A influência da cultura na criação de confiança em negociação internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Telma Catarina Araújo Faria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24621
Resumo: Cada vez mais o termo confiança é abordado e questionado, quer nas relações pessoais, quer nas relações profissionais. Devido ao mundo globalizado em que nos encontramos é necessário conhecer culturas diferentes da nossa, para saber como abordá-las de forma correta e conquistar a sua confiança. O principal objetivo deste estudo é compreender e perceber a influência da cultura na criação de confiança no processo de negociação internacional, e para responder ao problema de investigação é essencial estudar e analisar os conceitos de cultura, confiança e negociação. A presente dissertação terá como estudo a cultura alemã, japonesa e portuguesa e perceber como conquistar a confiar destas culturas no processo de negociação com a abordagem a diferentes tipos de confiança – cognitiva ou afetiva. As conclusões do estudo serão obtidas através da ótica do fornecedor português. A elaboração do estudo inicia-se com a revisão bibliográfica, seguida da apresentação e formulação das proposições. De seguida, introduziu-se a metodologia qualitativa, através da realização de três entrevistas a duas empresas distintas, que permitiram validar as proposições. Posteriormente, realizou-se a análise dos resultados, com base nos estudos dos autores Edward T. Hall, Turner e Trompenaars, Richard D. Lewis, adicionando a abordagem ao tipo de confiança a utilizar com cada cultura e tipo de dimensão atribuída dos autores mencionados. A cultura do exportador, por vezes, pode ser muito diferente da cultura com que se está diariamente em contacto. A preparação para o processo de negociação internacional é essencial, para perceber se se terá de adaptar comportamentos e expressões. As principais conclusões permitiram afirmar que com o cliente alemão se deverá adotar um tipo de confiança cognitiva, um tipo de confiança ligada ao lado racional e apresentação de factos. Contudo, o mesmo não se observa com o cliente japonês, a abordagem ao tipo de confiança deverá ser confiança cognitiva e afetiva. Confiança cognitiva durante o processo de negociação e afetiva para conquistar a sua confiança e, para isso, é necessário recorrer aos convívios fora do ambiente de trabalho. O caso do cliente português é interessante e levantou vários questionamentos durante o desenvolvimento do presente estudo, um dado interessante e introdutório para uma possível investigação futura.
id RCAP_b7a6032c97a1b6a3e98b2aa197cff719
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da cultura na criação de confiança em negociação internacionalCulturaConfiançaNegociaçãoNegociação internacionalTrustInternacional negotiationCultureNegotiationGestãoCada vez mais o termo confiança é abordado e questionado, quer nas relações pessoais, quer nas relações profissionais. Devido ao mundo globalizado em que nos encontramos é necessário conhecer culturas diferentes da nossa, para saber como abordá-las de forma correta e conquistar a sua confiança. O principal objetivo deste estudo é compreender e perceber a influência da cultura na criação de confiança no processo de negociação internacional, e para responder ao problema de investigação é essencial estudar e analisar os conceitos de cultura, confiança e negociação. A presente dissertação terá como estudo a cultura alemã, japonesa e portuguesa e perceber como conquistar a confiar destas culturas no processo de negociação com a abordagem a diferentes tipos de confiança – cognitiva ou afetiva. As conclusões do estudo serão obtidas através da ótica do fornecedor português. A elaboração do estudo inicia-se com a revisão bibliográfica, seguida da apresentação e formulação das proposições. De seguida, introduziu-se a metodologia qualitativa, através da realização de três entrevistas a duas empresas distintas, que permitiram validar as proposições. Posteriormente, realizou-se a análise dos resultados, com base nos estudos dos autores Edward T. Hall, Turner e Trompenaars, Richard D. Lewis, adicionando a abordagem ao tipo de confiança a utilizar com cada cultura e tipo de dimensão atribuída dos autores mencionados. A cultura do exportador, por vezes, pode ser muito diferente da cultura com que se está diariamente em contacto. A preparação para o processo de negociação internacional é essencial, para perceber se se terá de adaptar comportamentos e expressões. As principais conclusões permitiram afirmar que com o cliente alemão se deverá adotar um tipo de confiança cognitiva, um tipo de confiança ligada ao lado racional e apresentação de factos. Contudo, o mesmo não se observa com o cliente japonês, a abordagem ao tipo de confiança deverá ser confiança cognitiva e afetiva. Confiança cognitiva durante o processo de negociação e afetiva para conquistar a sua confiança e, para isso, é necessário recorrer aos convívios fora do ambiente de trabalho. O caso do cliente português é interessante e levantou vários questionamentos durante o desenvolvimento do presente estudo, um dado interessante e introdutório para uma possível investigação futura.The term trust is being discussed and questioned more and more, both in personal and professional relationships. Given the globalised world in which we find ourselves it is necessary to get to know cultures other than our own in order to be able to approach them correctly and win their trust. The purpose of this study is to understand the influence of culture on the creation of trust in the international negotiation process, and in order to answer the research problem it is essential to study and analyse the concepts of culture, trust and negotiation. This dissertation will study German, Japanese and Portuguese culture and understand how these cultures achieve trust in the negotiation process by approaching different types of trust - cognitive or affective. The study's conclusions will be drawn from the perspective of