Estudo sobre liderança nas Escolas do Concelho de Serpa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, António José Patinho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16473
Resumo: Baseado no trabalho seminal de Burns (1978) sobre liderança transformacional, Bass (1985) desenvolveu um modelo de liderança transformacional e transacional referido como “full range leadership model”. Os líderes transformacionais articulam uma visão apelativa e uma missão para as suas organizações, através do empowerment dos seus seguidores, encorajam-nos a desenvolver plenamente o seu potencial, possibilitando contributos mais valiosos para a organização. Usando o modelo de Bass, este estudo investigou como os estilos de liderança evidenciados por cinco líderes de escolas do Concelho de Serpa se relacionam com os resultados da liderança (esforço extra, eficácia e satisfação). Os professores avaliaram os seus líderes preenchendo o Questionário Multifatorial de Liderança (Avolio & Bass, 2004). Apesar da existência de algumas limitações neste estudo, como a dependência das perceções dos professores, os resultados mostram que a liderança transformacional apresenta uma correlação positiva com os resultados; a transacional evidencia uma menor correlação, sendo essa correlação negativa para os comportamentos passivos/recusa. Adicionalmente, os líderes avaliaram-se mais positivamente do que os seus professores em todas as escalas do MLQ. Os líderes de género feminino demonstram comportamentos mais transformacionais do que os de género masculino. /ABSTRACT - Based on Burns’s seminal work (1978) on transformational leadership, Bass (1985) developed a model of transformational and transactional leadership referred to as 'full range leadership model Transformational leaders establish an appealing vision and a mission for their organizations, by empowering their followers, encourage them to develop their full potential and thereby contribute more capably to their organization, Using Bass’s model, our study has investigated the relationship between leadership styles in five schools of Serpa County and leadership outcomes (extra effort, effectiveness and satisfaction). The teachers from these schools have evaluated their school leaders by completing the Multifactor Leadership Questionnaire (Avolio & Bass, 2004). Although we are aware of some limitations of our study, such as the reliance on teacher’s perceptions, the results have shown that a transformational leadership style correlates positively with leadership outcomes; and that a transactional leadership shows a less positive one and a negative correlation with the passive/avoidance behaviours. Additionally, leaders have rated themselves more positively in all MLQ scales, than their teachers did. Female leaders have revealed more transformational behaviours than male leaders.
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