O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37889 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_b83a2fd931cc70c3540faeb9c5062f63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37889 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na crecheMatemáticaMúsicaCrecheJardim-de-infânciaMathematicMusicDay-careKindergarden372.4373.2Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarNa base de uma metodologia de investigação-ação, o presente relatório surge como consequência do projeto desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, nas valências de Jardim-de-Infância e de Creche, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade do Minho. Neste sentido, durante a implementação do meu projeto recorri a diversificados instrumentos de recolha de dados, tais como, o diário de bordo, a entrevista, registos fotográfico, gravações áudio e ainda a grelhas de observação. A metodologia de ensino utilizada centrou-se na abordagem High/Scope, onde as crianças constroem uma compreensão própria do mundo através do envolvimento ativo. Neste sentido, após a observação do contexto, foram desenvolvidas atividades tendo como principais objetivos: a identificação de paralelos conceptuais entre a sequencialidade nas aprendizagens musicais e na aprendizagem matemática; o desenvolvimento da perceção auditiva e musical; avaliação do impacto das atividades interdisciplinares com a música e a matemática. No âmbito do presente relatório intitulado O Papel da Sequencialidade nas Aprendizagens Musicais no Jardim-de-Infância e na Creche, foram implementadas atividades que ligaram alguns elementos da música, nomeadamente, o ritmo, o andamento e o timbre, com conteúdos da matemática, nomeadamente os padrões, o tempo e o espaço. Todas as atividades despertaram nas crianças curiosidade e motivação para aprenderem mais sobre o tema e durante as mesmas todas as crianças mostraram-se participativas e empenhadas o que reflete que o projeto foi bem sucedido em ambas as valências.With a basis on a research-action methodology, the present report is a result of the project developed during Supervised Teaching Practice, in the areas of Kindergarden and Day Care, in the scope of the Masters of Pre-scholar Education in University of Minho. Therefore, during the project implementation I resorted to a variety of instruments to collect data, such as the logbook, the interview, photographic records, audio records and observation grids. The used teaching methodology was centered in a High/Scope approach, where the children raise their own comprehension of the world through active involvement. Thus, after the context observation, activities were developed with the following main objectives: the identification of the conceptual parallels between the musical learning process and mathematical learning process; the development of auditory and musical perception; evaluation of the impact caused by interdisciplinary activities with music and mathematic. In the scope of the present report named The Role of the Musical Learning Process in Kindergarden and Day-Care, activities were implemented that connected some musical elementals, namely, the rhythm, the tempo and the timbre, with mathematical content, such as, patterns, the time and the space. The children showed curiosity and motivation during all the activities and participated in those activities with great commitment, which showed that the project was successful in both areas.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoFerreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/37889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:50.671729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche |
title |
O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche |
spellingShingle |
O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva Matemática Música Creche Jardim-de-infância Mathematic Music Day-care Kindergarden 372.4 373.2 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche |
title_full |
O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche |
title_fullStr |
O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche |
title_full_unstemmed |
O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche |
title_sort |
O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche |
author |
Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva |
author_facet |
Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, António Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Música Creche Jardim-de-infância Mathematic Music Day-care Kindergarden 372.4 373.2 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Matemática Música Creche Jardim-de-infância Mathematic Music Day-care Kindergarden 372.4 373.2 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37889 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132827719041024 |