Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2972 |
Resumo: | Abordamos as problemáticas dos alunos provenientes do ensino regular para o profissional e vocacional em agrupamento de escola e escolas profissionais (zona rural e urbana) em Portugal para compreender: variáveis demográficas; necessidades de aprendizagem e respostas socioeducativas, psicopedagógicas e orientações; opiniões sobre escola, curso, currículo/conteúdos, aprendizagem e motivações; relação pedagógica; ambiente educativo e convivência. Propomos um plano de orientação para essas escolas apoiarem os alunos na decisão de curso e formação. |
id |
RCAP_b981b46e5d3e1bb71c6f85c5970ba2cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2972 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolarIntervenção social e escolarOrientação profissionalEnsino profissional e vocacionalDesafios escolaresEscolas profissionaisSocial and school interventionVocational guidanceProfessional and vocational educationSchool challengesVocational schoolsAbordamos as problemáticas dos alunos provenientes do ensino regular para o profissional e vocacional em agrupamento de escola e escolas profissionais (zona rural e urbana) em Portugal para compreender: variáveis demográficas; necessidades de aprendizagem e respostas socioeducativas, psicopedagógicas e orientações; opiniões sobre escola, curso, currículo/conteúdos, aprendizagem e motivações; relação pedagógica; ambiente educativo e convivência. Propomos um plano de orientação para essas escolas apoiarem os alunos na decisão de curso e formação.Abstract: The issues of students coming from regular education to professional and vocational education in school group and vocational schools (rural and urban areas) in Portugal were addressed to understand: demographic variables; learning needs and socioeducational and psychopedagogic responses, and guidelines; opinions about the school, course, curriculum/content, learning and motivation; pedagogical relationship; educational environment, and coexistence. We proposed a guidance plan for these schools to support students in the course decision and education.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto CandeiasMartins, Susana2015-09-17T14:39:59Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2972porMARTINS, Ernesto ; MARTINS, Susana (2015) - Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar. Boletim Técnico do Senac. ISSN 0102-549X. 41, n.º 2, p. 136-161.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:15Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:10.992371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar |
title |
Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar |
spellingShingle |
Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar Martins, Ernesto Candeias Intervenção social e escolar Orientação profissional Ensino profissional e vocacional Desafios escolares Escolas profissionais Social and school intervention Vocational guidance Professional and vocational education School challenges Vocational schools |
title_short |
Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar |
title_full |
Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar |
title_fullStr |
Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar |
title_full_unstemmed |
Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar |
title_sort |
Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias Martins, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Susana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias Martins, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção social e escolar Orientação profissional Ensino profissional e vocacional Desafios escolares Escolas profissionais Social and school intervention Vocational guidance Professional and vocational education School challenges Vocational schools |
topic |
Intervenção social e escolar Orientação profissional Ensino profissional e vocacional Desafios escolares Escolas profissionais Social and school intervention Vocational guidance Professional and vocational education School challenges Vocational schools |
description |
Abordamos as problemáticas dos alunos provenientes do ensino regular para o profissional e vocacional em agrupamento de escola e escolas profissionais (zona rural e urbana) em Portugal para compreender: variáveis demográficas; necessidades de aprendizagem e respostas socioeducativas, psicopedagógicas e orientações; opiniões sobre escola, curso, currículo/conteúdos, aprendizagem e motivações; relação pedagógica; ambiente educativo e convivência. Propomos um plano de orientação para essas escolas apoiarem os alunos na decisão de curso e formação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17T14:39:59Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2972 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Ernesto ; MARTINS, Susana (2015) - Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar. Boletim Técnico do Senac. ISSN 0102-549X. 41, n.º 2, p. 136-161. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130803899203584 |