O papel do diretor de turma na relação escola / família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Carlos Alberto Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3613
Resumo: O Relatório detalhado da atividade profissional elaborado versa sobre “O papel do Diretor de Turma na relação escola / família”. Pretende-se atingir os seguintes objetivos: i) analisar a importância e utilidade da figura do Diretor de Turma na escola; ii) identificar as circunstâncias em que a maioria dos Encarregados de Educação se desloca à escola; iii) refletir sobre as razões subjacentes à reduzida participação dos Encarregados de Educação na vida da escola; iv) caracterizar os elementos que mais contribuem para o êxito da ação do Diretor de Turma junto das famílias; e v) analisar a importância da relação escola – Encarregados de Educação na escola. Em termos metodológicos, adotou-se a narrativa autobiográfica, no âmbito da investigação qualitativa, pois foi descrito o desempenho enquanto Diretor de Turma e refletiu-se sobre essa função. No que concerne aos resultados obtidos, refere-se que continua a ser problemática e distante a relação entre família-escola-família assumindo o Diretor de Turma um papel muito importante no atenuar desse afastamento. Continua a ser urgente mudar alguns aspetos na vida escolar, nomeadamente, utilizar uma linguagem acessível a todos; flexibilizar os rituais e as normas administrativas das escolas; envolver os Encarregados de Educação e motivá-los, tornando-os seus parceiros e permitindo a sua colaboração na elaboração de atividades de interesse geral.
id RCAP_b3097387bb0c554f1918c63ed9b56e21
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/3613
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O papel do diretor de turma na relação escola / famíliaEscolaFamíliaRelação (entre escola e família)Diretor de turmaO Relatório detalhado da atividade profissional elaborado versa sobre “O papel do Diretor de Turma na relação escola / família”. Pretende-se atingir os seguintes objetivos: i) analisar a importância e utilidade da figura do Diretor de Turma na escola; ii) identificar as circunstâncias em que a maioria dos Encarregados de Educação se desloca à escola; iii) refletir sobre as razões subjacentes à reduzida participação dos Encarregados de Educação na vida da escola; iv) caracterizar os elementos que mais contribuem para o êxito da ação do Diretor de Turma junto das famílias; e v) analisar a importância da relação escola – Encarregados de Educação na escola. Em termos metodológicos, adotou-se a narrativa autobiográfica, no âmbito da investigação qualitativa, pois foi descrito o desempenho enquanto Diretor de Turma e refletiu-se sobre essa função. No que concerne aos resultados obtidos, refere-se que continua a ser problemática e distante a relação entre família-escola-família assumindo o Diretor de Turma um papel muito importante no atenuar desse afastamento. Continua a ser urgente mudar alguns aspetos na vida escolar, nomeadamente, utilizar uma linguagem acessível a todos; flexibilizar os rituais e as normas administrativas das escolas; envolver os Encarregados de Educação e motivá-los, tornando-os seus parceiros e permitindo a sua colaboração na elaboração de atividades de interesse geral.The detailed Report of the professional activity that I have done is about “the role of Class Director in the relationship between school and family”. The aims of my Report are: i) to analyse the importance and usefulness of the Class Director role at school; ii) to identify the circumstances in which most of the parents visit school; iii) to reflect on the reasons underlying the reduced participation of parents in school life; iv) to characterise the elements that contribute the most to the success of the Class Director work with the families; and v) to analyse the importance of the school - parents relationship at school. In methodological terms, I adopted an autobiographical narrative, concerning my qualitative research, because I have described my performance as a Class Director (CD) and I have reflected on this role. According to the obtained results, I refer that the relationship between familyschool- family continues to be problematic and distant and the CD continues to have a very important role in mitigating this distance. The main contributions of this report are the following it is a reflection made by a teacher who has held a lot of positions in lots of schools; so that we can reverse the distancing trend of the parents from school, it is urgent to change this entity, using an accessible language to all; we should make the rituals and administrative rules of schools more flexible; teachers should call parents, motivating and making them feel partners, allowing them to collaborate in the development of activities of general interest.2021-07-27T14:25:06Z2021-07-27T00:00:00Z2021-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3613TID:202756017porMagalhães, Carlos Alberto Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O papel do diretor de turma na relação escola / família
title O papel do diretor de turma na relação escola / família
spellingShingle O papel do diretor de turma na relação escola / família
Magalhães, Carlos Alberto Oliveira
Escola
Família
Relação (entre escola e família)
Diretor de turma
title_short O papel do diretor de turma na relação escola / família
title_full O papel do diretor de turma na relação escola / família
title_fullStr O papel do diretor de turma na relação escola / família
title_full_unstemmed O papel do diretor de turma na relação escola / família
title_sort O papel do diretor de turma na relação escola / família
author Magalhães, Carlos Alberto Oliveira
author_facet Magalhães, Carlos Alberto Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Carlos Alberto Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Família
Relação (entre escola e família)
Diretor de turma
topic Escola
Família
Relação (entre escola e família)
Diretor de turma
description O Relatório detalhado da atividade profissional elaborado versa sobre “O papel do Diretor de Turma na relação escola / família”. Pretende-se atingir os seguintes objetivos: i) analisar a importância e utilidade da figura do Diretor de Turma na escola; ii) identificar as circunstâncias em que a maioria dos Encarregados de Educação se desloca à escola; iii) refletir sobre as razões subjacentes à reduzida participação dos Encarregados de Educação na vida da escola; iv) caracterizar os elementos que mais contribuem para o êxito da ação do Diretor de Turma junto das famílias; e v) analisar a importância da relação escola – Encarregados de Educação na escola. Em termos metodológicos, adotou-se a narrativa autobiográfica, no âmbito da investigação qualitativa, pois foi descrito o desempenho enquanto Diretor de Turma e refletiu-se sobre essa função. No que concerne aos resultados obtidos, refere-se que continua a ser problemática e distante a relação entre família-escola-família assumindo o Diretor de Turma um papel muito importante no atenuar desse afastamento. Continua a ser urgente mudar alguns aspetos na vida escolar, nomeadamente, utilizar uma linguagem acessível a todos; flexibilizar os rituais e as normas administrativas das escolas; envolver os Encarregados de Educação e motivá-los, tornando-os seus parceiros e permitindo a sua colaboração na elaboração de atividades de interesse geral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27T14:25:06Z
2021-07-27T00:00:00Z
2021-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3613
TID:202756017
url http://hdl.handle.net/11328/3613
identifier_str_mv TID:202756017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302555529838592