DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Hugo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bonito, Jorge, Oliveira, Maria Manuela, Cid, Marília, Saraiva, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4848
Resumo: A pluralidade de significados associados à qualidade da educação, atesta a complexidade em operacionalizar a sua utilização como elemento estruturante das políticas educativas. Este artigo pretende contribuir para o encontro dialéctico entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino, “serviço” prestado pela escola e a satisfação do “cliente”, neste caso a satisfação do estudante. Este estudo envolveu 121 alunos dos cursos de Enfermagem e Gestão da Universidade de Évora e 36 alunos do 12.º ano de uma escola de Évora. Através de dois questionários construídos e validados para o efeito, averiguámos o grau de satisfação dos estudantes em relação ao rendimento académico alcançado e identificámos os factores que consideram basilares para o melhoramento do mesmo, assim como as atitudes e percepções face a esses factores. Relacionámos, ainda, os resultados destas análises e estabelecemos comparações entre alunos do 1.º ano e 12.º ano, com o objectivo de perceber se as representações sobre qualidade de ensino evoluem na transição de ciclo de estudos. Os resultados parecem indicar que os alunos do ensino superior sentem alguma menor satisfação com o seu rendimento académico, comparativamente aos seus colegas do ensino secundário, e que existem diferenças nas representações de qualidade de ensino na transição entre ciclos de estudo.
id RCAP_b5aa9c94da334f86302fb8d3788a53e8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:RENDIMENTO ACADÉMICOGRAU DE SATISFAÇÃOQUALIDADE DE ENSINOTRANSIÇÃOA pluralidade de significados associados à qualidade da educação, atesta a complexidade em operacionalizar a sua utilização como elemento estruturante das políticas educativas. Este artigo pretende contribuir para o encontro dialéctico entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino, “serviço” prestado pela escola e a satisfação do “cliente”, neste caso a satisfação do estudante. Este estudo envolveu 121 alunos dos cursos de Enfermagem e Gestão da Universidade de Évora e 36 alunos do 12.º ano de uma escola de Évora. Através de dois questionários construídos e validados para o efeito, averiguámos o grau de satisfação dos estudantes em relação ao rendimento académico alcançado e identificámos os factores que consideram basilares para o melhoramento do mesmo, assim como as atitudes e percepções face a esses factores. Relacionámos, ainda, os resultados destas análises e estabelecemos comparações entre alunos do 1.º ano e 12.º ano, com o objectivo de perceber se as representações sobre qualidade de ensino evoluem na transição de ciclo de estudos. Os resultados parecem indicar que os alunos do ensino superior sentem alguma menor satisfação com o seu rendimento académico, comparativamente aos seus colegas do ensino secundário, e que existem diferenças nas representações de qualidade de ensino na transição entre ciclos de estudo.Universidade do Minho2012-02-01T15:40:38Z2012-02-012009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4848http://hdl.handle.net/10174/4848por2917-2932978-972-8746-71-1hrebelo@herebelo.comjbonito@uevora.ptmmo@uevora.ptmcid@uevora.ptmsaraiva@uevora.ptActas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogi229Rebelo, HugoBonito, JorgeOliveira, Maria ManuelaCid, MaríliaSaraiva, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:58.957255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:
title DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:
spellingShingle DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:
Rebelo, Hugo
RENDIMENTO ACADÉMICO
GRAU DE SATISFAÇÃO
QUALIDADE DE ENSINO
TRANSIÇÃO
title_short DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:
title_full DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:
title_fullStr DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:
title_full_unstemmed DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:
title_sort DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:
author Rebelo, Hugo
author_facet Rebelo, Hugo
Bonito, Jorge
Oliveira, Maria Manuela
Cid, Marília
Saraiva, Margarida
author_role author
author2 Bonito, Jorge
Oliveira, Maria Manuela
Cid, Marília
Saraiva, Margarida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Hugo
Bonito, Jorge
Oliveira, Maria Manuela
Cid, Marília
Saraiva, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv RENDIMENTO ACADÉMICO
GRAU DE SATISFAÇÃO
QUALIDADE DE ENSINO
TRANSIÇÃO
topic RENDIMENTO ACADÉMICO
GRAU DE SATISFAÇÃO
QUALIDADE DE ENSINO
TRANSIÇÃO
description A pluralidade de significados associados à qualidade da educação, atesta a complexidade em operacionalizar a sua utilização como elemento estruturante das políticas educativas. Este artigo pretende contribuir para o encontro dialéctico entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino, “serviço” prestado pela escola e a satisfação do “cliente”, neste caso a satisfação do estudante. Este estudo envolveu 121 alunos dos cursos de Enfermagem e Gestão da Universidade de Évora e 36 alunos do 12.º ano de uma escola de Évora. Através de dois questionários construídos e validados para o efeito, averiguámos o grau de satisfação dos estudantes em relação ao rendimento académico alcançado e identificámos os factores que consideram basilares para o melhoramento do mesmo, assim como as atitudes e percepções face a esses factores. Relacionámos, ainda, os resultados destas análises e estabelecemos comparações entre alunos do 1.º ano e 12.º ano, com o objectivo de perceber se as representações sobre qualidade de ensino evoluem na transição de ciclo de estudos. Os resultados parecem indicar que os alunos do ensino superior sentem alguma menor satisfação com o seu rendimento académico, comparativamente aos seus colegas do ensino secundário, e que existem diferenças nas representações de qualidade de ensino na transição entre ciclos de estudo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2012-02-01T15:40:38Z
2012-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4848
http://hdl.handle.net/10174/4848
url http://hdl.handle.net/10174/4848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2917-2932
978-972-8746-71-1
hrebelo@herebelo.com
jbonito@uevora.pt
mmo@uevora.pt
mcid@uevora.pt
msaraiva@uevora.pt
Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogi
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136482458337280