Relatório de Estágio

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Main Author: Aguiar, Catarina Pinto de
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.22/18231
Summary: O documento vigente espelha o percurso formativo desenvolvido, onde se realçam as aprendizagens efetuadas no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, concorrendo para a construção de uma identidade profissional indagadora sobre a realidade educativa. Assim, neste trabalho apresenta-se como foi construído este perfil por via de uma aproximação da metodologia Investigação-Ação que, pela mobilização de saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e investigativos, facilitou tomadas de decisões no que respeita à complexidade e às particularidades inerentes à prática profissional. Neste seguimento, procurou-se evidenciar as exigências de observação, planificação, ação e reflexão, o que possibilitou o desenvolvimento de propostas contextualizadas, diversificadas e adequadas aos interesses, dificuldades e necessidades das crianças. No presente relatório evidenciam-se as experiências educativas desenvolvidas nas duas valências que, atendendo ao paradigma socioconstrutivista, se inscreveram nas pedagogias participativas, nas quais se destaca a Metodologia de Trabalho por Projeto, onde a criança assumiu um papel ativo na sua própria aprendizagem. Por via do exposto, este documento integra as transformações vivenciadas na ação pedagógica através da adoção de uma postura observadora, inovadora e reflexiva, cujo principal foco era promover a melhor resposta educativa a todas as crianças. A visão exposta no relatório ilustra a problematização das exigências subjacentes ao perfil duplo de docência, no que concerne à reformulação do saber pensar e agir no contexto educativo e ao conhecimento aprofundado sobre os dois níveis, consolidando competências pessoais e socioprofissionais, perpetuadas pelo princípio da aprendizagem ao longo da vida.
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The exposed view in this report illustrates the problematisation of the underlying requirements of the double profile of teaching, with regard to the reformulation of knowing how to think and act in the educational context and in-depth knowledge on both levels, consolidating personal and socio-professional skills, perpetuated by the principle of learning throughout life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAguiar, Catarina Pinto de2021-07-30T12:00:19Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18231TID:202776174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:49.870524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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