O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43602
Resumo: A metodologia de trabalho de projeto é uma temática com uma relevância bastante importante nos tempos atuais, pois esta destaca-se por defender um currículo baseado e integrado numa visão de aprendizagens coerente, democrático e centrada nos alunos. Esta metodologia é promotora do trabalho colaborativo entre os alunos e docentes, o que traz alguns benefícios para a prática educativa, nomeadamente, o trabalho de equipa, autonomia, responsabilidade, cooperação, gestão de conflitos e a resolução de problemas. Neste estudo é possível observar o desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico num colégio privado situado na área Metropolitana de Lisboa. Através desta Metodologia foi possível analisar o contributo que esta tem no envolvimento dos alunos na sua aprendizagem. Esta investigação desenvolveu-se em dois grandes momentos, o primeiro no ano letivo 2020/2021 quando os participantes do estudo frequentavam o 2.º Ano do Ensino Básico e o segundo momento desenrolou-se no ano letivo seguinte, 2021/2022, em que os alunos já frequentavam o 3.º ano. Este estudo teve como finalidade conhecer e descrever a implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de sala de aula a partir das perceções dos professores e dos alunos. Com esta investigação pretendemos responder a três questões pertinentes: Quais as perceções dos docentes e dos alunos sobre a Metodologia de Trabalho de Projeto; Quais as perceções docentes sobre as vantagens e desvantagem da abordagem por Projeto; De que forma é implementada a Metodologia de Trabalho de Projeto. Para dar resposta às questões de pesquisa optou-se por uma abordagem de investigação qualitativa, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados a entrevista, inquérito por questionário e a observação. No que diz respeito aos resultados, foi evidente a perspetiva positiva dos alunos e docentes na utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto, contribuindo para o desenvolvimento das competências e aprendizagens dos alunos.
id RCAP_b7b006b6c1744a00adbb1ed434e71fb7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino BásicoMetodologia de Trabalho de Projeto, 1.º Ciclo do Ensino BásicoProject Work Methodology, 1st Cycle of Basic EducationA metodologia de trabalho de projeto é uma temática com uma relevância bastante importante nos tempos atuais, pois esta destaca-se por defender um currículo baseado e integrado numa visão de aprendizagens coerente, democrático e centrada nos alunos. Esta metodologia é promotora do trabalho colaborativo entre os alunos e docentes, o que traz alguns benefícios para a prática educativa, nomeadamente, o trabalho de equipa, autonomia, responsabilidade, cooperação, gestão de conflitos e a resolução de problemas. Neste estudo é possível observar o desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico num colégio privado situado na área Metropolitana de Lisboa. Através desta Metodologia foi possível analisar o contributo que esta tem no envolvimento dos alunos na sua aprendizagem. Esta investigação desenvolveu-se em dois grandes momentos, o primeiro no ano letivo 2020/2021 quando os participantes do estudo frequentavam o 2.º Ano do Ensino Básico e o segundo momento desenrolou-se no ano letivo seguinte, 2021/2022, em que os alunos já frequentavam o 3.º ano. Este estudo teve como finalidade conhecer e descrever a implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de sala de aula a partir das perceções dos professores e dos alunos. Com esta investigação pretendemos responder a três questões pertinentes: Quais as perceções dos docentes e dos alunos sobre a Metodologia de Trabalho de Projeto; Quais as perceções docentes sobre as vantagens e desvantagem da abordagem por Projeto; De que forma é implementada a Metodologia de Trabalho de Projeto. Para dar resposta às questões de pesquisa optou-se por uma abordagem de investigação qualitativa, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados a entrevista, inquérito por questionário e a observação. No que diz respeito aos resultados, foi evidente a perspetiva positiva dos alunos e docentes na utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto, contribuindo para o desenvolvimento das competências e aprendizagens dos alunos.The project work methodology is a topic with a very important relevance nowadays, as it stands out for defending a curriculum based and integrated in a coherent, democratic and student-centered vision of learning. This methodology promotes collaborative work between students and teachers, which brings some benefits to educational practice, namely teamwork, autonomy, responsibility, cooperation, conflict management and problem solving. In this study it is possible to observe the development of the Project Work Methodology in a class of the 1st Cycle of Basic Education in a private school located in the Metropolitan area of Lisbon. Through this