Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Rafaela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mendes, Maria Goreti Silva, Candeias, Analisa, Martins, Fátima, Martins, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/39629
Resumo: O presente estudo pretende descrever o programa de intervenção, baseado no desenvolvimento de conhe‑ cimentos e competências em educadores de infância relacionados com a alimentação, crescimento, desen‑ volvimento e adesão a novos alimentos na primeira infância. Os educadores de infância das creches (18 no total) participaram no programa de intervenção, que ocorreu entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, acreditada pelo Ministério da Educação, Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Globalmente, a oficina de formação constituiu-se como um espaço de reflexão, análise e exploração de temáticas relacionadas com os estilos de vida na primeira infância, num total de 25 horas de formação presencias e 25 horas de experimentação no contexto de trabalho das formandas. Procurámos centrar os momentos formativos numa pedagogia baseada na partilha, expo‑ sição de perspetivas singulares entre pares, colaboração e iniciativa conjunta. Explorámos as expetativas das formandas relativamente à oficina de formação e as suas representações sobre a alimentação em crianças. A experiência terminou, mas com um sentido expectável de continuidade, pois deixou marcas em todos os que participaram. As implicações para a prática foram testemunhadas por todas as formandas.
id RCAP_b50fd7aa22c8f11cf3c5ab1c9c7c028b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em crechesSmile-kids: an experience of teachers’ education and training in nursery schoolsEducaçãoEducadores de infânciaFormaçãoSaúdeEducationTeachersTrainingHealthO presente estudo pretende descrever o programa de intervenção, baseado no desenvolvimento de conhe‑ cimentos e competências em educadores de infância relacionados com a alimentação, crescimento, desen‑ volvimento e adesão a novos alimentos na primeira infância. Os educadores de infância das creches (18 no total) participaram no programa de intervenção, que ocorreu entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, acreditada pelo Ministério da Educação, Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Globalmente, a oficina de formação constituiu-se como um espaço de reflexão, análise e exploração de temáticas relacionadas com os estilos de vida na primeira infância, num total de 25 horas de formação presencias e 25 horas de experimentação no contexto de trabalho das formandas. Procurámos centrar os momentos formativos numa pedagogia baseada na partilha, expo‑ sição de perspetivas singulares entre pares, colaboração e iniciativa conjunta. Explorámos as expetativas das formandas relativamente à oficina de formação e as suas representações sobre a alimentação em crianças. A experiência terminou, mas com um sentido expectável de continuidade, pois deixou marcas em todos os que participaram. As implicações para a prática foram testemunhadas por todas as formandas.This study aims to describe an intervention program, based on the development of teachers’ knowledge and skills related to feeding and nutrition, on growth, development and adherence to new foods early in infancy Teachers from nursery schools (18 total) participated in this intervention program, which occurred between December 2013 and February 2014, accredited by the Minister of Education. Overall, the training workshop was established as a space for reflection, analysis and exploration of issues related to the lifestyles in early childhood in a total of 25 hours of attendance training and 25 hours of implementation in their working context. In the training attendance, we focused in a pedagogy of sharing, display unique perspectives, collaboration and joint initiative. We explored the expectations of the teachers about the training workshop and their representations about nutrition in children. This intervention ended, but with an expected maintenance, because marks were left on all participants. The implications for practice were witnessed by all teachers’ trainees.Universidade do MinhoRosário, RafaelaMendes, Maria Goreti SilvaCandeias, AnalisaMartins, FátimaMartins, Cristina20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/39629porRosário, Rafaela; Mendes, Goreti; Candeias, Analisa; Martins, Fátima; Martins, Cristina. Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches, Misericórdia de Braga. Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga, 11, 331-342, 2015.1646‑3188info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:11.076567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches
Smile-kids: an experience of teachers’ education and training in nursery schools
title Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches
spellingShingle Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches
Rosário, Rafaela
Educação
Educadores de infância
Formação
Saúde
Education
Teachers
Training
Health
title_short Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches
title_full Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches
title_fullStr Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches
title_full_unstemmed Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches
title_sort Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches
author Rosário, Rafaela
author_facet Rosário, Rafaela
Mendes, Maria Goreti Silva
Candeias, Analisa
Martins, Fátima
Martins, Cristina
author_role author
author2 Mendes, Maria Goreti Silva
Candeias, Analisa
Martins, Fátima
Martins, Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Rafaela
Mendes, Maria Goreti Silva
Candeias, Analisa
Martins, Fátima
Martins, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educadores de infância
Formação
Saúde
Education
Teachers
Training
Health
topic Educação
Educadores de infância
Formação
Saúde
Education
Teachers
Training
Health
description O presente estudo pretende descrever o programa de intervenção, baseado no desenvolvimento de conhe‑ cimentos e competências em educadores de infância relacionados com a alimentação, crescimento, desen‑ volvimento e adesão a novos alimentos na primeira infância. Os educadores de infância das creches (18 no total) participaram no programa de intervenção, que ocorreu entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, acreditada pelo Ministério da Educação, Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Globalmente, a oficina de formação constituiu-se como um espaço de reflexão, análise e exploração de temáticas relacionadas com os estilos de vida na primeira infância, num total de 25 horas de formação presencias e 25 horas de experimentação no contexto de trabalho das formandas. Procurámos centrar os momentos formativos numa pedagogia baseada na partilha, expo‑ sição de perspetivas singulares entre pares, colaboração e iniciativa conjunta. Explorámos as expetativas das formandas relativamente à oficina de formação e as suas representações sobre a alimentação em crianças. A experiência terminou, mas com um sentido expectável de continuidade, pois deixou marcas em todos os que participaram. As implicações para a prática foram testemunhadas por todas as formandas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/39629
url http://hdl.handle.net/1822/39629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rosário, Rafaela; Mendes, Goreti; Candeias, Analisa; Martins, Fátima; Martins, Cristina. Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches, Misericórdia de Braga. Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga, 11, 331-342, 2015.
1646‑3188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132422693978112