Perceção da manifestação de comportamentos de indisciplina dos alunos do 2.º e 3.º ciclo nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6493 |
Resumo: | Neste trabalho procuramos resumir todas as etapas que completam o enorme puzzle desta nossa experiência pessoal e profissional, ao longo dos últimos anos enquanto professora de educação física. Este documento está organizado em duas partes: (i) Relatório detalhado sobre a atividade profissional e (ii) Estudo empírico sobre a perceção da manifestação de comportamentos de indisciplina dos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico, nas aulas de Educação Física. Quanto à primeira parte, relatório da atividade profissional, apresentamos uma análise crítica e reflexiva sobre a atividade e exercício da função docente, entre 2012/2014, no Externato de Vila Meã como professora de Educação Física. O estudo empírico, teve como objetivo melhor compreender a problemática dos comportamentos de indisciplina. Para tal recorremos a uma amostra de cinquenta professoras de educação física, de dois ciclos de estudos distintos. O instrumento utilizado foi um questionário e para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS (versão 21). Concluímos que existem casos de indisciplina nas aulas de educação física não havendo diferenças entre os ciclos de estudos. Os alunos mais velhos são mais indisciplinados que os mais novos, bem como, os indivíduos do sexo masculino apresentam maior prevalência de comportamentos indisciplinados. |
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Perceção da manifestação de comportamentos de indisciplina dos alunos do 2.º e 3.º ciclo nas aulas de Educação FísicaEducação físicaIndisciplinaProfessoresIntervenção profissionalNeste trabalho procuramos resumir todas as etapas que completam o enorme puzzle desta nossa experiência pessoal e profissional, ao longo dos últimos anos enquanto professora de educação física. Este documento está organizado em duas partes: (i) Relatório detalhado sobre a atividade profissional e (ii) Estudo empírico sobre a perceção da manifestação de comportamentos de indisciplina dos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico, nas aulas de Educação Física. Quanto à primeira parte, relatório da atividade profissional, apresentamos uma análise crítica e reflexiva sobre a atividade e exercício da função docente, entre 2012/2014, no Externato de Vila Meã como professora de Educação Física. O estudo empírico, teve como objetivo melhor compreender a problemática dos comportamentos de indisciplina. Para tal recorremos a uma amostra de cinquenta professoras de educação física, de dois ciclos de estudos distintos. O instrumento utilizado foi um questionário e para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS (versão 21). Concluímos que existem casos de indisciplina nas aulas de educação física não havendo diferenças entre os ciclos de estudos. Os alunos mais velhos são mais indisciplinados que os mais novos, bem como, os indivíduos do sexo masculino apresentam maior prevalência de comportamentos indisciplinados.This dissertation falls under the scope of the Council of Rectors of Portuguese Universities(CRUP) of 8 January 2011. It consists of a summary of all the steps that complete the jigsaw puzzle of our personal and professional experience over the last few years as a Physical Education teacher. This document is organised in two parts: (i) Detailed report on the professional activity and (ii) An empirical study on the perception of the manifestation of disruptive behaviour in students of the 2nd and 3rd cycles of basic education, in Physical Education classes. The first part, report on the professional activity, presents a critical and reflective analysis of the exercise of the teaching profession, from 2012 to 2014, in Externato de Vila Meã as a Physical Education teacher. The objective of the empiral study was to better understand the issue of disruptive behaviour. For this purpose we used a sample of fifty Psysical Education teachers of the two cycles of basic education. The tool used was a questionnaire and to analyse and process the data we used the SPSS statistical software (version 21). We concluded that there are cases of indiscipline in Physical Education classes with no difference between the study cycles. Older students are more disruptive than younger ones and males have a higher prevalence of unruly behaviour.2016-09-26T11:52:25Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6493porMoreira, Maria Sílvia Teixeira Granjainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:46Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:29.458469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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