Methodology it was possible to analyze the contribution that it has in the involvement of students in their learning. This investigation was carried out in two major moments, the first in the 2020/2021 school year when the study participants attended the 2nd Year of Basic Education and the second in the following school year, 2021/2022, in which the students were already in the 3rd year. This study aimed to know and describe the implementation of the Project Work Methodology in the classroom context from the perceptions of teachers and students. With this investigation we intend to answer three pertinent questions: What are the teachers' and students' perceptions about the Project Work Methodology; What are the teachers' perceptions about the advantages and disadvantages of the Project approach; How the Project Work Methodology is implemented. In order to answer the research questions, a qualitative research approach was chosen, having used as data collection instruments the interview, questionnaire survey and observation. With regard to the results, the positive perspective of students and teachers in the use of the Project Work Methodology was evident, contributing to the development of students' skills and learning.Almeida, Ana PatríciaRepositório ComumSilva, Carina2023-02-02T18:38:45Z2022-07-272022-05-182022-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43602TID:203206827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T15:30:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:22.798520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
title O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
spellingShingle O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
Silva, Carina
Metodologia de Trabalho de Projeto, 1.º Ciclo do Ensino Básico
Project Work Methodology, 1st Cycle of Basic Education
title_short O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
title_full O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
title_fullStr O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
title_full_unstemmed O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
title_sort O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
author Silva, Carina
author_facet Silva, Carina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Ana Patrícia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carina
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de Trabalho de Projeto, 1.º Ciclo do Ensino Básico
Project Work Methodology, 1st Cycle of Basic Education
topic Metodologia de Trabalho de Projeto, 1.º Ciclo do Ensino Básico
Project Work Methodology, 1st Cycle of Basic Education
description A metodologia de trabalho de projeto é uma temática com uma relevância bastante importante nos tempos atuais, pois esta destaca-se por defender um currículo baseado e integrado numa visão de aprendizagens coerente, democrático e centrada nos alunos. Esta metodologia é promotora do trabalho colaborativo entre os alunos e docentes, o que traz alguns benefícios para a prática educativa, nomeadamente, o trabalho de equipa, autonomia, responsabilidade, cooperação, gestão de conflitos e a resolução de problemas. Neste estudo é possível observar o desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico num colégio privado situado na área Metropolitana de Lisboa. Através desta Metodologia foi possível analisar o contributo que esta tem no envolvimento dos alunos na sua aprendizagem. Esta investigação desenvolveu-se em dois grandes momentos, o primeiro no ano letivo 2020/2021 quando os participantes do estudo frequentavam o 2.º Ano do Ensino Básico e o segundo momento desenrolou-se no ano letivo seguinte, 2021/2022, em que os alunos já frequentavam o 3.º ano. Este estudo teve como finalidade conhecer e descrever a implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de sala de aula a partir das perceções dos professores e dos alunos. Com esta investigação pretendemos responder a três questões pertinentes: Quais as perceções dos docentes e dos alunos sobre a Metodologia de Trabalho de Projeto; Quais as perceções docentes sobre as vantagens e desvantagem da abordagem por Projeto; De que forma é implementada a Metodologia de Trabalho de Projeto. Para dar resposta às questões de pesquisa optou-se por uma abordagem de investigação qualitativa, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados a entrevista, inquérito por questionário e a observação. No que diz respeito aos resultados, foi evidente a perspetiva positiva dos alunos e docentes na utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto, contribuindo para o desenvolvimento das competências e aprendizagens dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
2022-05-18
2022-07-27T00:00:00Z
2023-02-02T18:38:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43602
TID:203206827
url http://hdl.handle.net/10400.26/43602
identifier_str_mv TID:203206827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130935365468160