Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24764 |
Resumo: | Este artigo apresenta o Clube dos Heróis, um recurso psicopedagógico na área da promoção de competências pessoais e sociomeocionais, dirigido a profissionais, pais e outros /cuidadores de crianças dos 5 aos 10 anos. A literatura evidencia que a promoção de competências pessoais e socioemocionais reduz problemas de internalização e externalização e potencia o rendimento académico, comportamentos prossociais e atitudes mais positivas face ao próprio e à adesão à escola. Alguma literatura evidencia, ainda, que crianças sobredotadas apresentam mais dificuldades sociais e emocionais do que os seus pares. Neste âmbito, dispor de um conjunto de atividades promotoras deste domínio do desenvolvimento pessoal parece afigurar-se vantajoso para todos aqueles que, em diferentes espaços de vida, lidam com crianças, sejam elas sobredotadas ou não. |
id |
RCAP_ba9a3633d4ddc05758b4d7c0b187859e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24764 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infânciaCompetências socioemocionaisDesenvolvimento pessoal e interpessoalEnvolvimento na escolaConvivência e bem-estarEste artigo apresenta o Clube dos Heróis, um recurso psicopedagógico na área da promoção de competências pessoais e sociomeocionais, dirigido a profissionais, pais e outros /cuidadores de crianças dos 5 aos 10 anos. A literatura evidencia que a promoção de competências pessoais e socioemocionais reduz problemas de internalização e externalização e potencia o rendimento académico, comportamentos prossociais e atitudes mais positivas face ao próprio e à adesão à escola. Alguma literatura evidencia, ainda, que crianças sobredotadas apresentam mais dificuldades sociais e emocionais do que os seus pares. Neste âmbito, dispor de um conjunto de atividades promotoras deste domínio do desenvolvimento pessoal parece afigurar-se vantajoso para todos aqueles que, em diferentes espaços de vida, lidam com crianças, sejam elas sobredotadas ou não.ANEIS2022-03-14T10:50:59Z2021-01-01T00:00:00Z20212022-03-14T10:50:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24764por2184-237XFerreira, S.Caldeira, S.Rocha, C.Cabral, F.Fernandes, H.Correia, M.Tavares, M.Amaral, S.Soares. S.Ponte, S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:23:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:42.354053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância |
title |
Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância |
spellingShingle |
Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância Ferreira, S. Competências socioemocionais Desenvolvimento pessoal e interpessoal Envolvimento na escola Convivência e bem-estar |
title_short |
Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância |
title_full |
Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância |
title_fullStr |
Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância |
title_full_unstemmed |
Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância |
title_sort |
Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância |
author |
Ferreira, S. |
author_facet |
Ferreira, S. Caldeira, S. Rocha, C. Cabral, F. Fernandes, H. Correia, M. Tavares, M. Amaral, S. Soares. S. Ponte, S. |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, S. Rocha, C. Cabral, F. Fernandes, H. Correia, M. Tavares, M. Amaral, S. Soares. S. Ponte, S. |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, S. Caldeira, S. Rocha, C. Cabral, F. Fernandes, H. Correia, M. Tavares, M. Amaral, S. Soares. S. Ponte, S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências socioemocionais Desenvolvimento pessoal e interpessoal Envolvimento na escola Convivência e bem-estar |
topic |
Competências socioemocionais Desenvolvimento pessoal e interpessoal Envolvimento na escola Convivência e bem-estar |
description |
Este artigo apresenta o Clube dos Heróis, um recurso psicopedagógico na área da promoção de competências pessoais e sociomeocionais, dirigido a profissionais, pais e outros /cuidadores de crianças dos 5 aos 10 anos. A literatura evidencia que a promoção de competências pessoais e socioemocionais reduz problemas de internalização e externalização e potencia o rendimento académico, comportamentos prossociais e atitudes mais positivas face ao próprio e à adesão à escola. Alguma literatura evidencia, ainda, que crianças sobredotadas apresentam mais dificuldades sociais e emocionais do que os seus pares. Neste âmbito, dispor de um conjunto de atividades promotoras deste domínio do desenvolvimento pessoal parece afigurar-se vantajoso para todos aqueles que, em diferentes espaços de vida, lidam com crianças, sejam elas sobredotadas ou não. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021 2022-03-14T10:50:59Z 2022-03-14T10:50:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/24764 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/24764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-237X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANEIS |
publisher.none.fl_str_mv |
ANEIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134661189828608 |