Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.16233 |
Resumo: | O objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos professores de Educação Física sobre a ocorrência de bullying nas escolas que atuam e elencar as ações utilizadas para prevenir o problema. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados é possível afirmar que as escolas não assumem o compromisso de planejar e aplicar estratégias que possam prevenir o fenômeno do bullying. Os dados também indicam que a formação inicial pode ter sido deficiente na preparação de professores para compreender e combater esse tipo de violência. Espera-se que este estudo possa levar à reflexão não somente os professores envolvidos, mas também as instituições de ensino superior assim como as escolas para que o bullying seja corretamente estudado e combatido. |
id |
RCAP_b66f9d8ab7d4a210b60b95db85da6ee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16233 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o BullyingIdentificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o BullyingOriginal ArticleO objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos professores de Educação Física sobre a ocorrência de bullying nas escolas que atuam e elencar as ações utilizadas para prevenir o problema. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados é possível afirmar que as escolas não assumem o compromisso de planejar e aplicar estratégias que possam prevenir o fenômeno do bullying. Os dados também indicam que a formação inicial pode ter sido deficiente na preparação de professores para compreender e combater esse tipo de violência. Espera-se que este estudo possa levar à reflexão não somente os professores envolvidos, mas também as instituições de ensino superior assim como as escolas para que o bullying seja corretamente estudado e combatido. The objective of this study was to investigate the perception of Physical Education teachers about the occurrence of bullying in the schools that act and to list the actions used to prevent the problem. A semi-structured interview was the instrument used in this qualitative study. Based on the results, it is possible to affirm that schools are not committed to planning and applying strategies that can prevent the phenomenon of bullying. The data also indicate that initial training may have been deficient in preparing teachers to understand and combat such violence. It is hoped that this study may lead to reflection not only the teachers involved, but also higher education institutions as well as schools so that the bullying is properly studied and combated.Edições Sílabas Didáticas2018-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.16233por2182-29721646-107XMartins, Maxiano DâmasoSilva, Slomara AparecidaCoelho, Daniel BarbosaBecker, Lenice KappesOliveira, Emerson Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:07.154276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying |
title |
Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying |
spellingShingle |
Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying Martins, Maxiano Dâmaso Original Article |
title_short |
Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying |
title_full |
Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying |
title_fullStr |
Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying |
title_full_unstemmed |
Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying |
title_sort |
Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying |
author |
Martins, Maxiano Dâmaso |
author_facet |
Martins, Maxiano Dâmaso Silva, Slomara Aparecida Coelho, Daniel Barbosa Becker, Lenice Kappes Oliveira, Emerson Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Slomara Aparecida Coelho, Daniel Barbosa Becker, Lenice Kappes Oliveira, Emerson Cruz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maxiano Dâmaso Silva, Slomara Aparecida Coelho, Daniel Barbosa Becker, Lenice Kappes Oliveira, Emerson Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original Article |
topic |
Original Article |
description |
O objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos professores de Educação Física sobre a ocorrência de bullying nas escolas que atuam e elencar as ações utilizadas para prevenir o problema. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados é possível afirmar que as escolas não assumem o compromisso de planejar e aplicar estratégias que possam prevenir o fenômeno do bullying. Os dados também indicam que a formação inicial pode ter sido deficiente na preparação de professores para compreender e combater esse tipo de violência. Espera-se que este estudo possa levar à reflexão não somente os professores envolvidos, mas também as instituições de ensino superior assim como as escolas para que o bullying seja corretamente estudado e combatido. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.16233 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.16233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130168607899648 |