reflexiva, a minha Prática Pedagógica Supervisionada em valência de creche e em valência de Jardim-de-Infância. A prática pedagógica em Creche durou cerca de 6 semanas, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. A prática pedagógica em JI teve uma duração de cerca de 3 meses, numa instituição particular, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, sendo ambas as instituições pertencentes ao concelho de Cascais. O presente relatório contempla uma análise fundamentada da minha prática, bem como, uma investigação e análise acerca da problemática da PPS, desenvolvida em JI – A Afirmação da Autonomia das crianças e o seu impacto na gestão do grupo. As dificuldades sentidas na gestão do grupo de crianças perante comportamentos de oposição, ou de falta de concentração nos diferentes momentos da rotina foram a génese desta investigação. A abordagem a esta problemática é realizada através de um quadro conceptual com base na necessidade de autonomia das crianças e de como a organização do espaço, do tempo e até as propostas de atividades podem influenciar o comportamento das crianças. Assim, foram delineadas ao longo da intervenção algumas intenções, como a partilha de controlo, o esclarecimento de algumas regras e limites, bem como, algumas estratégias para os diferentes momentos da rotina, de forma a auxiliar-me na regulação do grupo de crianças. De uma forma global, os objetivos desta problemática foram alcançados, uma vez que as estratégias delineadas auxiliaram-me na gestão e regulação do grupo de crianças, diminuindo, significativamente, as minhas dificuldades. Contudo, estas estratégias foram pensadas para o grupo de crianças em causa, pelo que podem, ou não, resultar com outro grupo de crianças. Desta forma, este relatório poderá servir como um incentivo à reflexão para profissionais ou futuros profissionais de Educação Pré-escolar.ABSTRACT Titled The autonomy’s affirmation in children: the impact on group’s management in kindergarten, this report aims to illustrate and explain, reflexively, my Supervised Professional Practice in Infant Daycare and Kindergarten. The pedagogical practice in Infant Daycare lasted about six weeks, in one IPSS, with children aged 2 and 3 years. In Kindergarten the pedagogical practice lasted about three months, in a private institution, with a group of children aged between 2 and 4 years, and both institutions belonged to the municipality of Cascais. This report contemplates a reasoned analysis of my practice, as well as an investigation on the most significant problematic of PPS, developed in Kindergarten - The autonomy’s affirmation in children and their impact on the group's management. The difficulties in children Group management to oppositional behavior, or lack of concentration at different times of the routine were the genesis of this research. The approach to this problem is accomplished through a conceptual framework based on the need for autonomy of children and the organization of space, time and even the proposed activities can influence the behavior of children. So were outlined during the intervention some intentions, such as the sharing of control, clarification of some rules and limits and some strategies for different times of the routine, in order to assist me in the regulation of group of children. In general, the objectives of this problem have been achieved, since the strategies helped me in the management and regulation of group of children, reducing significantly my difficulties. However, these strategies are designed to the group of children concerned and which may, or may not, result with another group of children. Therefore, this report could serve as an incentive for reflection for professionals or future professionals of Preschool Education.Rosa, ManuelaRCIPLSantos, Natacha Alexandra Ramos dos2015-10-05T11:01:35Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5239TID:201362406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:32.513962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância
title A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância
spellingShingle A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância
Santos, Natacha Alexandra Ramos dos
Educação pré-escolar
Autonomia
Comportamento
Organização do tempo
Organização do espaço
Estratégias
Preschool education
Child’s autonomy
Behaviors
Organization of space
Organization of time
Strategies
title_short A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância
title_full A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância
title_fullStr A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância
title_full_unstemmed A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância
title_sort A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância
author Santos, Natacha Alexandra Ramos dos
author_facet Santos, Natacha Alexandra Ramos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Natacha Alexandra Ramos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Autonomia
Comportamento
Organização do tempo
Organização do espaço
Estratégias
Preschool education
Child’s autonomy
Behaviors
Organization of space
Organization of time
Strategies
topic Educação pré-escolar
Autonomia
Comportamento
Organização do tempo
Organização do espaço
Estratégias
Preschool education
Child’s autonomy
Behaviors
Organization of space
Organization of time
Strategies
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05T11:01:35Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5239
TID:201362406
url http://hdl.handle.net/10400.21/5239
identifier_str_mv TID:201362406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403308621824