Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académico
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Publication Date: | 2012 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
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Summary: | Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica. |
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Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académicoPsicologia da EducaçãoVida cognitivaPsicometriaTeste psicológicoInventário de Estádios de Mudança de Desempenho Académico (IEMDA)PsicologiaDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.Exame público realizado em 15 de Março de 2012.1. A mudança comportamental, p. 11 1.1 O caso da Psicoterapia, p. 11 1.2 Modelos que explicam a mudança comportamental, p. 15 1.3 Abordagem Biopsicossocial de mudança, p. 24 1.4 Mudança de Trajectórias Académicas, p. 41 1.5 O instrumento, p. 47 2. Metodologia, p. 49 2.1 Participantes, p. 49 2.2 Procedimentos, p. 51 3. Resultados, p. 52 3.1 Análise factorial exploratória do IEMDA, p. 52 3.2 Correlação entre factores, p. 54 3.3 Análise confirmatória, p. 56 3.4 Consistência Interna do IEMDA, p. 57 3.5 Diferenças entre grupos, p. 58 4. Discussão dos resultados, p. 61 5. Referências Bibliográficas, p. 68 Resumo: O rendimento académico, mais do que um resultado circunscrito a um momento específico tem vindo a ser conceptualizado em termos de trajectórias. As evidências sugerem que as trajectórias de rendimento académico são passíveis de serem alteradas. A compreensão da mudança das trajectórias de rendimento académico implica o entendimento, quer das fases típicas quer dos processos de mudança, dos comportamentos dos alunos. Apesar de o Modelo Transteórico de mudança de estádios ser adequado à compreensão da mudança de múltiplos comportamentos, não se conhece nenhum estudo que tenha abordado o rendimento académico, em termos de estádios de mudança do Modelo Transteórico. O objectivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas do Inventário de Estádios de Mudança de Desempenho Académico (IEMDA). Participaram neste estudo 576 alunos do Ensino Secundário (423 do ensino Regular e 153 do ensino Profissional), com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos de idade. Foi identificada uma estrutura de cinco factores para 15 itens: Pré-contemplação, Contemplação, Preparação, Acção e Manutenção, congruentes com o modelo teórico. Os valores de alpha de Cronbach são aceitáveis (acima de .60) na maioria das subescalas, com excepção da subescala da Manutenção. A análise confirmatória revela um bom ajustamento dos factores e adequação do modelo aos dados. Estes resultados sugerem que o IEMDA é um instrumento com características psicométricas adequadas para a avaliação dos estádios de mudança de rendimento académico.Abstract: The academic performance, rather than a result limited to a specific time has been conceptualized in terms of trajectories, Evidence suggests that trajectories of academic performance are likely to be changed. Understanding the changing trajectories of academic achievement involves comprehension, both of the typical phases and processes of change, of student’s behavior. Although the Transtheoretical Model of Stages of Change is appropriate to understand the change in multiple behaviors, no known study has analyzed the academic performance in terms of stages of change. The aim of this study was to evaluate the psychometric properties of the lnventory of Stages of Change Academic Achievement (IEMDA). Participated in this study 576 students (423 regular and 153 professional leaming), aged 14 to 24 years old. Results reveal a structure of five factors for the 15 items: Precontemplation, Contemplation, Preparation, Action and Maintenance, congruent with the theoretical model. The values of Cronbach’s alpha are âcceptable (above .60) on most subscales, except the subscale of Maintenance. The confirmatory analysis revealed a good adjustment factor and the model fits to the data. These results suggest that JEMDA is an instrument with adequate psychometric properties for the evaluation ofthe Stages ofChange in academic performance.2016-04-01T12:49:35Z2016-04-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2105http://hdl.handle.net/11067/2105porMoreira, Maria de Fátima Pereirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:33Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:16.773345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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