Posicionamento e extensão de marca: a atitude do consumidor face à extensão da marca Apple para o mercado dos frigoríficos
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Publication Date: | 2016 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.26/17702 |
Summary: | Esta investigação enquadra-se no âmbito do posicionamento e estratégia de extensão de marca. Tem por objectivo principal o estudo da atitude dos consumidores face a uma proposta de extensão de marca, tal como dos factores que a melhor explicam e influenciam. Num primeiro momento foi desenvolvida uma revisão teórica que permitiu fundamentar a construção de um modelo conceptual de investigação pretendendo-se compreender o comportamento e relações entre os elementos presentes e determinar aqueles que exercem maior influência. Para este estudo foi desenvolvido um caso de extensão hipotético, que se prende com a entrada da marca Apple para o mercado dos frogiríficos. Adoptou-se uma metodologia quantitativa, através de um questionário divulgado online. A análise de dados foi conduzida através de uma análise factorial exploratória e uma regressão linear múltipla com o programa SPSS Statistics. A Atitude do consumidor perante a extensão proposta não é, aparentemente, favorável, sendo influencida pelo Encaixe de Imagem, Encaixe entre Categorias e Imagem da Marca. Para que a Atitude favorável seja favorável conclui-se que é necessário um foco no factor Encaixe de Imagem, i.e. na percepção do consumidor relativamente aos atributos simbólicos da marca e na sua versatilidade, pois é este que produz maior impacto na Atitude. |
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Posicionamento e extensão de marca: a atitude do consumidor face à extensão da marca Apple para o mercado dos frigoríficosMarketingMarcaPosicionamentoExtensão de marcaAppleEsta investigação enquadra-se no âmbito do posicionamento e estratégia de extensão de marca. Tem por objectivo principal o estudo da atitude dos consumidores face a uma proposta de extensão de marca, tal como dos factores que a melhor explicam e influenciam. Num primeiro momento foi desenvolvida uma revisão teórica que permitiu fundamentar a construção de um modelo conceptual de investigação pretendendo-se compreender o comportamento e relações entre os elementos presentes e determinar aqueles que exercem maior influência. Para este estudo foi desenvolvido um caso de extensão hipotético, que se prende com a entrada da marca Apple para o mercado dos frogiríficos. Adoptou-se uma metodologia quantitativa, através de um questionário divulgado online. A análise de dados foi conduzida através de uma análise factorial exploratória e uma regressão linear múltipla com o programa SPSS Statistics. A Atitude do consumidor perante a extensão proposta não é, aparentemente, favorável, sendo influencida pelo Encaixe de Imagem, Encaixe entre Categorias e Imagem da Marca. Para que a Atitude favorável seja favorável conclui-se que é necessário um foco no factor Encaixe de Imagem, i.e. na percepção do consumidor relativamente aos atributos simbólicos da marca e na sua versatilidade, pois é este que produz maior impacto na Atitude.This investigation falls under the mark of positioning and brand extension strategy. Its main goal is the study of the attitude of consumers towards a proposed brand extension, as the factors that best explain and influence it. At first it is developed a theoretical review that supports the construction of a conceptual research model, aiming to understand the behavior and relationships between the elements and determine those with most influence. For this study was developed a hypothetical extension case, which relates to the Apple brand entering the fridge market. This research follows a measurement method through a disclosed online questionnaire. Data analysis was conducted through an exploratory factor analysis and multiple linear regression with SPSS Statistics. The findings suggest that the consumer attitude towards the proposed brand extension is not apparently favorable, and it is influenced by Image Fit, Category Fit and Brand Image. For a favorable attitude the findings suggest that a focus on Image Fit is required, i.e. the perception of the consumer regarding symbolic attributes its versatility, since it is this that produces the greatest impact on the Attitude.Lucena, João PedroCasaca, JoaquimRepositório ComumFreire, João Marinho Falcão de Abreu2017-01-24T12:03:21Z2016-12-01T00:00:00Z2016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17702201557908porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:14.279587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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