Perceção da manifestação de comportamentos de indisciplina dos alunos do 2.º e 3.º ciclo nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Sílvia Teixeira Granja
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6493
Resumo: Neste trabalho procuramos resumir todas as etapas que completam o enorme puzzle desta nossa experiência pessoal e profissional, ao longo dos últimos anos enquanto professora de educação física. Este documento está organizado em duas partes: (i) Relatório detalhado sobre a atividade profissional e (ii) Estudo empírico sobre a perceção da manifestação de comportamentos de indisciplina dos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico, nas aulas de Educação Física. Quanto à primeira parte, relatório da atividade profissional, apresentamos uma análise crítica e reflexiva sobre a atividade e exercício da função docente, entre 2012/2014, no Externato de Vila Meã como professora de Educação Física. O estudo empírico, teve como objetivo melhor compreender a problemática dos comportamentos de indisciplina. Para tal recorremos a uma amostra de cinquenta professoras de educação física, de dois ciclos de estudos distintos. O instrumento utilizado foi um questionário e para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o programa estatístico SPSS (versão 21). Concluímos que existem casos de indisciplina nas aulas de educação física não havendo diferenças entre os ciclos de estudos. Os alunos mais velhos são mais indisciplinados que os mais novos, bem como, os indivíduos do sexo masculino apresentam maior prevalência de comportamentos indisciplinados.
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