Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ensinas, Vasco Gil Rito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5650
Resumo: Na conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários o estágio pedagógico é encarado como a etapa indispensável visto que é aqui que são aplicados todos os conhecimentos adquiridos numa fase menos prática. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, e as turmas envolvidas foram: a turma do 10º C&D era composta por 35 alunos, a turma B&D do 11º ano por 16 alunos e a turma do 12º C era composta por 21 alunos. Fiquei responsável pelo processo de lecionação e planificação das aulas do 10º ano. No processo do estágio pedagógico os estagiários envolveram-se também nas funções e responsabilidades da direção de turma e do desporto escolar. Pode-se também constatar as atividades em que o grupo de estágio esteve envolvido ativamente no ano letivo 2013/2014. O estágio pedagógico foi sem dúvida um momento muito importante numa nova fase de aprendizagem, reflexão, análise e consolidação de conhecimentos imprescindíveis na prática pedagógica. O objetivo deste estudo passa por verificar o efeito da ordem de execução do treino de resistência e de força sobre o desenvolvimento da condição física dos alunos, com a finalidade de verificar como podemos ser mais eficazes no treino da condição física dos alunos durante as aulas de Educação Física. Neste estudo participaram um total de 56 (entre os 16 e 19 anos), sendo que 10 pertenciam ao grupo de controlo, 24 pertenciam ao grupo 1 e 22 pertenciam ao grupo 2. O grupo experimental foi submetido a 10 semanas de treino de força e de resistência (alteração dos 19 minutos iniciais das aulas), sendo que o grupo 1 treinava resistência seguido de força e o grupo 2 vice-versa. Para avaliarmos os efeitos de treino nos sujeitos, estes foram submetidos a três momentos de avaliação, nos quais foram aplicados o teste de vaivém, extensões de braços, lançamentos de bolas medicinais de 1kg, 3kg e 5kg, salto vertical, salto horizontal e sprint 20m. Em termos estatísticos foram utilizadas médias e desvios-padrão, e os testes não paramétricos de Friedman, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. O estudo revelou-nos que apenas os grupos sujeitos ao plano de treino apresentaram melhorias significativas no seu desempenho. Com este estudo podemos concluir que independentemente da ordem de aplicação dos exercícios, 19 minutos de treino de força e resistência aplicados duas vezes por semana no início das aulas de Educação Física é suficiente para contribuir significativamente para a melhoria da condição física dos alunos.
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Pode-se também constatar as atividades em que o grupo de estágio esteve envolvido ativamente no ano letivo 2013/2014. O estágio pedagógico foi sem dúvida um momento muito importante numa nova fase de aprendizagem, reflexão, análise e consolidação de conhecimentos imprescindíveis na prática pedagógica. O objetivo deste estudo passa por verificar o efeito da ordem de execução do treino de resistência e de força sobre o desenvolvimento da condição física dos alunos, com a finalidade de verificar como podemos ser mais eficazes no treino da condição física dos alunos durante as aulas de Educação Física. Neste estudo participaram um total de 56 (entre os 16 e 19 anos), sendo que 10 pertenciam ao grupo de controlo, 24 pertenciam ao grupo 1 e 22 pertenciam ao grupo 2. O grupo experimental foi submetido a 10 semanas de treino de força e de resistência (alteração dos 19 minutos iniciais das aulas), sendo que o grupo 1 treinava resistência seguido de força e o grupo 2 vice-versa. Para avaliarmos os efeitos de treino nos sujeitos, estes foram submetidos a três momentos de avaliação, nos quais foram aplicados o teste de vaivém, extensões de braços, lançamentos de bolas medicinais de 1kg, 3kg e 5kg, salto vertical, salto horizontal e sprint 20m. Em termos estatísticos foram utilizadas médias e desvios-padrão, e os testes não paramétricos de Friedman, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. O estudo revelou-nos que apenas os grupos sujeitos ao plano de treino apresentaram melhorias significativas no seu desempenho. Com este estudo podemos concluir que independentemente da ordem de aplicação dos exercícios, 19 minutos de treino de força e resistência aplicados duas vezes por semana no início das aulas de Educação Física é suficiente para contribuir significativamente para a melhoria da condição física dos alunos.In the conclusion of the teaching of Physical Education on the Basic and Secundary schools the practical teaching is seen as the essential step since that this is where you can apply all the knowledge that I had acquired in a less practical phase. The practicum took place in Frei Heitor Pinto Secondary School, and the class involved was, the class of 10th C & D. That class was composed by a total of 35 students, the class B & D of the 11th grade that was composed by 16 students and the class of the 12th C that was composed by 21 students. I was in charge of the process of planning and teaching the classes of the 10th grade. In the process of practicum we’re also involved in the responsibilities of the classes and school sports activities. You can also see the activities were the group was involved in the academic year of 2013/2014.The practicum was undoubtedly a very important moment in a new phase of learning, reflection, analysis and consolidation of essential knowledge in pedagogical practice. The objective of this study is to assess the effect of the order of execution of endurance and resistance training on the development of the physical condition of the students, in order to see how we can be more effective in training the physical condition of students during school Education Physics. This study involved a total of 56 (between 16 and 19 years), and 10 belonged to the control group, 24 belonged to group 1 and 22 belonged to group 2. The experimental group underwent 10 weeks of endurance and resistance training and (change from baseline 19 minutes classes), while group 1 was training followed by endurance and resistance training and group 2 vice-versa. To evaluate the effects of training in the subject, they underwent three assessments, in which the test shuttle, extended arms, releases medicine balls 1kg, 3kg and 5kg, countermovement jump, standing long jump and 20m sprint were applied. In statistical terms means and standard deviations, and the nonparametric Friedman, Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests were used. The study showed us that only those groups with the workout plan showed significant improvements in their performance. With this study we can conclude that regardless of the order of application of exercises, 19 minutes of endurance and resistance training applied twice a week at the beginning of the Physical Education classes is sufficient to contribute significantly to improving the physical condition of students.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumEnsinas, Vasco Gil Rito2018-08-03T13:33:52Z2014-6-202014-07-172014-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5650TID:201641356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:31.243944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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