DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4848 |
Resumo: | A pluralidade de significados associados à qualidade da educação, atesta a complexidade em operacionalizar a sua utilização como elemento estruturante das políticas educativas. Este artigo pretende contribuir para o encontro dialéctico entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino, “serviço” prestado pela escola e a satisfação do “cliente”, neste caso a satisfação do estudante. Este estudo envolveu 121 alunos dos cursos de Enfermagem e Gestão da Universidade de Évora e 36 alunos do 12.º ano de uma escola de Évora. Através de dois questionários construídos e validados para o efeito, averiguámos o grau de satisfação dos estudantes em relação ao rendimento académico alcançado e identificámos os factores que consideram basilares para o melhoramento do mesmo, assim como as atitudes e percepções face a esses factores. Relacionámos, ainda, os resultados destas análises e estabelecemos comparações entre alunos do 1.º ano e 12.º ano, com o objectivo de perceber se as representações sobre qualidade de ensino evoluem na transição de ciclo de estudos. Os resultados parecem indicar que os alunos do ensino superior sentem alguma menor satisfação com o seu rendimento académico, comparativamente aos seus colegas do ensino secundário, e que existem diferenças nas representações de qualidade de ensino na transição entre ciclos de estudo. |
id |
RCAP_b5aa9c94da334f86302fb8d3788a53e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4848 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:RENDIMENTO ACADÉMICOGRAU DE SATISFAÇÃOQUALIDADE DE ENSINOTRANSIÇÃOA pluralidade de significados associados à qualidade da educação, atesta a complexidade em operacionalizar a sua utilização como elemento estruturante das políticas educativas. Este artigo pretende contribuir para o encontro dialéctico entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino, “serviço” prestado pela escola e a satisfação do “cliente”, neste caso a satisfação do estudante. Este estudo envolveu 121 alunos dos cursos de Enfermagem e Gestão da Universidade de Évora e 36 alunos do 12.º ano de uma escola de Évora. Através de dois questionários construídos e validados para o efeito, averiguámos o grau de satisfação dos estudantes em relação ao rendimento académico alcançado e identificámos os factores que consideram basilares para o melhoramento do mesmo, assim como as atitudes e percepções face a esses factores. Relacionámos, ainda, os resultados destas análises e estabelecemos comparações entre alunos do 1.º ano e 12.º ano, com o objectivo de perceber se as representações sobre qualidade de ensino evoluem na transição de ciclo de estudos. Os resultados parecem indicar que os alunos do ensino superior sentem alguma menor satisfação com o seu rendimento académico, comparativamente aos seus colegas do ensino secundário, e que existem diferenças nas representações de qualidade de ensino na transição entre ciclos de estudo.Universidade do Minho2012-02-01T15:40:38Z2012-02-012009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4848http://hdl.handle.net/10174/4848por2917-2932978-972-8746-71-1hrebelo@herebelo.comjbonito@uevora.ptmmo@uevora.ptmcid@uevora.ptmsaraiva@uevora.ptActas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogi229Rebelo, HugoBonito, JorgeOliveira, Maria ManuelaCid, MaríliaSaraiva, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:58.957255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES: |
title |
DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES: |
spellingShingle |
DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES: Rebelo, Hugo RENDIMENTO ACADÉMICO GRAU DE SATISFAÇÃO QUALIDADE DE ENSINO TRANSIÇÃO |
title_short |
DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES: |
title_full |
DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES: |
title_fullStr |
DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES: |
title_full_unstemmed |
DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES: |
title_sort |
DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES: |
author |
Rebelo, Hugo |
author_facet |
Rebelo, Hugo Bonito, Jorge Oliveira, Maria Manuela Cid, Marília Saraiva, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Bonito, Jorge Oliveira, Maria Manuela Cid, Marília Saraiva, Margarida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Hugo Bonito, Jorge Oliveira, Maria Manuela Cid, Marília Saraiva, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RENDIMENTO ACADÉMICO GRAU DE SATISFAÇÃO QUALIDADE DE ENSINO TRANSIÇÃO |
topic |
RENDIMENTO ACADÉMICO GRAU DE SATISFAÇÃO QUALIDADE DE ENSINO TRANSIÇÃO |
description |
A pluralidade de significados associados à qualidade da educação, atesta a complexidade em operacionalizar a sua utilização como elemento estruturante das políticas educativas. Este artigo pretende contribuir para o encontro dialéctico entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino, “serviço” prestado pela escola e a satisfação do “cliente”, neste caso a satisfação do estudante. Este estudo envolveu 121 alunos dos cursos de Enfermagem e Gestão da Universidade de Évora e 36 alunos do 12.º ano de uma escola de Évora. Através de dois questionários construídos e validados para o efeito, averiguámos o grau de satisfação dos estudantes em relação ao rendimento académico alcançado e identificámos os factores que consideram basilares para o melhoramento do mesmo, assim como as atitudes e percepções face a esses factores. Relacionámos, ainda, os resultados destas análises e estabelecemos comparações entre alunos do 1.º ano e 12.º ano, com o objectivo de perceber se as representações sobre qualidade de ensino evoluem na transição de ciclo de estudos. Os resultados parecem indicar que os alunos do ensino superior sentem alguma menor satisfação com o seu rendimento académico, comparativamente aos seus colegas do ensino secundário, e que existem diferenças nas representações de qualidade de ensino na transição entre ciclos de estudo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2012-02-01T15:40:38Z 2012-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4848 http://hdl.handle.net/10174/4848 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2917-2932 978-972-8746-71-1 hrebelo@herebelo.com jbonito@uevora.pt mmo@uevora.pt mcid@uevora.pt msaraiva@uevora.pt Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogi 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136482458337280 |