Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Jássio Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Torres, Leonor Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57367
Resumo: O presente estudo objetivou analisar as relações entre os construtos Cultura Organizacional e Trabalho Docente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), mediante a proposta de expansão da educação profissional no Brasil. Para tanto, recorreu-se a construção de um modelo teórico apoiado, principalmente, nas discussões de Torres (2004) sobre cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola, e nas discussões de Mancebo (2007) sobre precarização, intensificação, flexibilização, descentralização e avaliação do trabalho docente. Recorreu-se ao método do estudo de caso, que adotou o IFRN como campo de observação. Para recolha dos dados foi administrado um inquérito por questionário junto a 213 professores. Os resultados obtidos sugerem como destaque, entre as variáveis de cultura organizacional, aquela voltada para os valores e normas organizacionais, sendo essa a principal variável a influenciar na realização do trabalho do professor, com ênfase para a sua (in)satisfação com a remuneração recebida e para a precarização das condições de trabalho e intensificação do trabalho docente.
id RCAP_b92507f2115e26ad9263d45bdcb590f6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57367
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do NorteRelationship between organizational culture and teacher work at the Federal Institute of Rio Grande do NorteRelaciones entre cultura organizacional y trabajo del profesor en el Instituto Federal de Rio Grande do NorteEducação profissionalCultura organizacionalTrabalho docenteCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaO presente estudo objetivou analisar as relações entre os construtos Cultura Organizacional e Trabalho Docente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), mediante a proposta de expansão da educação profissional no Brasil. Para tanto, recorreu-se a construção de um modelo teórico apoiado, principalmente, nas discussões de Torres (2004) sobre cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola, e nas discussões de Mancebo (2007) sobre precarização, intensificação, flexibilização, descentralização e avaliação do trabalho docente. Recorreu-se ao método do estudo de caso, que adotou o IFRN como campo de observação. Para recolha dos dados foi administrado um inquérito por questionário junto a 213 professores. Os resultados obtidos sugerem como destaque, entre as variáveis de cultura organizacional, aquela voltada para os valores e normas organizacionais, sendo essa a principal variável a influenciar na realização do trabalho do professor, com ênfase para a sua (in)satisfação com a remuneração recebida e para a precarização das condições de trabalho e intensificação do trabalho docente.The present study aimed to analyze the relationship between the constructs Organizational Culture and Teaching Work in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), through the proposal of expansion of professional education in Brazil. In order to do so, we used the construction of a theoretical model supported mainly by Torres (2004) discussions on school culture, school organizational culture and school organizational of culture, and Mancebo (2007) discussions on precariousness, intensification, flexibility, decentralization and evaluation of teaching work. We used the case study method, which adopted the IFRN as an observation field. To collect data, a questionnaire survey was administered to 213 teachers. The results obtained suggest that organizational culture variables are those that focus on organizational values and norms, which is the main variable that influences the achievement of the teacher's work, with emphasis on their (in)satisfaction with the remuneration received and to the precariousness of working conditions and intensification of teaching work.El presente estudio objetivó analizar las relaciones entre los constructos Cultura Organizacional y Trabajo Docente, en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte (IFRN), mediante la propuesta de expansión de la educación profesional en Brasil. Para ello, se recurrió a la construcción de un modelo teórico apoyado en las discusiones de Torres (2004) sobre cultura escolar, cultura organizacional escolar y cultura organizacional de escuela, y en las discusiones de Mancebo (2007) sobre precarización, intensificación, flexibilización, descentralización y evaluación del trabajo docente. Se recurrió al método del estudio de caso, que adoptó el IFRN como local de observación. Para la recogida de los datos se administró una encuesta por cuestionario con 213 profesores. Los resultados obtenidos sugieren como destaque, entre las variables de cultura organizacional, aquella volcada hacia los valores y normas organizacionales, siendo esa la principal variable a influenciar en la realización del trabajo del profesor, con énfasis para su satisfacción en la remuneración recibida y para la precarización de las condiciones de trabajo e intensificación del trabajo docente.Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação da UMinho (UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016), que financiou parcialmente este trabalho por meio de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.info:eu-repo/semantics/publishedVersionEditora UNOESCUniversidade do MinhoMedeiros, Jássio PereiraTorres, Leonor Lima2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57367porMedeiros, Jássio P. & Torres, Leonor L. (2018). Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Roteiro, Joaçaba, Edição Especial, 241-272. http://dx.doi.org/10.18593/r.v0i0.163620104-43112177-605910.18593/r.v0i0.16362https://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/indexinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:48.491260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Relationship between organizational culture and teacher work at the Federal Institute of Rio Grande do Norte
Relaciones entre cultura organizacional y trabajo del profesor en el Instituto Federal de Rio Grande do Norte
title Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
spellingShingle Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Medeiros, Jássio Pereira
Educação profissional
Cultura organizacional
Trabalho docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
title_short Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
title_full Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
title_fullStr Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
title_sort Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
author Medeiros, Jássio Pereira
author_facet Medeiros, Jássio Pereira
Torres, Leonor Lima
author_role author
author2 Torres, Leonor Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Jássio Pereira
Torres, Leonor Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Cultura organizacional
Trabalho docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
topic Educação profissional
Cultura organizacional
Trabalho docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
description O presente estudo objetivou analisar as relações entre os construtos Cultura Organizacional e Trabalho Docente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), mediante a proposta de expansão da educação profissional no Brasil. Para tanto, recorreu-se a construção de um modelo teórico apoiado, principalmente, nas discussões de Torres (2004) sobre cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola, e nas discussões de Mancebo (2007) sobre precarização, intensificação, flexibilização, descentralização e avaliação do trabalho docente. Recorreu-se ao método do estudo de caso, que adotou o IFRN como campo de observação. Para recolha dos dados foi administrado um inquérito por questionário junto a 213 professores. Os resultados obtidos sugerem como destaque, entre as variáveis de cultura organizacional, aquela voltada para os valores e normas organizacionais, sendo essa a principal variável a influenciar na realização do trabalho do professor, com ênfase para a sua (in)satisfação com a remuneração recebida e para a precarização das condições de trabalho e intensificação do trabalho docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57367
url http://hdl.handle.net/1822/57367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Medeiros, Jássio P. & Torres, Leonor L. (2018). Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Roteiro, Joaçaba, Edição Especial, 241-272. http://dx.doi.org/10.18593/r.v0i0.16362
0104-4311
2177-6059
10.18593/r.v0i0.16362
https://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/index
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNOESC
publisher.none.fl_str_mv Editora UNOESC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132756756660224