A melhoria da escola sob o prisma da avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Cláudia Daniela Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7197
Resumo: O presente trabalho visa perceber em que medida é que o Programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE) está a contribuir para a melhoria das escolas. Conhecer as implicações que a AEE teve ao nível das práticas e resultados da escola; perceber se a AEE se constitui como um instrumento útil para os seus avaliados; problematizar a articulação entre os contributos da AEE e os seus dispositivos de auto-avaliação; conhecer o papel e os contributos dos diferentes actores da escola na auto-avaliação; compreender o contributo da AEE para a construção ou aperfeiçoamento do plano de melhoria; sintetizar os processos de melhoria operados, em curso e programados; e conhecer a importância que os actores atribuem à avaliação de escolas (tanto à AEE como à auto-avaliação) foram os sete objectivos que definimos com o intuito de orientar e explicitar o nosso estudo. A avaliação das escolas, com as constantes mudanças que a história da educação nos últimos 30 anos em Portugal apresenta, é determinante para garantir o controlo administrativo, a prestação de contas e a introdução de algumas acções de melhoria no sistema educativo. Optámos por realizar este estudo segundo uma abordagem de matriz qualitativa, elegendo o estudo de caso como a metodologia mais apropriada e a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os resultados do caso estudado mostraram-se favoráveis aos propósitos da Inspecção Geral da Educação, uma vez que este processo de avaliação externa fomentou claramente o trabalho de auto-avaliação do Agrupamento e resultou numa oportunidade de melhoria ao nível do desenvolvimento organizacional, da qualidade de aprendizagens, dos resultados escolares dos alunos e do trabalho colaborativo dos diferentes actores escolares.
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