Não basta Germinar…

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinta e Costa, Margarida
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Costa, Maria da Graça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/914
Resumo: A germinação de sementes costuma constituir uma actividade proporcionada nos Jardim-de-infância que pode ser usada, quando enquadrada, numa metodologia de descoberta para promover oportunidades de aprendizagem. O pensamento científico pode ser treinado e estimulado, permitindo à criança organizar o conhecimento, criando a necessidade de pesquisar e desenvolvendo a capacidade de resolver problemas. O papel do educador neste processo é o de facilitador e promotor das aprendizagens, gerando oportunidades de participação da criança, através da planificação de actividades experimentais e permitindo avaliar o comportamento individual da criança, bem como no trabalho em grupo. Com este projecto, pretendemos desenvolver nas crianças a compreensão dos factores que influenciam a germinação das sementes, através do método experimental, contrapondo-a à simples construção dos «cabeludos». Verificamos que elas, não só acompanharam todo o processo, como foram actores e criaram os seus percursos investigativos, encorajando o educador a promover a melhoria da qualidade do ensino das ciências.
id RCAP_b729caecc21481a9e899ce740c96a3bf
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Não basta Germinar…Educação de infânciaEnsino das ciênciasA germinação de sementes costuma constituir uma actividade proporcionada nos Jardim-de-infância que pode ser usada, quando enquadrada, numa metodologia de descoberta para promover oportunidades de aprendizagem. O pensamento científico pode ser treinado e estimulado, permitindo à criança organizar o conhecimento, criando a necessidade de pesquisar e desenvolvendo a capacidade de resolver problemas. O papel do educador neste processo é o de facilitador e promotor das aprendizagens, gerando oportunidades de participação da criança, através da planificação de actividades experimentais e permitindo avaliar o comportamento individual da criança, bem como no trabalho em grupo. Com este projecto, pretendemos desenvolver nas crianças a compreensão dos factores que influenciam a germinação das sementes, através do método experimental, contrapondo-a à simples construção dos «cabeludos». Verificamos que elas, não só acompanharam todo o processo, como foram actores e criaram os seus percursos investigativos, encorajando o educador a promover a melhoria da qualidade do ensino das ciências.2008-12-18T16:10:08Z2013-05-20T13:58:44Z2007-11-01T00:00:00Z2007-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/914por1645-9377Quinta e Costa, MargaridaCosta, Maria da Graçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:32ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Não basta Germinar…
title Não basta Germinar…
spellingShingle Não basta Germinar…
Quinta e Costa, Margarida
Educação de infância
Ensino das ciências
title_short Não basta Germinar…
title_full Não basta Germinar…
title_fullStr Não basta Germinar…
title_full_unstemmed Não basta Germinar…
title_sort Não basta Germinar…
author Quinta e Costa, Margarida
author_facet Quinta e Costa, Margarida
Costa, Maria da Graça
author_role author
author2 Costa, Maria da Graça
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinta e Costa, Margarida
Costa, Maria da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Ensino das ciências
topic Educação de infância
Ensino das ciências
description A germinação de sementes costuma constituir uma actividade proporcionada nos Jardim-de-infância que pode ser usada, quando enquadrada, numa metodologia de descoberta para promover oportunidades de aprendizagem. O pensamento científico pode ser treinado e estimulado, permitindo à criança organizar o conhecimento, criando a necessidade de pesquisar e desenvolvendo a capacidade de resolver problemas. O papel do educador neste processo é o de facilitador e promotor das aprendizagens, gerando oportunidades de participação da criança, através da planificação de actividades experimentais e permitindo avaliar o comportamento individual da criança, bem como no trabalho em grupo. Com este projecto, pretendemos desenvolver nas crianças a compreensão dos factores que influenciam a germinação das sementes, através do método experimental, contrapondo-a à simples construção dos «cabeludos». Verificamos que elas, não só acompanharam todo o processo, como foram actores e criaram os seus percursos investigativos, encorajando o educador a promover a melhoria da qualidade do ensino das ciências.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-01T00:00:00Z
2007-11
2008-12-18T16:10:08Z
2013-05-20T13:58:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/914
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302509840236544