Vasectomia – Que realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, P
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Graça, B, Palmas, A
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.10/143
Resumo: A vasectomia é um método contraceptivo reconhecidamente seguro e eficaz. Nos EUA por exemplo, é utilizado em cerca de 11 % dos casais, realizando-se aproximadamente em meio milhão de homens por ano e constitui-se em si mesmo, como o procedimento cirúrgico mais frequente, no âmbito da Urologia. Os objectivos consistiram em determinar o grau de conhecimento dos homens sobre a vasectomia, bem como de outros métodos de contracepção e correlacionar os resultados com as características sócio-económicas e culturais da população dos Concelhos da Amadora e Sintra, assim como, avaliar a eficácia das acções de divulgação da informação difundida, seja pelos Centros de Saúde, seja pela própria Consulta de Urologia do Hospital Fernando Fonseca. O quantitativo de intervenções cirúrgicas (vasectomias) realizadas pelo Serviço de Urologia do Hospital Fernando Fonseca é suficientemente inferior ao efectuado em outros países, apoiando assim os resultados obtidos na presente amostra. Dos 52 casos analisados, verificou-se que 10 confirmaram ter conhecimento da vasectomia, mas apenas em 1 caso foi a mesma realizada. A maioria dos inquiridos (53,8 %) utilizam como método de contracepção o preservativo e a pílula feminina. Não obstante a amostra do presente inquérito poder não ser suficientemente expressiva, admite-se que a mesma possa ter significado, no reconhecimento da insuficiência da divulgação actualmente existente sobre este método de contracepção tão seguro e eficaz. Em relação ao nível sócio-económico e cultural verifica-se poder haver uma correlação de proporcionalidade quase directa, com o nível de conhecimento da vasectomia e consequente motivação para a sua realização.
id RCAP_b5f163f7640c00a59495876d5e8e45c9
oai_identifier_str oai:repositorio.hff.min-saude.pt:10400.10/143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Vasectomia – Que realidade?VasectomiaA vasectomia é um método contraceptivo reconhecidamente seguro e eficaz. Nos EUA por exemplo, é utilizado em cerca de 11 % dos casais, realizando-se aproximadamente em meio milhão de homens por ano e constitui-se em si mesmo, como o procedimento cirúrgico mais frequente, no âmbito da Urologia. Os objectivos consistiram em determinar o grau de conhecimento dos homens sobre a vasectomia, bem como de outros métodos de contracepção e correlacionar os resultados com as características sócio-económicas e culturais da população dos Concelhos da Amadora e Sintra, assim como, avaliar a eficácia das acções de divulgação da informação difundida, seja pelos Centros de Saúde, seja pela própria Consulta de Urologia do Hospital Fernando Fonseca. O quantitativo de intervenções cirúrgicas (vasectomias) realizadas pelo Serviço de Urologia do Hospital Fernando Fonseca é suficientemente inferior ao efectuado em outros países, apoiando assim os resultados obtidos na presente amostra. Dos 52 casos analisados, verificou-se que 10 confirmaram ter conhecimento da vasectomia, mas apenas em 1 caso foi a mesma realizada. A maioria dos inquiridos (53,8 %) utilizam como método de contracepção o preservativo e a pílula feminina. Não obstante a amostra do presente inquérito poder não ser suficientemente expressiva, admite-se que a mesma possa ter significado, no reconhecimento da insuficiência da divulgação actualmente existente sobre este método de contracepção tão seguro e eficaz. Em relação ao nível sócio-económico e cultural verifica-se poder haver uma correlação de proporcionalidade quase directa, com o nível de conhecimento da vasectomia e consequente motivação para a sua realização.Associação Portuguesa de UrologiaRepositório do Hospital Prof. Doutor Fernando FonsecaSantos, PGraça, BPalmas, A2010-05-19T14:11:03Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.10/143porActa Urol. 2009; 26(1): 9-12info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:51:10ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Vasectomia – Que realidade?
title Vasectomia – Que realidade?
spellingShingle Vasectomia – Que realidade?
Santos, P
Vasectomia
title_short Vasectomia – Que realidade?
title_full Vasectomia – Que realidade?
title_fullStr Vasectomia – Que realidade?
title_full_unstemmed Vasectomia – Que realidade?
title_sort Vasectomia – Que realidade?
author Santos, P
author_facet Santos, P
Graça, B
Palmas, A
author_role author
author2 Graça, B
Palmas, A
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, P
Graça, B
Palmas, A
dc.subject.por.fl_str_mv Vasectomia
topic Vasectomia
description A vasectomia é um método contraceptivo reconhecidamente seguro e eficaz. Nos EUA por exemplo, é utilizado em cerca de 11 % dos casais, realizando-se aproximadamente em meio milhão de homens por ano e constitui-se em si mesmo, como o procedimento cirúrgico mais frequente, no âmbito da Urologia. Os objectivos consistiram em determinar o grau de conhecimento dos homens sobre a vasectomia, bem como de outros métodos de contracepção e correlacionar os resultados com as características sócio-económicas e culturais da população dos Concelhos da Amadora e Sintra, assim como, avaliar a eficácia das acções de divulgação da informação difundida, seja pelos Centros de Saúde, seja pela própria Consulta de Urologia do Hospital Fernando Fonseca. O quantitativo de intervenções cirúrgicas (vasectomias) realizadas pelo Serviço de Urologia do Hospital Fernando Fonseca é suficientemente inferior ao efectuado em outros países, apoiando assim os resultados obtidos na presente amostra. Dos 52 casos analisados, verificou-se que 10 confirmaram ter conhecimento da vasectomia, mas apenas em 1 caso foi a mesma realizada. A maioria dos inquiridos (53,8 %) utilizam como método de contracepção o preservativo e a pílula feminina. Não obstante a amostra do presente inquérito poder não ser suficientemente expressiva, admite-se que a mesma possa ter significado, no reconhecimento da insuficiência da divulgação actualmente existente sobre este método de contracepção tão seguro e eficaz. Em relação ao nível sócio-económico e cultural verifica-se poder haver uma correlação de proporcionalidade quase directa, com o nível de conhecimento da vasectomia e consequente motivação para a sua realização.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2010-05-19T14:11:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.10/143
url http://hdl.handle.net/10400.10/143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Acta Urol. 2009; 26(1): 9-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Urologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Urologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301449085026304