Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maxiano Dâmaso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Slomara Aparecida, Coelho, Daniel Barbosa, Becker, Lenice Kappes, Oliveira, Emerson Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.16233
Resumo: O objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos professores de Educação Física sobre a ocorrência de bullying nas escolas que atuam e elencar as ações utilizadas para prevenir o problema. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados é possível afirmar que as escolas não assumem o compromisso de planejar e aplicar estratégias que possam prevenir o fenômeno do bullying. Os dados também indicam que a formação inicial pode ter sido deficiente na preparação de professores para compreender e combater esse tipo de violência. Espera-se que este estudo possa levar à reflexão não somente os professores envolvidos, mas também as instituições de ensino superior assim como as escolas para que o bullying seja corretamente estudado e combatido.  
id RCAP_b66f9d8ab7d4a210b60b95db85da6ee6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o BullyingIdentificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o BullyingOriginal ArticleO objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos professores de Educação Física sobre a ocorrência de bullying nas escolas que atuam e elencar as ações utilizadas para prevenir o problema. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados é possível afirmar que as escolas não assumem o compromisso de planejar e aplicar estratégias que possam prevenir o fenômeno do bullying. Os dados também indicam que a formação inicial pode ter sido deficiente na preparação de professores para compreender e combater esse tipo de violência. Espera-se que este estudo possa levar à reflexão não somente os professores envolvidos, mas também as instituições de ensino superior assim como as escolas para que o bullying seja corretamente estudado e combatido.  The objective of this study was to investigate the perception of Physical Education teachers about the occurrence of bullying in the schools that act and to list the actions used to prevent the problem. A semi-structured interview was the instrument used in this qualitative study. Based on the results, it is possible to affirm that schools are not committed to planning and applying strategies that can prevent the phenomenon of bullying. The data also indicate that initial training may have been deficient in preparing teachers to understand and combat such violence. It is hoped that this study may lead to reflection not only the teachers involved, but also higher education institutions as well as schools so that the bullying is properly studied and combated.Edições Sílabas Didáticas2018-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.16233por2182-29721646-107XMartins, Maxiano DâmasoSilva, Slomara AparecidaCoelho, Daniel BarbosaBecker, Lenice KappesOliveira, Emerson Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:07.154276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying
Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying
title Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying
spellingShingle Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying
Martins, Maxiano Dâmaso
Original Article
title_short Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying
title_full Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying
title_fullStr Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying
title_full_unstemmed Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying
title_sort Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying
author Martins, Maxiano Dâmaso
author_facet Martins, Maxiano Dâmaso
Silva, Slomara Aparecida
Coelho, Daniel Barbosa
Becker, Lenice Kappes
Oliveira, Emerson Cruz
author_role author
author2 Silva, Slomara Aparecida
Coelho, Daniel Barbosa
Becker, Lenice Kappes
Oliveira, Emerson Cruz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maxiano Dâmaso
Silva, Slomara Aparecida
Coelho, Daniel Barbosa
Becker, Lenice Kappes
Oliveira, Emerson Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description O objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos professores de Educação Física sobre a ocorrência de bullying nas escolas que atuam e elencar as ações utilizadas para prevenir o problema. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados é possível afirmar que as escolas não assumem o compromisso de planejar e aplicar estratégias que possam prevenir o fenômeno do bullying. Os dados também indicam que a formação inicial pode ter sido deficiente na preparação de professores para compreender e combater esse tipo de violência. Espera-se que este estudo possa levar à reflexão não somente os professores envolvidos, mas também as instituições de ensino superior assim como as escolas para que o bullying seja corretamente estudado e combatido.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.16233
url https://doi.org/10.6063/motricidade.16233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130168607899648