Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/39629 |
Resumo: | O presente estudo pretende descrever o programa de intervenção, baseado no desenvolvimento de conhe‑ cimentos e competências em educadores de infância relacionados com a alimentação, crescimento, desen‑ volvimento e adesão a novos alimentos na primeira infância. Os educadores de infância das creches (18 no total) participaram no programa de intervenção, que ocorreu entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, acreditada pelo Ministério da Educação, Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Globalmente, a oficina de formação constituiu-se como um espaço de reflexão, análise e exploração de temáticas relacionadas com os estilos de vida na primeira infância, num total de 25 horas de formação presencias e 25 horas de experimentação no contexto de trabalho das formandas. Procurámos centrar os momentos formativos numa pedagogia baseada na partilha, expo‑ sição de perspetivas singulares entre pares, colaboração e iniciativa conjunta. Explorámos as expetativas das formandas relativamente à oficina de formação e as suas representações sobre a alimentação em crianças. A experiência terminou, mas com um sentido expectável de continuidade, pois deixou marcas em todos os que participaram. As implicações para a prática foram testemunhadas por todas as formandas. |
id |
RCAP_b50fd7aa22c8f11cf3c5ab1c9c7c028b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39629 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em crechesSmile-kids: an experience of teachers’ education and training in nursery schoolsEducaçãoEducadores de infânciaFormaçãoSaúdeEducationTeachersTrainingHealthO presente estudo pretende descrever o programa de intervenção, baseado no desenvolvimento de conhe‑ cimentos e competências em educadores de infância relacionados com a alimentação, crescimento, desen‑ volvimento e adesão a novos alimentos na primeira infância. Os educadores de infância das creches (18 no total) participaram no programa de intervenção, que ocorreu entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, acreditada pelo Ministério da Educação, Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Globalmente, a oficina de formação constituiu-se como um espaço de reflexão, análise e exploração de temáticas relacionadas com os estilos de vida na primeira infância, num total de 25 horas de formação presencias e 25 horas de experimentação no contexto de trabalho das formandas. Procurámos centrar os momentos formativos numa pedagogia baseada na partilha, expo‑ sição de perspetivas singulares entre pares, colaboração e iniciativa conjunta. Explorámos as expetativas das formandas relativamente à oficina de formação e as suas representações sobre a alimentação em crianças. A experiência terminou, mas com um sentido expectável de continuidade, pois deixou marcas em todos os que participaram. As implicações para a prática foram testemunhadas por todas as formandas.This study aims to describe an intervention program, based on the development of teachers’ knowledge and skills related to feeding and nutrition, on growth, development and adherence to new foods early in infancy Teachers from nursery schools (18 total) participated in this intervention program, which occurred between December 2013 and February 2014, accredited by the Minister of Education. Overall, the training workshop was established as a space for reflection, analysis and exploration of issues related to the lifestyles in early childhood in a total of 25 hours of attendance training and 25 hours of implementation in their working context. In the training attendance, we focused in a pedagogy of sharing, display unique perspectives, collaboration and joint initiative. We explored the expectations of the teachers about the training workshop and their representations about nutrition in children. This intervention ended, but with an expected maintenance, because marks were left on all participants. The implications for practice were witnessed by all teachers’ trainees.Universidade do MinhoRosário, RafaelaMendes, Maria Goreti SilvaCandeias, AnalisaMartins, FátimaMartins, Cristina20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/39629porRosário, Rafaela; Mendes, Goreti; Candeias, Analisa; Martins, Fátima; Martins, Cristina. Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches, Misericórdia de Braga. Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga, 11, 331-342, 2015.1646‑3188info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:11.076567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches Smile-kids: an experience of teachers’ education and training in nursery schools |
title |
Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches |
spellingShingle |
Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches Rosário, Rafaela Educação Educadores de infância Formação Saúde Education Teachers Training Health |
title_short |
Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches |
title_full |
Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches |
title_fullStr |
Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches |
title_full_unstemmed |
Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches |
title_sort |
Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches |
author |
Rosário, Rafaela |
author_facet |
Rosário, Rafaela Mendes, Maria Goreti Silva Candeias, Analisa Martins, Fátima Martins, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Maria Goreti Silva Candeias, Analisa Martins, Fátima Martins, Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Rafaela Mendes, Maria Goreti Silva Candeias, Analisa Martins, Fátima Martins, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educadores de infância Formação Saúde Education Teachers Training Health |
topic |
Educação Educadores de infância Formação Saúde Education Teachers Training Health |
description |
O presente estudo pretende descrever o programa de intervenção, baseado no desenvolvimento de conhe‑ cimentos e competências em educadores de infância relacionados com a alimentação, crescimento, desen‑ volvimento e adesão a novos alimentos na primeira infância. Os educadores de infância das creches (18 no total) participaram no programa de intervenção, que ocorreu entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, acreditada pelo Ministério da Educação, Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Globalmente, a oficina de formação constituiu-se como um espaço de reflexão, análise e exploração de temáticas relacionadas com os estilos de vida na primeira infância, num total de 25 horas de formação presencias e 25 horas de experimentação no contexto de trabalho das formandas. Procurámos centrar os momentos formativos numa pedagogia baseada na partilha, expo‑ sição de perspetivas singulares entre pares, colaboração e iniciativa conjunta. Explorámos as expetativas das formandas relativamente à oficina de formação e as suas representações sobre a alimentação em crianças. A experiência terminou, mas com um sentido expectável de continuidade, pois deixou marcas em todos os que participaram. As implicações para a prática foram testemunhadas por todas as formandas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/39629 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/39629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rosário, Rafaela; Mendes, Goreti; Candeias, Analisa; Martins, Fátima; Martins, Cristina. Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches, Misericórdia de Braga. Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga, 11, 331-342, 2015. 1646‑3188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132422693978112 |