Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Vânia Lúcia Silva, 1986-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1992
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_b6e96e8eaf37e3dadb6cbeda4b8b8e95
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/1992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividadesVisitas de estudoAnimação socio-culturalMuseusRelatórios de estágio de mestrado - 2009Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009Este trabalho relata o estágio curricular realizado no serviço educativo do Museu da Água e a experiência proporcionada pela realização de um projecto de visitas guiadas (e outras actividades) com crianças do ensino pré-escolar e dos 1º e 2º anos do 1º ciclo. Este estágio está relacionado com a área da educação de adultos e especificamente a da animação. O objectivo principal deste relatório é proporcionar um melhor entendimento sobre o funcionamento de um serviço educativo bem como explicitar toda a minha acção durante o estágio, com a realização das visitas guiadas e de todos os passos que estiveram relacionados com elas. A animação sócio-cultural, um dos temas abordados, surge como estratégia para realizar actividades dentro de um museu com todo o tipo de público, pois é uma forma de trabalhar os conteúdos que se pretendem transmitir nas visitas, tornando as visitas mais “leves” e adaptadas ao público em geral. A reflexão-acção surge neste trabalho como uma estratégia e um apoio que sustenta a acção desenvolvida e condiciona a acção a desenvolver pelo educador, através das questões, da compreensão de fenómenos educativos que acontecem nas visitas guiadas. O projecto foi aplicado durante 9 meses e foram feitas 27 visitas guiadas para crianças do préescolar e do 1º e 2º anos, do 1º ciclo.This work describes the traineeship realized in the educational service of the Water Museum and the experience that was offered in the realization of a project based on guide tours, and other activities, with children from the pre- school and from the 1st and 2nd years from the 1st cycle. This traineeship is related with the education area of adult education, specifically in the animation area. The principal objective of this report it´s to proportionate the best understanding how an education service works as well to explain all my work in the traineeship, and the realization of guide tours and all the steps related with them. The socio-cultural animation, one of used themes, appears as an strategy to realize activities inside a museum with all kind of public, because it´s a way of work the contents that we pretend to transmit in the tours, lightning the tours and transforming them for the general public. The action-reflection appears in this work as a strategy and backup that holds developed action and conditioned the action made by the educator, through the questions, and understanding of educational phenomenon that happen on the guide tours. This project was applied during nine months and there were made twenty seven guide tours for pre-school and for 1st and 2nd year children from the 1st cycle.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaRocha, Vânia Lúcia Silva, 1986-2010-11-23T16:51:46Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/1992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:29.178388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividades
title Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividades
spellingShingle Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividades
Rocha, Vânia Lúcia Silva, 1986-
Visitas de estudo
Animação socio-cultural
Museus
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
title_short Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividades
title_full Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividades
title_fullStr Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividades
title_full_unstemmed Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividades
title_sort Os mais pequenos descobrem o Museu da Água : visitas guiadas e outras actividades
author Rocha, Vânia Lúcia Silva, 1986-
author_facet Rocha, Vânia Lúcia Silva, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Vânia Lúcia Silva, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Visitas de estudo
Animação socio-cultural
Museus
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
topic Visitas de estudo
Animação socio-cultural
Museus
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-11-23T16:51:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/1992
url http://hdl.handle.net/10451/1992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134168619155456