Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2972
Resumo: Abordamos as problemáticas dos alunos provenientes do ensino regular para o profissional e vocacional em agrupamento de escola e escolas profissionais (zona rural e urbana) em Portugal para compreender: variáveis demográficas; necessidades de aprendizagem e respostas socioeducativas, psicopedagógicas e orientações; opiniões sobre escola, curso, currículo/conteúdos, aprendizagem e motivações; relação pedagógica; ambiente educativo e convivência. Propomos um plano de orientação para essas escolas apoiarem os alunos na decisão de curso e formação.
id RCAP_b981b46e5d3e1bb71c6f85c5970ba2cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolarIntervenção social e escolarOrientação profissionalEnsino profissional e vocacionalDesafios escolaresEscolas profissionaisSocial and school interventionVocational guidanceProfessional and vocational educationSchool challengesVocational schoolsAbordamos as problemáticas dos alunos provenientes do ensino regular para o profissional e vocacional em agrupamento de escola e escolas profissionais (zona rural e urbana) em Portugal para compreender: variáveis demográficas; necessidades de aprendizagem e respostas socioeducativas, psicopedagógicas e orientações; opiniões sobre escola, curso, currículo/conteúdos, aprendizagem e motivações; relação pedagógica; ambiente educativo e convivência. Propomos um plano de orientação para essas escolas apoiarem os alunos na decisão de curso e formação.Abstract: The issues of students coming from regular education to professional and vocational education in school group and vocational schools (rural and urban areas) in Portugal were addressed to understand: demographic variables; learning needs and socioeducational and psychopedagogic responses, and guidelines; opinions about the school, course, curriculum/content, learning and motivation; pedagogical relationship; educational environment, and coexistence. We proposed a guidance plan for these schools to support students in the course decision and education.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto CandeiasMartins, Susana2015-09-17T14:39:59Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2972porMARTINS, Ernesto ; MARTINS, Susana (2015) - Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar. Boletim Técnico do Senac. ISSN 0102-549X. 41, n.º 2, p. 136-161.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:15Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:10.992371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar
title Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar
spellingShingle Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar
Martins, Ernesto Candeias
Intervenção social e escolar
Orientação profissional
Ensino profissional e vocacional
Desafios escolares
Escolas profissionais
Social and school intervention
Vocational guidance
Professional and vocational education
School challenges
Vocational schools
title_short Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar
title_full Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar
title_fullStr Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar
title_full_unstemmed Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar
title_sort Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
Martins, Susana
author_role author
author2 Martins, Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
Martins, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção social e escolar
Orientação profissional
Ensino profissional e vocacional
Desafios escolares
Escolas profissionais
Social and school intervention
Vocational guidance
Professional and vocational education
School challenges
Vocational schools
topic Intervenção social e escolar
Orientação profissional
Ensino profissional e vocacional
Desafios escolares
Escolas profissionais
Social and school intervention
Vocational guidance
Professional and vocational education
School challenges
Vocational schools
description Abordamos as problemáticas dos alunos provenientes do ensino regular para o profissional e vocacional em agrupamento de escola e escolas profissionais (zona rural e urbana) em Portugal para compreender: variáveis demográficas; necessidades de aprendizagem e respostas socioeducativas, psicopedagógicas e orientações; opiniões sobre escola, curso, currículo/conteúdos, aprendizagem e motivações; relação pedagógica; ambiente educativo e convivência. Propomos um plano de orientação para essas escolas apoiarem os alunos na decisão de curso e formação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17T14:39:59Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2972
url http://hdl.handle.net/10400.11/2972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Ernesto ; MARTINS, Susana (2015) - Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar. Boletim Técnico do Senac. ISSN 0102-549X. 41, n.º 2, p. 136-161.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130803899203584