O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Gabriela Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12992
Resumo: Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
id RCAP_b8149c0620307be708d1eb18e99d657f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugalo caso dos(as) educadores(as) de infânciaPerfil de qualificaçõesPerfil profissionalCompetênciasEducação de infânciaQualifications profileSkillsProfessional profileChildhood educationGestãoVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)Sabendo que as competências dos profissionais se assumem como uma vantagem competitiva nos mais diversos contextos e áreas de trabalho, perceber se o perfil de qualificação se adequa ao perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho, assume-se como um estudo essencial para a perceção das competências trazidas pelos profissionais à entrada nesse mesmo mercado. Nesta dissertação procuramos perceber se o perfil de qualificação das instituições de ensino superior em Educação de Infância (EI) se encontra adequado ao perfil profissional dos EI em Portugal. Neste seguimento e tendo em conta os poucos estudos realizados sobre os elementos de convergência e divergência entre perfil de qualificação e perfil profissional dos profissionais foi realizada uma análise às ofertas educativo-formativas no âmbito da Educação de Infância em Portugal, bem como aos perfis gerais e específicos de desempenho profissional definidos pelo enquadramento normativo-legal nacional. Das análises realizadas ressalta uma valorização das UC de ciências da educação, expressões e práticas profissionais nos diferentes níveis de qualificação e de competências relacionadas, maioritariamente, com a conceção e desenvolvimento do currículo e o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem através da integração do currículo, não sendo tão desenvolvidas pelas instituições de ensino superior competências no âmbito da dimensão profissional, social e ética, bem como do desenvolvimento profissional ao longo da vida.Knowing that the competences of the professionals are assumed as a competitive advantage in the most diverse contexts and areas of work, to understand if the qualification profile is appropriate to the professional profile demanded by the labor market is assumed as an essential study for the perception of the competences brought by the access to the same market. It is based on this framework, the importance of education and the current job market environment experienced by the Childhood Educators (CE) that in this dissertation we try to understand if the qualification profile of higher education institutions in Childhood Education is adequate to the professional profile of CE in Portugal, considering the general and specific profiles of CE professional performance defined in 2001. In this follow-up, and taking into account the few studies carried out on the elements of convergence and divergence between the qualification profile and the professional profile of professionals from the most diverse areas, a analysis was carried out on eighty-seven educational and training offerings in the field of Early Childhood Education, as well as the analysis of content through a process of categorization of the curricular units (CU) and competences that are surveyed. From the analysis carried out, there is a valuation of CU of education sciences, professional expressions and practices in the different levels of qualification and related competences, mainly, with the design and development of the curriculum and the development of teaching and learning through the integration of the curriculum, competences within the professional, social and ethical dimension and professional development throughout life are not so developed by higher education institutions.Meirinhos, Viviana AndradeCouto, Ana IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Cláudia Gabriela Alves2019-03-16T11:26:07Z2018-09-142018-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12992TID:202192660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:14.582839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugal
o caso dos(as) educadores(as) de infância
title O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugal
spellingShingle O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugal
Pereira, Cláudia Gabriela Alves
Perfil de qualificações
Perfil profissional
Competências
Educação de infância
Qualifications profile
Skills
Professional profile
Childhood education
Gestão
title_short O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugal
title_full O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugal
title_fullStr O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugal
title_full_unstemmed O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugal
title_sort O perfil de qualificações e o perfil profissional em Portugal
author Pereira, Cláudia Gabriela Alves
author_facet Pereira, Cláudia Gabriela Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meirinhos, Viviana Andrade
Couto, Ana Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudia Gabriela Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil de qualificações
Perfil profissional
Competências
Educação de infância
Qualifications profile
Skills
Professional profile
Childhood education
Gestão
topic Perfil de qualificações
Perfil profissional
Competências
Educação de infância
Qualifications profile
Skills
Professional profile
Childhood education
Gestão
description Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-14
2018-09-14T00:00:00Z
2019-03-16T11:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12992
TID:202192660
url http://hdl.handle.net/10400.22/12992
identifier_str_mv TID:202192660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131424900513792