Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Juvenal
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16844
Resumo: Os processes de interação do Cidadão ou Empresa com a Administração Pública (AP), normalmente designados por Consumer-la-Administration (C2A) e Business-to-Administration (BZA), de acordo com algumas entidades como a ANACOM (http://www.anacom.pt, 2004), têm ainda a sua origem, na maioria dos casos, numa ótica baseada na organização interna da administração, por oposição a uma ótica desejável baseada nos serviços tal como são vistos pelo Cidadão ou Empresa. Estes processos, que constituem casos concretos de workflow, ao nível a que se pretende desenvolver na dissertação proposta, são modeláveis com precisão, recorrendo a linguagens como o Unified Modeling Language (UML), através dos seus vários diagramas. É assim possível estabelecer um conjunto de regras, aplicáveis com sistemática, que permitam a reengenharia desses processos, no sentido de obter não só uma solução orientada para o Actor principal (Cidadão ou Empresa), mas também para a eficiente. É ainda possível, como se pretende demonstrar através desta dissertação, estabelecer métricas de eventuais ganhos nas versões redesenhadas e derivar, em termos gerais, arquiteturas distribuídas que suportem as soluções propostas. /ABSTRACT - Methodology for Reengineering of C2A and B2A Processes The processes of interaction between Citizens and Businesses with the Public Administration (PA), usually designated for Consumer-to-Administration (C2A) and Business-to-Administration (B2/1), according to some entity like as ANACOM (http://www.anacom.pt, 2004), still reflect, in the majority of cases, the internal organization and procedures of the various agencies involved, and not the desirable perspective of services as seen by the citizen or enterprise. These processes, that constitute specific cases of workflows within the scope of this dissertation, can be modeled' with precision using languages as UML, through several of its diagrams. It is therefore possible to establish a set of rules, systematically applicable, that can guide the reengineering of these processes, not only towards an Actor (Citizen or Business) oriented approach but also achieving higher efficiency. It is also possible, as intends to demonstrate in this master thesis, to establish metrics for the possible gains, in the redesigned' versions, and' to derive, in general terms, distributed architectures that support the proposed solutions.
id RCAP_b590c286c0bf35da40b423a9ec537fd5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2AReengenharia de processosOs processes de interação do Cidadão ou Empresa com a Administração Pública (AP), normalmente designados por Consumer-la-Administration (C2A) e Business-to-Administration (BZA), de acordo com algumas entidades como a ANACOM (http://www.anacom.pt, 2004), têm ainda a sua origem, na maioria dos casos, numa ótica baseada na organização interna da administração, por oposição a uma ótica desejável baseada nos serviços tal como são vistos pelo Cidadão ou Empresa. Estes processos, que constituem casos concretos de workflow, ao nível a que se pretende desenvolver na dissertação proposta, são modeláveis com precisão, recorrendo a linguagens como o Unified Modeling Language (UML), através dos seus vários diagramas. É assim possível estabelecer um conjunto de regras, aplicáveis com sistemática, que permitam a reengenharia desses processos, no sentido de obter não só uma solução orientada para o Actor principal (Cidadão ou Empresa), mas também para a eficiente. É ainda possível, como se pretende demonstrar através desta dissertação, estabelecer métricas de eventuais ganhos nas versões redesenhadas e derivar, em termos gerais, arquiteturas distribuídas que suportem as soluções propostas. /ABSTRACT - Methodology for Reengineering of C2A and B2A Processes The processes of interaction between Citizens and Businesses with the Public Administration (PA), usually designated for Consumer-to-Administration (C2A) and Business-to-Administration (B2/1), according to some entity like as ANACOM (http://www.anacom.pt, 2004), still reflect, in the majority of cases, the internal organization and procedures of the various agencies involved, and not the desirable perspective of services as seen by the citizen or enterprise. These processes, that constitute specific cases of workflows within the scope of this dissertation, can be modeled' with precision using languages as UML, through several of its diagrams. It is therefore possible to establish a set of rules, systematically applicable, that can guide the reengineering of these processes, not only towards an Actor (Citizen or Business) oriented approach but also achieving higher efficiency. It is also possible, as intends to demonstrate in this master thesis, to establish metrics for the possible gains, in the redesigned' versions, and' to derive, in general terms, distributed architectures that support the proposed solutions.Universidade de Évora2016-01-26T12:02:20Z2016-01-262008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16844http://hdl.handle.net/10174/16844pordep. C.T.teses@bib.uevora.pt283Pereira, Juvenalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:10.371207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2A
title Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2A
spellingShingle Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2A
Pereira, Juvenal
Reengenharia de processos
title_short Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2A
title_full Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2A
title_fullStr Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2A
title_full_unstemmed Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2A
title_sort Metodologia para reengenharia de processos C2A e B2A
author Pereira, Juvenal
author_facet Pereira, Juvenal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Juvenal
dc.subject.por.fl_str_mv Reengenharia de processos
topic Reengenharia de processos
description Os processes de interação do Cidadão ou Empresa com a Administração Pública (AP), normalmente designados por Consumer-la-Administration (C2A) e Business-to-Administration (BZA), de acordo com algumas entidades como a ANACOM (http://www.anacom.pt, 2004), têm ainda a sua origem, na maioria dos casos, numa ótica baseada na organização interna da administração, por oposição a uma ótica desejável baseada nos serviços tal como são vistos pelo Cidadão ou Empresa. Estes processos, que constituem casos concretos de workflow, ao nível a que se pretende desenvolver na dissertação proposta, são modeláveis com precisão, recorrendo a linguagens como o Unified Modeling Language (UML), através dos seus vários diagramas. É assim possível estabelecer um conjunto de regras, aplicáveis com sistemática, que permitam a reengenharia desses processos, no sentido de obter não só uma solução orientada para o Actor principal (Cidadão ou Empresa), mas também para a eficiente. É ainda possível, como se pretende demonstrar através desta dissertação, estabelecer métricas de eventuais ganhos nas versões redesenhadas e derivar, em termos gerais, arquiteturas distribuídas que suportem as soluções propostas. /ABSTRACT - Methodology for Reengineering of C2A and B2A Processes The processes of interaction between Citizens and Businesses with the Public Administration (PA), usually designated for Consumer-to-Administration (C2A) and Business-to-Administration (B2/1), according to some entity like as ANACOM (http://www.anacom.pt, 2004), still reflect, in the majority of cases, the internal organization and procedures of the various agencies involved, and not the desirable perspective of services as seen by the citizen or enterprise. These processes, that constitute specific cases of workflows within the scope of this dissertation, can be modeled' with precision using languages as UML, through several of its diagrams. It is therefore possible to establish a set of rules, systematically applicable, that can guide the reengineering of these processes, not only towards an Actor (Citizen or Business) oriented approach but also achieving higher efficiency. It is also possible, as intends to demonstrate in this master thesis, to establish metrics for the possible gains, in the redesigned' versions, and' to derive, in general terms, distributed architectures that support the proposed solutions.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2016-01-26T12:02:20Z
2016-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16844
http://hdl.handle.net/10174/16844
url http://hdl.handle.net/10174/16844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.T.
teses@bib.uevora.pt
283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136574779162624