Turismo de surf e serious leisure

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Cristina Correia Portugal
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13428
Resumo: O surf é uma atividade desportiva que se tem desenvolvido para se tornar um grande negócio na indústria do lazer e do turismo. De acordo com alguns autores o surf é uma atividade de Serious Leisure (SL) caracterizado por seis qualidades distintivas a Perseverança, Carreira, Esforço, Benefícios, Ethos e Identidade. O objetivo deste trabalho é analisar as seis qualidades de SL com as características sociodemográficas, os comportamentos de surf, os comportamentos de viagem de surf, e a importância dos atributos na escolha de um destino de surf. Esta análise foi realizada com recurso a um questionário online, submetido a uma amostra de praticantes de surf nacionais e internacionais (n=200), que tivessem praticado surf em Portugal, pelo menos uma vez, com idade igual ou superior a 18. A análise estatística foi efetuada com recurso ao SPSS (Statistical package for the Social Sciences) versão 21.0 A análise estatística envolveu medidas de estatística descritiva e estatística inferencial. Dados confirmaram que os surfistas têm uma forte disposição para o turismo de surf e apresentam traços de SL. Os resultados demonstraram que as qualidades de SL são também estimadores dos atributos de destinos de surf relacionados com o Ambiente de surf (qualidade das ondas, diversidade de locais para surfar). Este estudo contribuiu para o conhecimento existente, disponibilizando mais informações sobre os surfistas com o perfil de SL, além do acréscimo de informação sobre este nicho de turismo e da sua importância económica, aos gestores de marketing e de promoção dos destinos de surf.
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