Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, José D'Assunção
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7143
Resumo: Este artigo – unindo as perspectivas historiográfica, antropológica e musicológica – busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que – até à primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje – examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de escuta e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.
id RCAP_b7f198c1e597e52dd55f5aba2d99bac2
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidentalMúsica indígena brasileiraInteração culturalBrazilian indigenous musicCultural interactionEste artigo – unindo as perspectivas historiográfica, antropológica e musicológica – busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que – até à primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje – examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de escuta e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.This article, uniting historiographical, anthropologic and musical perspectives, intends to examine fundamental aspects of Brazilian indigenous music, including the social dimension and the history of assimilation and restrictions imposed by the Western culture. It is intended, above all, to reflect on the inadequacy of approaches which have examined the indigenous practical music based on criteria of listening and annotations exclusively cemented on Western parameters. This text is an attempt to reflect the distortions that can arise from a dislocation of a cultural production outside of its context.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaBarros, José D'Assunção2019-01-03T17:56:47Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7143porAntropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 14 (2018) 3-14.0873-819Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:31Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:02.268116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidental
title Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidental
spellingShingle Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidental
Barros, José D'Assunção
Música indígena brasileira
Interação cultural
Brazilian indigenous music
Cultural interaction
title_short Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidental
title_full Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidental
title_fullStr Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidental
title_full_unstemmed Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidental
title_sort Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidental
author Barros, José D'Assunção
author_facet Barros, José D'Assunção
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, José D'Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Música indígena brasileira
Interação cultural
Brazilian indigenous music
Cultural interaction
topic Música indígena brasileira
Interação cultural
Brazilian indigenous music
Cultural interaction
description Este artigo – unindo as perspectivas historiográfica, antropológica e musicológica – busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que – até à primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje – examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de escuta e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-03T17:56:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7143
url http://hdl.handle.net/10284/7143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 14 (2018) 3-14.
0873-819X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130306856353792