Não basta Germinar…
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/914 |
Resumo: | A germinação de sementes costuma constituir uma actividade proporcionada nos Jardim-de-infância que pode ser usada, quando enquadrada, numa metodologia de descoberta para promover oportunidades de aprendizagem. O pensamento científico pode ser treinado e estimulado, permitindo à criança organizar o conhecimento, criando a necessidade de pesquisar e desenvolvendo a capacidade de resolver problemas. O papel do educador neste processo é o de facilitador e promotor das aprendizagens, gerando oportunidades de participação da criança, através da planificação de actividades experimentais e permitindo avaliar o comportamento individual da criança, bem como no trabalho em grupo. Com este projecto, pretendemos desenvolver nas crianças a compreensão dos factores que influenciam a germinação das sementes, através do método experimental, contrapondo-a à simples construção dos «cabeludos». Verificamos que elas, não só acompanharam todo o processo, como foram actores e criaram os seus percursos investigativos, encorajando o educador a promover a melhoria da qualidade do ensino das ciências. |
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