A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientes

Bibliographic Details
Main Author: Fernandes, Susana Marques
Publication Date: 2013
Other Authors: Antunes, Joaquim Gonçalves orient.
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.19/1861
Summary: Com os constantes avanços tecnológicos e, consequentemente, com o surgimento de novas tecnologias da comunicação e da informação, as empresas sentiram a necessidade acrescida de se preocuparem com a relação que têm com os seus clientes, os quais são um fator muito importante para a manutenção das mesmas. Os comerciais de vendas surgem como moderadores dessa relação. O Marketing Relacional compreende tudo aquilo que uma empresa tem que fazer para melhorar a relação com os seus clientes e para atrair novos. O presente Projeto de Investigação procura desenvolver um estudo que chame a atenção para a importância da relação entre comprador e vendedor no processo de satisfação e de fidelização dos clientes. Pretende-se, ainda, perceber se esta relação está diretamente relacionada com a satisfação dos clientes. Este estudo segue uma metodologia assente em pesquisas bibliográficas e inquérito. Os resultados são baseados na análise dos dados do questionário e vão incidir na imagem da empresa e do comercial de vendas, no contato com a empresa, nos aspetos valorizados na escolha de um fornecedor, na satisfação e na fidelização dos clientes. As principais conclusões que tiramos do estudo são que a imagem do comercial de vendas, a imagem da empresa e os aspetos mais valorizados para a escolha de um fornecedor estão diretamente ligadas com a satisfação dos clientes. Comprovamos, ainda, que a satisfação está relacionada com a fidelização dos clientes.
id RCAP_b3d621fc6f4fdb7dfebcf82d09dce650
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientesMarketing relacionalFidelizaçãoSatisfaçãoRelação entre comprador e vendedorCom os constantes avanços tecnológicos e, consequentemente, com o surgimento de novas tecnologias da comunicação e da informação, as empresas sentiram a necessidade acrescida de se preocuparem com a relação que têm com os seus clientes, os quais são um fator muito importante para a manutenção das mesmas. Os comerciais de vendas surgem como moderadores dessa relação. O Marketing Relacional compreende tudo aquilo que uma empresa tem que fazer para melhorar a relação com os seus clientes e para atrair novos. O presente Projeto de Investigação procura desenvolver um estudo que chame a atenção para a importância da relação entre comprador e vendedor no processo de satisfação e de fidelização dos clientes. Pretende-se, ainda, perceber se esta relação está diretamente relacionada com a satisfação dos clientes. Este estudo segue uma metodologia assente em pesquisas bibliográficas e inquérito. Os resultados são baseados na análise dos dados do questionário e vão incidir na imagem da empresa e do comercial de vendas, no contato com a empresa, nos aspetos valorizados na escolha de um fornecedor, na satisfação e na fidelização dos clientes. As principais conclusões que tiramos do estudo são que a imagem do comercial de vendas, a imagem da empresa e os aspetos mais valorizados para a escolha de um fornecedor estão diretamente ligadas com a satisfação dos clientes. Comprovamos, ainda, que a satisfação está relacionada com a fidelização dos clientes.With the constant advances in technology and consequently with the emergence of new information, communications and technologies, companies felt the need to worry about the relationship they have with their customers, which are a very important factor for the maintenance of the same. Salespersons arise as moderators of this relationship. Relationship Marketing includes everything that a company has to do to improve the relationship with their customers and to attract new ones. This research project seeks to develop a study that calls attention to the importance of the relationship between buyer and seller in the process of satisfaction and loyalty. It is intended also to understand if this relationship is directly targeted to customer satisfaction. This study follows a methodology based on library research and inquiry. The results are based on analysis of the questionnaire data and will focus on the company’s image and salesperson, in contact with the company, the valued aspects in choosing a supplier, satisfaction and customer loyalty’s. Main conclusions took the study are that the image of salesperson, corporate image and most valued aspects of choosing a supplier is directly linked to customer satisfaction. We prove also that satisfaction is related to customer loyalty.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFernandes, Susana MarquesAntunes, Joaquim Gonçalves orient.2013-10-16T16:20:37Z2013-092013-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1861porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.655977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientes
title A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientes
spellingShingle A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientes
Fernandes, Susana Marques
Marketing relacional
Fidelização
Satisfação
Relação entre comprador e vendedor
title_short A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientes
title_full A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientes
title_fullStr A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientes
title_full_unstemmed A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientes
title_sort A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientes
author Fernandes, Susana Marques
author_facet Fernandes, Susana Marques
Antunes, Joaquim Gonçalves orient.
author_role author
author2 Antunes, Joaquim Gonçalves orient.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Susana Marques
Antunes, Joaquim Gonçalves orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing relacional
Fidelização
Satisfação
Relação entre comprador e vendedor
topic Marketing relacional
Fidelização
Satisfação
Relação entre comprador e vendedor
description Com os constantes avanços tecnológicos e, consequentemente, com o surgimento de novas tecnologias da comunicação e da informação, as empresas sentiram a necessidade acrescida de se preocuparem com a relação que têm com os seus clientes, os quais são um fator muito importante para a manutenção das mesmas. Os comerciais de vendas surgem como moderadores dessa relação. O Marketing Relacional compreende tudo aquilo que uma empresa tem que fazer para melhorar a relação com os seus clientes e para atrair novos. O presente Projeto de Investigação procura desenvolver um estudo que chame a atenção para a importância da relação entre comprador e vendedor no processo de satisfação e de fidelização dos clientes. Pretende-se, ainda, perceber se esta relação está diretamente relacionada com a satisfação dos clientes. Este estudo segue uma metodologia assente em pesquisas bibliográficas e inquérito. Os resultados são baseados na análise dos dados do questionário e vão incidir na imagem da empresa e do comercial de vendas, no contato com a empresa, nos aspetos valorizados na escolha de um fornecedor, na satisfação e na fidelização dos clientes. As principais conclusões que tiramos do estudo são que a imagem do comercial de vendas, a imagem da empresa e os aspetos mais valorizados para a escolha de um fornecedor estão diretamente ligadas com a satisfação dos clientes. Comprovamos, ainda, que a satisfação está relacionada com a fidelização dos clientes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-16T16:20:37Z
2013-09
2013-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1861
url http://hdl.handle.net/10400.19/1861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876480585728