Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, C.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ramos, M., Cardoso, A., Gonçalves, S. P., Ramos, R., Costa, R. P., Gonçalves, J. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27643
Resumo: A investigação sobre o plágio entre alunos do ensino superior tem comprovado que esta prática, além de assumir diversas formas, tanto pode resultar de um ato intencional revelador de falta de honestidade, como de uma ação não intencional decorrente de desconhecimentos acerca do plágio e das normas a cumprir para o evitar. Este carácter plural e não intencional do plágio coloca atualmente desafios à investigação, quer fundamental, quer aplicada, raras vezes explorados no caso português. Este artigo debruça-se sobre a discussão metodológica em curso acerca da mensuração da incidência do plágio no ensino superior, trazendo à colação dados recentes sobre estudantes portugueses e refletindo sobre os prolongamentos dessa discussão na prevenção desta prática fraudulenta. Verifica-se que a combinação de distintos indicadores permite mensurar de forma mais holística a incidência do plágio e que a sua prevenção carece de maior aposta em formação sobre uma correta utilização e creditação de fontes.
id RCAP_b7a03559ae199ee7575d0d3b96eff54a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saberPlágioEstudantes do ensino superiorPráticasPerceçõesA investigação sobre o plágio entre alunos do ensino superior tem comprovado que esta prática, além de assumir diversas formas, tanto pode resultar de um ato intencional revelador de falta de honestidade, como de uma ação não intencional decorrente de desconhecimentos acerca do plágio e das normas a cumprir para o evitar. Este carácter plural e não intencional do plágio coloca atualmente desafios à investigação, quer fundamental, quer aplicada, raras vezes explorados no caso português. Este artigo debruça-se sobre a discussão metodológica em curso acerca da mensuração da incidência do plágio no ensino superior, trazendo à colação dados recentes sobre estudantes portugueses e refletindo sobre os prolongamentos dessa discussão na prevenção desta prática fraudulenta. Verifica-se que a combinação de distintos indicadores permite mensurar de forma mais holística a incidência do plágio e que a sua prevenção carece de maior aposta em formação sobre uma correta utilização e creditação de fontes.Research on plagiarism among higher education students has shown that this practice, in addition to taking different forms, may result, both, from an intentional act revealing the lack of honesty, and from an unintentional action resulting from lack of knowledge about plagiarism and the rules to be followed to avoid it. This plural and unintentional nature of plagiarism currently raises challenges for research, be it fundamental or applied, rarely explored in the Portuguese case. This article focuses on the ongoing methodological discussion about the measurement of the incidence of plagiarism in higher education, bringing to focus recent data on Portuguese students and reflecting on the extensions of this discussion on the prevention of this fraudulent practice. It is verified that the combination of different indicators allows measuring the incidence of plagiarism in a more holistic way and that its prevention requires a greater emphasis in training about the correct use and crediting of sources.Associação Portuguesa de Sociologia2023-01-31T13:30:16Z2022-01-01T00:00:00Z20222023-01-31T13:29:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27643por1647-333710.30553/sociologiaonline.2022.29.4Morais, C.Ramos, M.Cardoso, A.Gonçalves, S. P.Ramos, R.Costa, R. P.Gonçalves, J. P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:32:40ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
title Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
spellingShingle Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
Morais, C.
Plágio
Estudantes do ensino superior
Práticas
Perceções
title_short Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
title_full Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
title_fullStr Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
title_full_unstemmed Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
title_sort Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber
author Morais, C.
author_facet Morais, C.
Ramos, M.
Cardoso, A.
Gonçalves, S. P.
Ramos, R.
Costa, R. P.
Gonçalves, J. P.
author_role author
author2 Ramos, M.
Cardoso, A.
Gonçalves, S. P.
Ramos, R.
Costa, R. P.
Gonçalves, J. P.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, C.
Ramos, M.
Cardoso, A.
Gonçalves, S. P.
Ramos, R.
Costa, R. P.
Gonçalves, J. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Plágio
Estudantes do ensino superior
Práticas
Perceções
topic Plágio
Estudantes do ensino superior
Práticas
Perceções
description A investigação sobre o plágio entre alunos do ensino superior tem comprovado que esta prática, além de assumir diversas formas, tanto pode resultar de um ato intencional revelador de falta de honestidade, como de uma ação não intencional decorrente de desconhecimentos acerca do plágio e das normas a cumprir para o evitar. Este carácter plural e não intencional do plágio coloca atualmente desafios à investigação, quer fundamental, quer aplicada, raras vezes explorados no caso português. Este artigo debruça-se sobre a discussão metodológica em curso acerca da mensuração da incidência do plágio no ensino superior, trazendo à colação dados recentes sobre estudantes portugueses e refletindo sobre os prolongamentos dessa discussão na prevenção desta prática fraudulenta. Verifica-se que a combinação de distintos indicadores permite mensurar de forma mais holística a incidência do plágio e que a sua prevenção carece de maior aposta em formação sobre uma correta utilização e creditação de fontes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-01-31T13:30:16Z
2023-01-31T13:29:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27643
url http://hdl.handle.net/10071/27643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3337
10.30553/sociologiaonline.2022.29.4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Sociologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Sociologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303980517359616