Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corotnean, Tatiana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10255
Resumo: A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa do sistema nervoso central e a causa mais comum na demência. Uma abordagem inovadora e promissora consiste na utilização de Jogos Sérios com uso da Realidade Virtual, para avaliar, reabilitar e estimular as funções cognitivas. Resultados promissores obtidos abrem caminho para trabalhos adicionais no campo das demências, especialmente Doença de Alzheimer. A presente investigação teve como objetivo estudar o efeito da estimulação cognitiva com recurso a Jogos Sérios em Realidade Virtual, através da plataforma SLB, em pessoas com demência leve a moderada. Este programa teve a duração de 2 meses, e foi constituído por um total de 10 sessões, duas sessões por semana, sendo que foi efetuada uma avaliação neuropsicológica, antes da estimulação cognitiva, e logo no fim das sessões foi efetuada uma outra avaliação com os mesmos instrumentos. A amostra foi composta por 17 utentes de ambos os sexos. Destes 17 participantes foram definidos aleatoriamente 10 para o grupo experimental e 7 para o grupo de controlo, com uma média de idade de 83,24. O grupo de controlo não sofreu nenhuma intervenção. Após a análise dos resultados neste estudo, verificou-se uma melhoria do funcionamento cognitivo geral no grupo experimental, quando comparado com o grupo de controlo. Nos restantes domínios como memória, orientação, controlo inibitório, velocidade de processamento de informação e sintomatologia depressiva não se verificaram efeitos estatisticamente significativos. O presente estudo demonstrou que a utilização de Jogos Sérios, pode ser uma mais valia, não só por ter eficácia na estimulação e reabilitação neurocognitiva, como também é um instrumento de fácil aplicação e baixo custo.
id RCAP_b7c2088ec2396ebdb2713582cfa2e600
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10255
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderadaMESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADAPSICOLOGIANEUROPSICOLOGIADEMÊNCIAREALIDADE VIRTUALESTIMULAÇÃO COGNITIVAJOGOSPSYCHOLOGYNEUROPSYCHOLOGYDEMENTIAVIRTUAL REALITYCOGNITIVE STIMULATIONGAMESA Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa do sistema nervoso central e a causa mais comum na demência. Uma abordagem inovadora e promissora consiste na utilização de Jogos Sérios com uso da Realidade Virtual, para avaliar, reabilitar e estimular as funções cognitivas. Resultados promissores obtidos abrem caminho para trabalhos adicionais no campo das demências, especialmente Doença de Alzheimer. A presente investigação teve como objetivo estudar o efeito da estimulação cognitiva com recurso a Jogos Sérios em Realidade Virtual, através da plataforma SLB, em pessoas com demência leve a moderada. Este programa teve a duração de 2 meses, e foi constituído por um total de 10 sessões, duas sessões por semana, sendo que foi efetuada uma avaliação neuropsicológica, antes da estimulação cognitiva, e logo no fim das sessões foi efetuada uma outra avaliação com os mesmos instrumentos. A amostra foi composta por 17 utentes de ambos os sexos. Destes 17 participantes foram definidos aleatoriamente 10 para o grupo experimental e 7 para o grupo de controlo, com uma média de idade de 83,24. O grupo de controlo não sofreu nenhuma intervenção. Após a análise dos resultados neste estudo, verificou-se uma melhoria do funcionamento cognitivo geral no grupo experimental, quando comparado com o grupo de controlo. Nos restantes domínios como memória, orientação, controlo inibitório, velocidade de processamento de informação e sintomatologia depressiva não se verificaram efeitos estatisticamente significativos. O presente estudo demonstrou que a utilização de Jogos Sérios, pode ser uma mais valia, não só por ter eficácia na estimulação e reabilitação neurocognitiva, como também é um instrumento de fácil aplicação e baixo custo.Alzheimer's disease is a neurodegenerative disease of the central nervous system and the most common cause of dementia. An innovative and promising approach is the use of Serious Games with the use of Virtual Reality to evaluate, rehabilitate and stimulate cognitive functions. Promising results pave the way for further work in the field of dementias, especially Alzheimer's disease. This research aimed to study the effect of cognitive stimulation using Serious Games in Virtual Reality, through the SLB platform, on people with mild to moderate dementia. This programme lasted 2 months and was composed of a total