O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37889
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b83a2fd931cc70c3540faeb9c5062f63
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na crecheMatemáticaMúsicaCrecheJardim-de-infânciaMathematicMusicDay-careKindergarden372.4373.2Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarNa base de uma metodologia de investigação-ação, o presente relatório surge como consequência do projeto desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, nas valências de Jardim-de-Infância e de Creche, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade do Minho. Neste sentido, durante a implementação do meu projeto recorri a diversificados instrumentos de recolha de dados, tais como, o diário de bordo, a entrevista, registos fotográfico, gravações áudio e ainda a grelhas de observação. A metodologia de ensino utilizada centrou-se na abordagem High/Scope, onde as crianças constroem uma compreensão própria do mundo através do envolvimento ativo. Neste sentido, após a observação do contexto, foram desenvolvidas atividades tendo como principais objetivos: a identificação de paralelos conceptuais entre a sequencialidade nas aprendizagens musicais e na aprendizagem matemática; o desenvolvimento da perceção auditiva e musical; avaliação do impacto das atividades interdisciplinares com a música e a matemática. No âmbito do presente relatório intitulado O Papel da Sequencialidade nas Aprendizagens Musicais no Jardim-de-Infância e na Creche, foram implementadas atividades que ligaram alguns elementos da música, nomeadamente, o ritmo, o andamento e o timbre, com conteúdos da matemática, nomeadamente os padrões, o tempo e o espaço. Todas as atividades despertaram nas crianças curiosidade e motivação para aprenderem mais sobre o tema e durante as mesmas todas as crianças mostraram-se participativas e empenhadas o que reflete que o projeto foi bem sucedido em ambas as valências.With a basis on a research-action methodology, the present report is a result of the project developed during Supervised Teaching Practice, in the areas of Kindergarden and Day Care, in the scope of the Masters of Pre-scholar Education in University of Minho. Therefore, during the project implementation I resorted to a variety of instruments to collect data, such as the logbook, the interview, photographic records, audio records and observation grids. The used teaching methodology was centered in a High/Scope approach, where the children raise their own comprehension of the world through active involvement. Thus, after the context observation, activities were developed with the following main objectives: the identification of the conceptual parallels between the musical learning process and mathematical learning process; the development of auditory and musical perception; evaluation of the impact caused by interdisciplinary activities with music and mathematic. In the scope of the present report named The Role of the Musical Learning Process in Kindergarden and Day-Care, activities were implemented that connected some musical elementals, namely, the rhythm, the tempo and the timbre, with mathematical content, such as, patterns, the time and the space. The children showed curiosity and motivation during all the activities and participated in those activities with great commitment, which showed that the project was successful in both areas.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoFerreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/37889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:50.671729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche
title O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche
spellingShingle O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche
Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva
Matemática
Música
Creche
Jardim-de-infância
Mathematic
Music
Day-care
Kindergarden
372.4
373.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche
title_full O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche
title_fullStr O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche
title_full_unstemmed O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche
title_sort O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche
author Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva
author_facet Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, António
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Música
Creche
Jardim-de-infância
Mathematic
Music
Day-care
Kindergarden
372.4
373.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Matemática
Música
Creche
Jardim-de-infância
Mathematic
Music
Day-care
Kindergarden
372.4
373.2
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37889
url http://hdl.handle.net/1822/37889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132827719041024