Impacto da fidelidade à marca e da compra por impulso online na atitude do consumidor em relação à marca
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Publication Date: | 2020 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10198/22811 |
Summary: | Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da fidelidade à marca e da compra por impulso online na atitude do consumidor face à marca. Para isso, foi realizado um estudo transversal, quantitativo e analítico, com base numa amostra não probabilística de 890 jovens residentes em Portugal. Os dados, foram recolhidos através de um questionário em formato digital de outubro de 2019 a janeiro de 2020. Um modelo de regressão linear foi estimado para verificar se a fidelidade à marca e a compra por impulso online são preditores da atitude do consumidor face à marca. Os resultados revelaram que as variáveis independentes são preditores da atitude do consumidor face à marca. Finalmente, o valor do R2Ajustado mostra que esses preditores explicam 25,5% da atitude do consumidor face à marca. Em conclusão, a fidelidade à marca e a compra por impulso online são dimensões com um papel decisivo e positivo na atitude do consumidor face à marca. |
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Impacto da fidelidade à marca e da compra por impulso online na atitude do consumidor em relação à marcaImpact of brand loyalty and online impulse buying on the consumer’s attitude towards the brandFidelidade à marcaConsumidorCompra por impulso onlineEste estudo teve como objetivo analisar o impacto da fidelidade à marca e da compra por impulso online na atitude do consumidor face à marca. Para isso, foi realizado um estudo transversal, quantitativo e analítico, com base numa amostra não probabilística de 890 jovens residentes em Portugal. Os dados, foram recolhidos através de um questionário em formato digital de outubro de 2019 a janeiro de 2020. Um modelo de regressão linear foi estimado para verificar se a fidelidade à marca e a compra por impulso online são preditores da atitude do consumidor face à marca. Os resultados revelaram que as variáveis independentes são preditores da atitude do consumidor face à marca. Finalmente, o valor do R2Ajustado mostra que esses preditores explicam 25,5% da atitude do consumidor face à marca. Em conclusão, a fidelidade à marca e a compra por impulso online são dimensões com um papel decisivo e positivo na atitude do consumidor face à marca.This study aimed to analyze the impact of brand loyalty and impulse buying online on the consumer’s attitude towards the brand. For this, a crosssectional, quantitative and analytical study was carried out, based on a nonprobabilistic sample of 890 young people living in Portugal. The data were collected through a digital questionnaire from October 2019 to January 2020. A linear regression model was estimated to verify whether brand loyalty and impulse buying online are predictors of the consumer’s attitude towards the brand. The results show that the independent variables are predictors of the consumer’s attitude towards the brand. Finally, the value of R2 Adjusted shows that these predictors represent 25.5% of the consumer’s attitude towards the brand. In conclusion, brand loyalty and impulse buying online are dimensions with a decisive and positive role in the consumer’s attitude towards the brand.Os autores agradecem à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal) pelo apoio financeiro co CIMO (UIDB/00690/2020) através de fundos nacionais FCT/MCTES.AISTIBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Maria IsabelFernandes, AntónioLopes, Isabel MariaGuarda, TeresaVictor, José Avelino M.2020-10-26T12:08:06Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22811porRibeiro, Maria Isabel; Fernandes, António; Lopes, Isabel Maria; Guarda, Teresa; Victor, José Avelino (2020). Impacto da fidelidade à marca e da compra por impulso online na atitude do consumidor em relação à marca = Impact of brand loyalty and online impulse buying on the consumer’s attitude towards the brand. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. ISSN 1646-9895. 2020:E34, p. 100-1181646-9895info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:03Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:56.134559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da fidelidade à marca e da compra por impulso online na atitude do consumidor face à marca. Para isso, foi realizado um estudo transversal, quantitativo e analítico, com base numa amostra não probabilística de 890 jovens residentes em Portugal. Os dados, foram recolhidos através de um questionário em formato digital de outubro de 2019 a janeiro de 2020. Um modelo de regressão linear foi estimado para verificar se a fidelidade à marca e a compra por impulso online são preditores da atitude do consumidor face à marca. Os resultados revelaram que as variáveis independentes são preditores da atitude do consumidor face à marca. Finalmente, o valor do R2Ajustado mostra que esses preditores explicam 25,5% da atitude do consumidor face à marca. Em conclusão, a fidelidade à marca e a compra por impulso online são dimensões com um papel decisivo e positivo na atitude do consumidor face à marca. |
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