of 10 sessions, two sessions per week, with a neuropsychological assessment being carried out before cognitive stimulation, and another assessment was carried out at the end of the sessions using the same instruments. The sample consisted of 17 users of both genders. Of these 17 participants, 10 were randomly defined for the experimental group and 7 for the control group, with a mean age of 83.24. After the analysis of the results in this study, there was an improvement in the overall cognitive functioning in the experimental group, when compared to the control group. In the remaining domains, such as memory, orientation, inhibitory control, information processing speed and depressive symptomatology, no statistically significant effects were found. This study showed that the use of Serious Games can be an added value, not only because it is effective in neurocognitive stimulation and rehabilitation, but also because it is an easy-to-use and low-cost instrument.2020-06-08T15:21:59Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10255TID:202461165porCorotnean, Tatianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:29.451810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada
title Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada
spellingShingle Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada
Corotnean, Tatiana
MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA
PSICOLOGIA
NEUROPSICOLOGIA
DEMÊNCIA
REALIDADE VIRTUAL
ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
JOGOS
PSYCHOLOGY
NEUROPSYCHOLOGY
DEMENTIA
VIRTUAL REALITY
COGNITIVE STIMULATION
GAMES
title_short Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada
title_full Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada
title_fullStr Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada
title_full_unstemmed Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada
title_sort Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada
author Corotnean, Tatiana
author_facet Corotnean, Tatiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corotnean, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA
PSICOLOGIA
NEUROPSICOLOGIA
DEMÊNCIA
REALIDADE VIRTUAL
ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
JOGOS
PSYCHOLOGY
NEUROPSYCHOLOGY
DEMENTIA
VIRTUAL REALITY
COGNITIVE STIMULATION
GAMES
topic MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA
PSICOLOGIA
NEUROPSICOLOGIA
DEMÊNCIA
REALIDADE VIRTUAL
ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
JOGOS
PSYCHOLOGY
NEUROPSYCHOLOGY
DEMENTIA
VIRTUAL REALITY
COGNITIVE STIMULATION
GAMES
description A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa do sistema nervoso central e a causa mais comum na demência. Uma abordagem inovadora e promissora consiste na utilização de Jogos Sérios com uso da Realidade Virtual, para avaliar, reabilitar e estimular as funções cognitivas. Resultados promissores obtidos abrem caminho para trabalhos adicionais no campo das demências, especialmente Doença de Alzheimer. A presente investigação teve como objetivo estudar o efeito da estimulação cognitiva com recurso a Jogos Sérios em Realidade Virtual, através da plataforma SLB, em pessoas com demência leve a moderada. Este programa teve a duração de 2 meses, e foi constituído por um total de 10 sessões, duas sessões por semana, sendo que foi efetuada uma avaliação neuropsicológica, antes da estimulação cognitiva, e logo no fim das sessões foi efetuada uma outra avaliação com os mesmos instrumentos. A amostra foi composta por 17 utentes de ambos os sexos. Destes 17 participantes foram definidos aleatoriamente 10 para o grupo experimental e 7 para o grupo de controlo, com uma média de idade de 83,24. O grupo de controlo não sofreu nenhuma intervenção. Após a análise dos resultados neste estudo, verificou-se uma melhoria do funcionamento cognitivo geral no grupo experimental, quando comparado com o grupo de controlo. Nos restantes domínios como memória, orientação, controlo inibitório, velocidade de processamento de informação e sintomatologia depressiva não se verificaram efeitos estatisticamente significativos. O presente estudo demonstrou que a utilização de Jogos Sérios, pode ser uma mais valia, não só por ter eficácia na estimulação e reabilitação neurocognitiva, como também é um instrumento de fácil aplicação e baixo custo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-06-08T15:21:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10255
TID:202461165
url http://hdl.handle.net/10437/10255
identifier_str_mv TID:202461165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131272154447872