Neuromarketing e o consumidor virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sandra Verónica Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6543
Resumo: As neurociências aliadas ao marketing, constituem um novo paradigma com grande potencial, no que diz respeito ao conhecimento profundo do consumidor e do seu comportamento de compra: o Neuromarketing. O Neuromarketing tem uma forte componente científica que estuda e define fisiologicamente os mecanismos subjacentes à cognição, com foco específico nas bases neurais dos processos mentais e suas manifestações comportamentais e uma componente económica e social em que os Marketeers se questionam acerca dos métodos tradicionais para conhecer profundamente o seu cliente e aplicar em toda a sua potencialidade o marketing one-to-one, criar relações de fidelidade e evitar a falta de diferenciação que ainda se verifica em algumas empresas. Na óptica do consumidor este tema é ainda desconhecido e podemos afirmar com alguma certeza que também será um pouco assustador pensar que seja possível conhecer tão bem o nosso cérebro e a nossa maneira de pensar enquanto consumidores, que nos consigam “manipular” no momento da decisão de compra. O presente estudo tem como finalidade perceber o que pensa o consumidor desta nova área, o que sente em relação aos métodos usados em Neuromarketing e se já têm alguma percepção de que diariamente já são confrontados com técnicas de Neuromarketing e ainda, o que pensam delas.
id RCAP_ba98c4c47f3fa3e9fb7e9d83090ae6a2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6543
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Neuromarketing e o consumidor virtualComportamento do consumidorNeuromarketingNeurociências cognitivas,Cognitive neurosciencesConsumer behaviorAs neurociências aliadas ao marketing, constituem um novo paradigma com grande potencial, no que diz respeito ao conhecimento profundo do consumidor e do seu comportamento de compra: o Neuromarketing. O Neuromarketing tem uma forte componente científica que estuda e define fisiologicamente os mecanismos subjacentes à cognição, com foco específico nas bases neurais dos processos mentais e suas manifestações comportamentais e uma componente económica e social em que os Marketeers se questionam acerca dos métodos tradicionais para conhecer profundamente o seu cliente e aplicar em toda a sua potencialidade o marketing one-to-one, criar relações de fidelidade e evitar a falta de diferenciação que ainda se verifica em algumas empresas. Na óptica do consumidor este tema é ainda desconhecido e podemos afirmar com alguma certeza que também será um pouco assustador pensar que seja possível conhecer tão bem o nosso cérebro e a nossa maneira de pensar enquanto consumidores, que nos consigam “manipular” no momento da decisão de compra. O presente estudo tem como finalidade perceber o que pensa o consumidor desta nova área, o que sente em relação aos métodos usados em Neuromarketing e se já têm alguma percepção de que diariamente já são confrontados com técnicas de Neuromarketing e ainda, o que pensam delas.The neurosciences allied with Marketing, constitute a new marketing paradigm with great potential with regard to the deep knowledge of the consumer and their buying behavior: Neuromarketing. The Neuromarketing has a strong scientific component that defines and examines the physiological mechanisms underlying cognition will, with specific focus on the neural basis of mental processes and their behavioral manifestations, and an economic and social component where Marketeers are wondering about the traditional methods to meet deeply his client, and apply throughout your marketing potential one-to-one relationships create loyalty and avoid lack of differentiation that still occurs in some companies. From a consumer perspective, this issue is still unknown and we can say with some certainty that it will also be a little scary to think that it is possible to know so well our brain and our thinking as consumers, we are able to "handle" at the time of decision purchase. This study aims to understand what consumers think of this new area, which sits on the methods used in Neuromarketing, and now have some perception that already are confronted daily with Neuromarketing techniques, and what they think of themRibeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Sandra Verónica Alves2015-07-21T13:25:27Z201420152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6543TID:201633795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:07.940184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Neuromarketing e o consumidor virtual
title Neuromarketing e o consumidor virtual
spellingShingle Neuromarketing e o consumidor virtual
Moreira, Sandra Verónica Alves
Comportamento do consumidor
Neuromarketing
Neurociências cognitivas,
Cognitive neurosciences
Consumer behavior
title_short Neuromarketing e o consumidor virtual
title_full Neuromarketing e o consumidor virtual
title_fullStr Neuromarketing e o consumidor virtual
title_full_unstemmed Neuromarketing e o consumidor virtual
title_sort Neuromarketing e o consumidor virtual
author Moreira, Sandra Verónica Alves
author_facet Moreira, Sandra Verónica Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Anabela Paula Alferes Ferreira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sandra Verónica Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Neuromarketing
Neurociências cognitivas,
Cognitive neurosciences
Consumer behavior
topic Comportamento do consumidor
Neuromarketing
Neurociências cognitivas,
Cognitive neurosciences
Consumer behavior
description As neurociências aliadas ao marketing, constituem um novo paradigma com grande potencial, no que diz respeito ao conhecimento profundo do consumidor e do seu comportamento de compra: o Neuromarketing. O Neuromarketing tem uma forte componente científica que estuda e define fisiologicamente os mecanismos subjacentes à cognição, com foco específico nas bases neurais dos processos mentais e suas manifestações comportamentais e uma componente económica e social em que os Marketeers se questionam acerca dos métodos tradicionais para conhecer profundamente o seu cliente e aplicar em toda a sua potencialidade o marketing one-to-one, criar relações de fidelidade e evitar a falta de diferenciação que ainda se verifica em algumas empresas. Na óptica do consumidor este tema é ainda desconhecido e podemos afirmar com alguma certeza que também será um pouco assustador pensar que seja possível conhecer tão bem o nosso cérebro e a nossa maneira de pensar enquanto consumidores, que nos consigam “manipular” no momento da decisão de compra. O presente estudo tem como finalidade perceber o que pensa o consumidor desta nova área, o que sente em relação aos métodos usados em Neuromarketing e se já têm alguma percepção de que diariamente já são confrontados com técnicas de Neuromarketing e ainda, o que pensam delas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-07-21T13:25:27Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6543
TID:201633795
url http://hdl.handle.net/10400.22/6543
identifier_str_mv TID:201633795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131366256803840