the Portuguese supplier. The study began with a literature review, followed by the presentation and formulation of the propositions. The qualitative methodology was then introduced by conducting three interviews with two different companies, which allowed the propositions to be validated. Afterwards, the results were analysed, based on what had previously been tested and proven by the authors Edward T. Hall, Turner and Trompenaars, Richard D. Lewis, adding the approach to the type of trust to be used with each culture and type of dimension attributed by the aforementioned authors. The exporter's culture can sometimes be very different from the culture you come into contact with on a daily basis. Preparation for the international negotiation process is essential in order to understand whether you will have to adapt your behaviour and expressions. The main conclusions are that the German customer should adopt a cognitive type of trust, a type of trust linked to the rational side and the presentation of facts. However, this is not the case with the Japanese customer; the approach to the type of trust should be cognitive and affective trust. Cognitive trust during the negotiation process and affective trust in order to gain their trust, which requires socialising outside the work environment. The case of the Portuguese client is interesting and raised several questions during the course of this study, an interesting and introductory fact for possible future research.Antunes, António Eduardo Correia de BarrosRodrigues, Maria Antónia GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Telma Catarina Araújo Faria2024-01-23T08:55:41Z2025-06-04T00:00:00Z2023-11-202023-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24621TID:203475828porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:40Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:48.056001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da cultura na criação de confiança em negociação internacional
title A influência da cultura na criação de confiança em negociação internacional
spellingShingle A influência da cultura na criação de confiança em negociação internacional
Fernandes, Telma Catarina Araújo Faria
Cultura
Confiança
Negociação
Negociação internacional
Trust
Internacional negotiation
Culture
Negotiation
Gestão
title_short A influência da cultura na criação de confiança em negociação internacional
title_full A influência da cultura na criação de confiança em negociação internacional
title_fullStr A influência da cultura na criação de confiança em negociação internacional
title_full_unstemmed A influência da cultura na criação de confiança em negociação internacional
title_sort A influência da cultura na criação de confiança em negociação internacional
author Fernandes, Telma Catarina Araújo Faria
author_facet Fernandes, Telma Catarina Araújo Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, António Eduardo Correia de Barros
Rodrigues, Maria Antónia Gonçalves
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Telma Catarina Araújo Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Confiança
Negociação
Negociação internacional
Trust
Internacional negotiation
Culture
Negotiation
Gestão
topic Cultura
Confiança
Negociação
Negociação internacional
Trust
Internacional negotiation
Culture
Negotiation
Gestão
description Cada vez mais o termo confiança é abordado e questionado, quer nas relações pessoais, quer nas relações profissionais. Devido ao mundo globalizado em que nos encontramos é necessário conhecer culturas diferentes da nossa, para saber como abordá-las de forma correta e conquistar a sua confiança. O principal objetivo deste estudo é compreender e perceber a influência da cultura na criação de confiança no processo de negociação internacional, e para responder ao problema de investigação é essencial estudar e analisar os conceitos de cultura, confiança e negociação. A presente dissertação terá como estudo a cultura alemã, japonesa e portuguesa e perceber como conquistar a confiar destas culturas no processo de negociação com a abordagem a diferentes tipos de confiança – cognitiva ou afetiva. As conclusões do estudo serão obtidas através da ótica do fornecedor português. A elaboração do estudo inicia-se com a revisão bibliográfica, seguida da apresentação e formulação das proposições. De seguida, introduziu-se a metodologia qualitativa, através da realização de três entrevistas a duas empresas distintas, que permitiram validar as proposições. Posteriormente, realizou-se a análise dos resultados, com base nos estudos dos autores Edward T. Hall, Turner e Trompenaars, Richard D. Lewis, adicionando a abordagem ao tipo de confiança a utilizar com cada cultura e tipo de dimensão atribuída dos autores mencionados. A cultura do exportador, por vezes, pode ser muito diferente da cultura com que se está diariamente em contacto. A preparação para o processo de negociação internacional é essencial, para perceber se se terá de adaptar comportamentos e expressões. As principais conclusões permitiram afirmar que com o cliente alemão se deverá adotar um tipo de confiança cognitiva, um tipo de confiança ligada ao lado racional e apresentação de factos. Contudo, o mesmo não se observa com o cliente japonês, a abordagem ao tipo de confiança deverá ser confiança cognitiva e afetiva. Confiança cognitiva durante o processo de negociação e afetiva para conquistar a sua confiança e, para isso, é necessário recorrer aos convívios fora do ambiente de trabalho. O caso do cliente português é interessante e levantou vários questionamentos durante o desenvolvimento do presente estudo, um dado interessante e introdutório para uma possível investigação futura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20
2023-11-20T00:00:00Z
2024-01-23T08:55:41Z
2025-06-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24621
TID:203475828
url http://hdl.handle.net/10400.22/24621
identifier_str_mv TID:203475828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137055602638848