Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva, Sani de Carvalho Rutz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.28391
Resumo: As políticas de Educação especial e Educação inclusiva há tempos são discutidas em congressos, colóquios e periódicos em vários países. No entanto, ao considerar a inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular, ainda existem barreiras que impedem que esta ação se efetive de forma plena. A inclusão da pessoa com deficiência é, preferencialmente, realizada nas escolas de ensino regular, espaço onde o aluno apropria-se do conhecimento visando possibilitar-lhe uma vida social mais autônoma. Uma das formas desse acesso é por meio do uso de tecnologias como instrumento de mediação pedagógica para amparar o processo de ensino e aprendizagem, especialmente do estudante com deficiência. Este número especial, composto por nove artigos, apresenta um conjunto de pesquisas sobre desafios para a disseminação e a efetivação de políticas públicas, a formação continuada de professores para atuação numa perspectiva inclusiva, contribuições da utilização de recursos tecnológicos educacionais como possibilidade de inovação pedagógica, entre outros. Tais pesquisas aguçam reflexões sobre os cenários de pesquisas em Educação especial e Inclusiva para o processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência.
id RCAP_b75943a8057f7b876a3cf85e3c292e1e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cenários de Pesquisas em Educação Especial e InclusivaEscenarios de investigación en Educación Especial e InclusivaCenários de Pesquisas em Educação Especial e InclusivaIntroductionAs políticas de Educação especial e Educação inclusiva há tempos são discutidas em congressos, colóquios e periódicos em vários países. No entanto, ao considerar a inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular, ainda existem barreiras que impedem que esta ação se efetive de forma plena. A inclusão da pessoa com deficiência é, preferencialmente, realizada nas escolas de ensino regular, espaço onde o aluno apropria-se do conhecimento visando possibilitar-lhe uma vida social mais autônoma. Uma das formas desse acesso é por meio do uso de tecnologias como instrumento de mediação pedagógica para amparar o processo de ensino e aprendizagem, especialmente do estudante com deficiência. Este número especial, composto por nove artigos, apresenta um conjunto de pesquisas sobre desafios para a disseminação e a efetivação de políticas públicas, a formação continuada de professores para atuação numa perspectiva inclusiva, contribuições da utilização de recursos tecnológicos educacionais como possibilidade de inovação pedagógica, entre outros. Tais pesquisas aguçam reflexões sobre os cenários de pesquisas em Educação especial e Inclusiva para o processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência.For some time, Special Education and Inclusive Education policies have been debated in congresses, conferences and journals, in several countries. However, when considering the inclusion of people with disabilities in mainstream education, there are still barriers that prevent this action to be fully implemented. The inclusion of people with disabilities is preferentially carried out in mainstream schools, a space where students appropriate knowledge aiming to provide them with a more autonomous social life. One form of access to this is through the use of technology as a pedagogic mediation tool to support the teaching-learning process, especially in the case of students with disabilities. This special edition, made up of nine articles, presents research on challenges regarding the dissemination and implementation of public policies, continued training for teachers’ action in an inclusive perspective, and the contributions of using educational technological resources as a possibility for pedagogic innovation. These studies heighten reflections on research scenarios in Special and Inclusive Education for the teaching-learning process of people with disabilities.Las políticas de Educación Especial y Educación Inclusiva han sido discutidas durante mucho tiempo en congresos, coloquios y publicaciones periódicas en varios países. Sin embargo, al considerar la inclusión de las personas con discapacidad en la educación regular, aún existen barreras que impiden que esta acción sea plenamente efectiva. La inclusión de las personas con discapacidad se realiza preferentemente en las escuelas regulares, espacio donde el estudiante se apropia de los conocimientos para que pueda tener una vida social más autónoma. Una de las vías de este acceso es a través del uso de las tecnologías como instrumento de mediación pedagógica para apoyar el proceso de enseñanza y aprendizaje, especialmente para los estudiantes con discapacidad. Este número especial, compuesto por nueve artículos, presenta un conjunto de investigaciones sobre desafíos para la difusión e implementación de políticas públicas, la formación continua de profesores para la actuación desde una perspectiva inclusiva, aportes del uso de los recursos tecnológicos educativos como la posibilidad de innovación pedagógica, entre otros. Tal investigación agudiza reflexiones sobre escenarios de investigación en Educación Especial e Inclusiva para el proceso de enseñanza y aprendizaje de personas con discapacidad.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.28391por2182-96402182-8474Da Silva, Sani de Carvalho Rutzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-04T08:15:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:13.336940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva
Escenarios de investigación en Educación Especial e Inclusiva
Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva
title Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva
spellingShingle Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva
Da Silva, Sani de Carvalho Rutz
Introduction
title_short Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva
title_full Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva
title_fullStr Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva
title_full_unstemmed Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva
title_sort Cenários de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva
author Da Silva, Sani de Carvalho Rutz
author_facet Da Silva, Sani de Carvalho Rutz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva, Sani de Carvalho Rutz
dc.subject.por.fl_str_mv Introduction
topic Introduction
description As políticas de Educação especial e Educação inclusiva há tempos são discutidas em congressos, colóquios e periódicos em vários países. No entanto, ao considerar a inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular, ainda existem barreiras que impedem que esta ação se efetive de forma plena. A inclusão da pessoa com deficiência é, preferencialmente, realizada nas escolas de ensino regular, espaço onde o aluno apropria-se do conhecimento visando possibilitar-lhe uma vida social mais autônoma. Uma das formas desse acesso é por meio do uso de tecnologias como instrumento de mediação pedagógica para amparar o processo de ensino e aprendizagem, especialmente do estudante com deficiência. Este número especial, composto por nove artigos, apresenta um conjunto de pesquisas sobre desafios para a disseminação e a efetivação de políticas públicas, a formação continuada de professores para atuação numa perspectiva inclusiva, contribuições da utilização de recursos tecnológicos educacionais como possibilidade de inovação pedagógica, entre outros. Tais pesquisas aguçam reflexões sobre os cenários de pesquisas em Educação especial e Inclusiva para o processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.28391
url https://doi.org/10.25749/sis.28391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130595848093696