Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3384
Resumo: Partindo do pressuposto relativamente recente, mas largamente aceite, de que “a mente emerge a partir da actividade do cérebro, cuja estrutura e função são directamente moldadas pela experiência interpessoal.” (Siegel, 2004, p.17), o presente artigo procura enfatizar o papel que as primeiras experiências de vida, particularmente as ligações humanas interpessoais, desempenha no estabelecimento das ligações neuronais, assim como nas vivencias neuroquímicas cerebrais do bebé. Defendendo que as primeiras experiências do bebé podem ser particularmente cruciais na forma como as estruturas básicas do cérebro se desenvolvem, procura-se aqui estabelecer uma ponte com uma área emergente do saber, a neuroeducação.
id RCAP_b2a6fcc4d04bcb9d37a1141e3d62fa16
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducaçãorelações precocesneuroeducaçãointervenção precocedesenvolvimento cerebralearly experienceneuroeducationbrain developmentearly interventionPartindo do pressuposto relativamente recente, mas largamente aceite, de que “a mente emerge a partir da actividade do cérebro, cuja estrutura e função são directamente moldadas pela experiência interpessoal.” (Siegel, 2004, p.17), o presente artigo procura enfatizar o papel que as primeiras experiências de vida, particularmente as ligações humanas interpessoais, desempenha no estabelecimento das ligações neuronais, assim como nas vivencias neuroquímicas cerebrais do bebé. Defendendo que as primeiras experiências do bebé podem ser particularmente cruciais na forma como as estruturas básicas do cérebro se desenvolvem, procura-se aqui estabelecer uma ponte com uma área emergente do saber, a neuroeducação.Having in mind the relatively recent but widely accepted assumption that “a mente emerge a partir da actividade do cérebro, cuja estrutura e função são directamente moldadas pela experiência interpessoal."1 (Siegel 2004, p. 17), this article seeks to emphasize the role that early life experiences, particularly interpersonal human connections, play in the establishment of neuronal connections, as well as in baby´s neurochemical brain experiences. Advocating that baby´s first experiences can be particularly crucial in how brain’s basic structures develop, an attempt is made here to build a bridge with an emerging area of knowledge – neuroeducation. Taking the brain as the organ par excellence for learning and knowing that “alterando a actividade e a estrutura das ligações existentes entre os neurónios, a experiência molda directamente os circuitos responsáveis por processos como a memória, a emoção e a auto-consciência."2 (Siegel, 2004, p. 18) and that these processes are directly involved in learning, it is essential to understand the neurobiological perspective of early relationships, as anticipatory or predictive modes of brain functioning that may become favorable or unfavorable to teaching-learning process itself. Since neuroeducation seeks to establish pedagogical practice, including highlighting pedagogical strategies that respect the way the brain works, we seek here to highlight the role of early relationships in baby’s brain development, prior to the action of pedagogical practice. Thus, starting from a short definition and framework of what is meant by neuroeducation, its main principles and areas of confluence, a small literature review will be made regarding the bonding, its quality and impact at baby´s brain chemistry level. Empirical results where this quality is impaired or absent will also be presented, particularly in cases of maternal depression and child abuse. We will seek to identify brain functioning implications arising from these results and medium term consequences later to manifest in teaching-learning process contexts.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém)Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz2021-02-21T21:57:31Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3384porSeixas, S. (2014). Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação. Interacções, vol. 10, 30, 44-71.2182-8008info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:11.015080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação
title Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação
spellingShingle Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
relações precoces
neuroeducação
intervenção precoce
desenvolvimento cerebral
early experience
neuroeducation
brain development
early intervention
title_short Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação
title_full Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação
title_fullStr Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação
title_full_unstemmed Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação
title_sort Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação
author Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
author_facet Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.subject.por.fl_str_mv relações precoces
neuroeducação
intervenção precoce
desenvolvimento cerebral
early experience
neuroeducation
brain development
early intervention
topic relações precoces
neuroeducação
intervenção precoce
desenvolvimento cerebral
early experience
neuroeducation
brain development
early intervention
description Partindo do pressuposto relativamente recente, mas largamente aceite, de que “a mente emerge a partir da actividade do cérebro, cuja estrutura e função são directamente moldadas pela experiência interpessoal.” (Siegel, 2004, p.17), o presente artigo procura enfatizar o papel que as primeiras experiências de vida, particularmente as ligações humanas interpessoais, desempenha no estabelecimento das ligações neuronais, assim como nas vivencias neuroquímicas cerebrais do bebé. Defendendo que as primeiras experiências do bebé podem ser particularmente cruciais na forma como as estruturas básicas do cérebro se desenvolvem, procura-se aqui estabelecer uma ponte com uma área emergente do saber, a neuroeducação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2021-02-21T21:57:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3384
url http://hdl.handle.net/10400.15/3384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Seixas, S. (2014). Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação. Interacções, vol. 10, 30, 44-71.
2182-8008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém)
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137041064132608