Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académico

Bibliographic Details
Main Author: Moreira, Maria de Fátima Pereira
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/11067/2105
Summary: Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.
id RCAP_b2ddb21017c46b4460d196a6389e052b
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académicoPsicologia da EducaçãoVida cognitivaPsicometriaTeste psicológicoInventário de Estádios de Mudança de Desempenho Académico (IEMDA)PsicologiaDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.Exame público realizado em 15 de Março de 2012.1. A mudança comportamental, p. 11 1.1 O caso da Psicoterapia, p. 11 1.2 Modelos que explicam a mudança comportamental, p. 15 1.3 Abordagem Biopsicossocial de mudança, p. 24 1.4 Mudança de Trajectórias Académicas, p. 41 1.5 O instrumento, p. 47 2. Metodologia, p. 49 2.1 Participantes, p. 49 2.2 Procedimentos, p. 51 3. Resultados, p. 52 3.1 Análise factorial exploratória do IEMDA, p. 52 3.2 Correlação entre factores, p. 54 3.3 Análise confirmatória, p. 56 3.4 Consistência Interna do IEMDA, p. 57 3.5 Diferenças entre grupos, p. 58 4. Discussão dos resultados, p. 61 5. Referências Bibliográficas, p. 68 Resumo: O rendimento académico, mais do que um resultado circunscrito a um momento específico tem vindo a ser conceptualizado em termos de trajectórias. As evidências sugerem que as trajectórias de rendimento académico são passíveis de serem alteradas. A compreensão da mudança das trajectórias de rendimento académico implica o entendimento, quer das fases típicas quer dos processos de mudança, dos comportamentos dos alunos. Apesar de o Modelo Transteórico de mudança de estádios ser adequado à compreensão da mudança de múltiplos comportamentos, não se conhece nenhum estudo que tenha abordado o rendimento académico, em termos de estádios de mudança do Modelo Transteórico. O objectivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas do Inventário de Estádios de Mudança de Desempenho Académico (IEMDA). Participaram neste estudo 576 alunos do Ensino Secundário (423 do ensino Regular e 153 do ensino Profissional), com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos de idade. Foi identificada uma estrutura de cinco factores para 15 itens: Pré-contemplação, Contemplação, Preparação, Acção e Manutenção, congruentes com o modelo teórico. Os valores de alpha de Cronbach são aceitáveis (acima de .60) na maioria das subescalas, com excepção da subescala da Manutenção. A análise confirmatória revela um bom ajustamento dos factores e adequação do modelo aos dados. Estes resultados sugerem que o IEMDA é um instrumento com características psicométricas adequadas para a avaliação dos estádios de mudança de rendimento académico.Abstract: The academic performance, rather than a result limited to a specific time has been conceptualized in terms of trajectories, Evidence suggests that trajectories of academic performance are likely to be changed. Understanding the changing trajectories of academic achievement involves comprehension, both of the typical phases and processes of change, of student’s behavior. Although the Transtheoretical Model of Stages of Change is appropriate to understand the change in multiple behaviors, no known study has analyzed the academic performance in terms of stages of change. The aim of this study was to evaluate the psychometric properties of the lnventory of Stages of Change Academic Achievement (IEMDA). Participated in this study 576 students (423 regular and 153 professional leaming), aged 14 to 24 years old. Results reveal a structure of five factors for the 15 items: Precontemplation, Contemplation, Preparation, Action and Maintenance, congruent with the theoretical model. The values of Cronbach’s alpha are âcceptable (above .60) on most subscales, except the subscale of Maintenance. The confirmatory analysis revealed a good adjustment factor and the model fits to the data. These results suggest that JEMDA is an instrument with adequate psychometric properties for the evaluation ofthe Stages ofChange in academic performance.2016-04-01T12:49:35Z2016-04-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2105http://hdl.handle.net/11067/2105porMoreira, Maria de Fátima Pereirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:33Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:16.773345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académico
title Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académico
spellingShingle Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académico
Moreira, Maria de Fátima Pereira
Psicologia da Educação
Vida cognitiva
Psicometria
Teste psicológico
Inventário de Estádios de Mudança de Desempenho Académico (IEMDA)
Psicologia
title_short Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académico
title_full Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académico
title_fullStr Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académico
title_full_unstemmed Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académico
title_sort Características psicométricas do inventário de estádios de mudança de desempenho académico
author Moreira, Maria de Fátima Pereira
author_facet Moreira, Maria de Fátima Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria de Fátima Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da Educação
Vida cognitiva
Psicometria
Teste psicológico
Inventário de Estádios de Mudança de Desempenho Académico (IEMDA)
Psicologia
topic Psicologia da Educação
Vida cognitiva
Psicometria
Teste psicológico
Inventário de Estádios de Mudança de Desempenho Académico (IEMDA)
Psicologia
description Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2016-04-01T12:49:35Z
2016-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2105
http://hdl.handle.net/11067/2105
url http://hdl.handle.net/11067/2105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136743921811456