Porcelana chinesa em Portugal do século XVI até ao século XVIII
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25280 |
Resumo: | A porcelana chinesa, trazida para a Europa pelos portugueses, foi o produto que mais promoveu um estreito relacionamento entre as culturas europeias e a cultura chinesa, do século XVI ao século XVIII. Esse intercâmbio cultural realizou-se em momentos diferentes: compra direta, encomenda, pintura ao gosto europeu, imitação da pintura chinesa e difusão. De facto, a porcelana chinesa promove a comunicação entre a civilização chinesa e a europeia, tornando-se um dos principais produtos da globalização da Época Moderna. A porcelana chinesa teve um grande impacto na vida e cultura europeias, tornando-se uma moda em Portugal e em todos os países da Europa, onde os seus grupos sociais dirigentes buscavam luxo e requinte. Mas essa influência não se confinou ao nível dos consumos. O comércio de porcelana promoveu o desenvolvimento da porcelana europeia, a partir do século XVIII, tanto nos usos e nas formas, como nos temas do desenho. Através da observação e análise das porcelanas de encomenda, este estudo mostra como a cultura chinesa foi decisiva para o início do diálogo entre o Ocidente e o Oriente. |
id |
RCAP_b8733b56be11b80121af2aec8b928cde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25280 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Porcelana chinesa em Portugal do século XVI até ao século XVIIIPorcelanaPortugalPorcelana de encomendaComércioIntercâmbio culturalA porcelana chinesa, trazida para a Europa pelos portugueses, foi o produto que mais promoveu um estreito relacionamento entre as culturas europeias e a cultura chinesa, do século XVI ao século XVIII. Esse intercâmbio cultural realizou-se em momentos diferentes: compra direta, encomenda, pintura ao gosto europeu, imitação da pintura chinesa e difusão. De facto, a porcelana chinesa promove a comunicação entre a civilização chinesa e a europeia, tornando-se um dos principais produtos da globalização da Época Moderna. A porcelana chinesa teve um grande impacto na vida e cultura europeias, tornando-se uma moda em Portugal e em todos os países da Europa, onde os seus grupos sociais dirigentes buscavam luxo e requinte. Mas essa influência não se confinou ao nível dos consumos. O comércio de porcelana promoveu o desenvolvimento da porcelana europeia, a partir do século XVIII, tanto nos usos e nas formas, como nos temas do desenho. Através da observação e análise das porcelanas de encomenda, este estudo mostra como a cultura chinesa foi decisiva para o início do diálogo entre o Ocidente e o Oriente.Chinese porcelain, brought to Europe by the Portuguese, was the product that most promoted a close relationship between European cultures and Chinese culture, from the 16th to the 18th century. This cultural exchange took place at different times: direct purchase, ordering, imitation European-style painting, imitation of Chinese-style and diffusion. In fact, Chinese porcelain promotes communication between Chinese and European civilization, becoming one of the main products of modern age globalization. Chinese porcelain had a major impact on European life and culture, becoming a fashion in Portugal and in all European countries, where its leading social groups sought luxury and refinement. But this influence was not confined to the level of consumption. The porcelain trade promoted the development of European porcelain, from the 18th century, both in the uses and shapes, and in the themes of drawing. Through observation and analysis of custom porcelains, this study shows how Chinese culture was decisive for the beginning of the West-East dialogue.2020-12-21T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25280TID:202232743porHaixia Xuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:13Zoai:ria.ua.pt:10773/25280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:38.627588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Porcelana chinesa em Portugal do século XVI até ao século XVIII |
title |
Porcelana chinesa em Portugal do século XVI até ao século XVIII |
spellingShingle |
Porcelana chinesa em Portugal do século XVI até ao século XVIII Haixia Xu Porcelana Portugal Porcelana de encomenda Comércio Intercâmbio cultural |
title_short |
Porcelana chinesa em Portugal do século XVI até ao século XVIII |
title_full |
Porcelana chinesa em Portugal do século XVI até ao século XVIII |
title_fullStr |
Porcelana chinesa em Portugal do século XVI até ao século XVIII |
title_full_unstemmed |
Porcelana chinesa em Portugal do século XVI até ao século XVIII |
title_sort |
Porcelana chinesa em Portugal do século XVI até ao século XVIII |
author |
Haixia Xu |
author_facet |
Haixia Xu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haixia Xu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Porcelana Portugal Porcelana de encomenda Comércio Intercâmbio cultural |
topic |
Porcelana Portugal Porcelana de encomenda Comércio Intercâmbio cultural |
description |
A porcelana chinesa, trazida para a Europa pelos portugueses, foi o produto que mais promoveu um estreito relacionamento entre as culturas europeias e a cultura chinesa, do século XVI ao século XVIII. Esse intercâmbio cultural realizou-se em momentos diferentes: compra direta, encomenda, pintura ao gosto europeu, imitação da pintura chinesa e difusão. De facto, a porcelana chinesa promove a comunicação entre a civilização chinesa e a europeia, tornando-se um dos principais produtos da globalização da Época Moderna. A porcelana chinesa teve um grande impacto na vida e cultura europeias, tornando-se uma moda em Portugal e em todos os países da Europa, onde os seus grupos sociais dirigentes buscavam luxo e requinte. Mas essa influência não se confinou ao nível dos consumos. O comércio de porcelana promoveu o desenvolvimento da porcelana europeia, a partir do século XVIII, tanto nos usos e nas formas, como nos temas do desenho. Através da observação e análise das porcelanas de encomenda, este estudo mostra como a cultura chinesa foi decisiva para o início do diálogo entre o Ocidente e o Oriente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018 2020-12-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25280 TID:202232743 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25280 |
identifier_str_mv |
TID:202232743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137640806612992 |