Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, S.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Caldeira, S., Rocha, C., Cabral, F., Fernandes, H., Correia, M., Tavares, M., Amaral, S., Soares. S., Ponte, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24764
Resumo: Este artigo apresenta o Clube dos Heróis, um recurso psicopedagógico na área da promoção de competências pessoais e sociomeocionais, dirigido a profissionais, pais e outros /cuidadores de crianças dos 5 aos 10 anos. A literatura evidencia que a promoção de competências pessoais e socioemocionais reduz problemas de internalização e externalização e potencia o rendimento académico, comportamentos prossociais e atitudes mais positivas face ao próprio e à adesão à escola. Alguma literatura evidencia, ainda, que crianças sobredotadas apresentam mais dificuldades sociais e emocionais do que os seus pares. Neste âmbito, dispor de um conjunto de atividades promotoras deste domínio do desenvolvimento pessoal parece afigurar-se vantajoso para todos aqueles que, em diferentes espaços de vida, lidam com crianças, sejam elas sobredotadas ou não.
id RCAP_ba9a3633d4ddc05758b4d7c0b187859e
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infânciaCompetências socioemocionaisDesenvolvimento pessoal e interpessoalEnvolvimento na escolaConvivência e bem-estarEste artigo apresenta o Clube dos Heróis, um recurso psicopedagógico na área da promoção de competências pessoais e sociomeocionais, dirigido a profissionais, pais e outros /cuidadores de crianças dos 5 aos 10 anos. A literatura evidencia que a promoção de competências pessoais e socioemocionais reduz problemas de internalização e externalização e potencia o rendimento académico, comportamentos prossociais e atitudes mais positivas face ao próprio e à adesão à escola. Alguma literatura evidencia, ainda, que crianças sobredotadas apresentam mais dificuldades sociais e emocionais do que os seus pares. Neste âmbito, dispor de um conjunto de atividades promotoras deste domínio do desenvolvimento pessoal parece afigurar-se vantajoso para todos aqueles que, em diferentes espaços de vida, lidam com crianças, sejam elas sobredotadas ou não.ANEIS2022-03-14T10:50:59Z2021-01-01T00:00:00Z20212022-03-14T10:50:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24764por2184-237XFerreira, S.Caldeira, S.Rocha, C.Cabral, F.Fernandes, H.Correia, M.Tavares, M.Amaral, S.Soares. S.Ponte, S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:23:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:42.354053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância
title Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância
spellingShingle Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância
Ferreira, S.
Competências socioemocionais
Desenvolvimento pessoal e interpessoal
Envolvimento na escola
Convivência e bem-estar
title_short Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância
title_full Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância
title_fullStr Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância
title_full_unstemmed Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância
title_sort Clube dos Heróis: Atividades para o bem-estar na infância
author Ferreira, S.
author_facet Ferreira, S.
Caldeira, S.
Rocha, C.
Cabral, F.
Fernandes, H.
Correia, M.
Tavares, M.
Amaral, S.
Soares. S.
Ponte, S.
author_role author
author2 Caldeira, S.
Rocha, C.
Cabral, F.
Fernandes, H.
Correia, M.
Tavares, M.
Amaral, S.
Soares. S.
Ponte, S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, S.
Caldeira, S.
Rocha, C.
Cabral, F.
Fernandes, H.
Correia, M.
Tavares, M.
Amaral, S.
Soares. S.
Ponte, S.
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socioemocionais
Desenvolvimento pessoal e interpessoal
Envolvimento na escola
Convivência e bem-estar
topic Competências socioemocionais
Desenvolvimento pessoal e interpessoal
Envolvimento na escola
Convivência e bem-estar
description Este artigo apresenta o Clube dos Heróis, um recurso psicopedagógico na área da promoção de competências pessoais e sociomeocionais, dirigido a profissionais, pais e outros /cuidadores de crianças dos 5 aos 10 anos. A literatura evidencia que a promoção de competências pessoais e socioemocionais reduz problemas de internalização e externalização e potencia o rendimento académico, comportamentos prossociais e atitudes mais positivas face ao próprio e à adesão à escola. Alguma literatura evidencia, ainda, que crianças sobredotadas apresentam mais dificuldades sociais e emocionais do que os seus pares. Neste âmbito, dispor de um conjunto de atividades promotoras deste domínio do desenvolvimento pessoal parece afigurar-se vantajoso para todos aqueles que, em diferentes espaços de vida, lidam com crianças, sejam elas sobredotadas ou não.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-03-14T10:50:59Z
2022-03-14T10:50:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24764
url http://hdl.handle.net/10071/24764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-237X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEIS
publisher.none.fl_str_mv ANEIS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134661189828608