Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aida Palmira Passos Martins da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4189
Resumo: A nível organizacional, a cultura influencia a satisfação e relaciona-se com a influência que tem no comportamento e desempenho dos colaboradores, bem como na sua produtividade, sendo que a satisfação no trabalho resulta das características do trabalho que o indivíduo executa. Partindo desta base definimos a questão de investigação para este estudo, saber: “Quais as percepções dos diferentes grupos profissionais face à cultura em que estão inseridos, a sua satisfação, e se estes servem os interesses da organização e com que eficácia. Ainda, se a gestão pode utilizar a cultura organizacional como instrumento para a implementação de mudanças dentro da organização”. Nesta lógica definiram-se como objectivos da investigação empírica, conhecer o nível de satisfação e a cultura organizacional dos diferentes grupos profissionais, correlacioná-los e perceber se influenciam a eficácia organizacional existente; identificar o nível de satisfação e as características da cultura organizacional dos diferentes grupos profissionais de actores, que influenciam a eficácia organizacional da organização em estudo. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. A população é constituída por todos os profissionais da organização em estudo, 75 colaboradores, numa amostra composta por 55 indivíduos, correspondendo a 73,33% da população alvo. Como conclusões principais destacam-se índices de satisfação bastante elevados, aliados a uma cultura organizacional centrada nas Regras e Objectivos valorizando um ambiente que enfatiza a produtividade e o desempenho, características que funcionam como critérios de eficácia e motor de desenvolvimento de uma empresa.
id RCAP_bab8b6a00dc066fca68923fb0fb103ab
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucessoCultura e clima organizacionalSatisfaçãoMotivaçãoLiderançaOrganizational climate and cultureSatisfactionMotivationLeadershipA nível organizacional, a cultura influencia a satisfação e relaciona-se com a influência que tem no comportamento e desempenho dos colaboradores, bem como na sua produtividade, sendo que a satisfação no trabalho resulta das características do trabalho que o indivíduo executa. Partindo desta base definimos a questão de investigação para este estudo, saber: “Quais as percepções dos diferentes grupos profissionais face à cultura em que estão inseridos, a sua satisfação, e se estes servem os interesses da organização e com que eficácia. Ainda, se a gestão pode utilizar a cultura organizacional como instrumento para a implementação de mudanças dentro da organização”. Nesta lógica definiram-se como objectivos da investigação empírica, conhecer o nível de satisfação e a cultura organizacional dos diferentes grupos profissionais, correlacioná-los e perceber se influenciam a eficácia organizacional existente; identificar o nível de satisfação e as características da cultura organizacional dos diferentes grupos profissionais de actores, que influenciam a eficácia organizacional da organização em estudo. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. A população é constituída por todos os profissionais da organização em estudo, 75 colaboradores, numa amostra composta por 55 indivíduos, correspondendo a 73,33% da população alvo. Como conclusões principais destacam-se índices de satisfação bastante elevados, aliados a uma cultura organizacional centrada nas Regras e Objectivos valorizando um ambiente que enfatiza a produtividade e o desempenho, características que funcionam como critérios de eficácia e motor de desenvolvimento de uma empresa.At an organizational level, culture influences the satisfaction and is related to the influence it has on the behaviour and performance of employees and their productivity, therefore job satisfaction results from the characteristics of the work the individual performs. On this base, we define the research question for this study, namely: “What are the perceptions of different professional groups, given the culture in which they live, their satisfaction, and whether they serve the interests of the organization and how effectively. Still, if the management can use the organizational culture as a tool to implement change within the organization”. In this sense were defined as main objectives of this empirical research, to assess the level of satisfaction and organizational culture of the different professional groups, correlate them and understand if they influence the existing organizational effectiveness, identify the level of satisfaction and organizational culture of the different professional groups that influence the organizational effectiveness of the organization under study. This is an exploratory and descriptive research. The population consists of all the organization professionals under study, 75 employees, in a sample of 55 individuals, representing 73.33% of the target population. As main conclusions, we highlight very high satisfaction rates, along with an organizational culture focused on rules and objectives, enhancing an environment that emphasizes productivity and performance, features that serve as criteria of efficiency for a developing company.2012-11-16T09:47:06Z2011-01-01T00:00:00Z20112012-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4189porFerreira, Aida Palmira Passos Martins da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:29:43ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucesso
title Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucesso
spellingShingle Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucesso
Ferreira, Aida Palmira Passos Martins da Silva
Cultura e clima organizacional
Satisfação
Motivação
Liderança
Organizational climate and culture
Satisfaction
Motivation
Leadership
title_short Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucesso
title_full Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucesso
title_fullStr Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucesso
title_full_unstemmed Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucesso
title_sort Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucesso
author Ferreira, Aida Palmira Passos Martins da Silva
author_facet Ferreira, Aida Palmira Passos Martins da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Aida Palmira Passos Martins da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura e clima organizacional
Satisfação
Motivação
Liderança
Organizational climate and culture
Satisfaction
Motivation
Leadership
topic Cultura e clima organizacional
Satisfação
Motivação
Liderança
Organizational climate and culture
Satisfaction
Motivation
Leadership
description A nível organizacional, a cultura influencia a satisfação e relaciona-se com a influência que tem no comportamento e desempenho dos colaboradores, bem como na sua produtividade, sendo que a satisfação no trabalho resulta das características do trabalho que o indivíduo executa. Partindo desta base definimos a questão de investigação para este estudo, saber: “Quais as percepções dos diferentes grupos profissionais face à cultura em que estão inseridos, a sua satisfação, e se estes servem os interesses da organização e com que eficácia. Ainda, se a gestão pode utilizar a cultura organizacional como instrumento para a implementação de mudanças dentro da organização”. Nesta lógica definiram-se como objectivos da investigação empírica, conhecer o nível de satisfação e a cultura organizacional dos diferentes grupos profissionais, correlacioná-los e perceber se influenciam a eficácia organizacional existente; identificar o nível de satisfação e as características da cultura organizacional dos diferentes grupos profissionais de actores, que influenciam a eficácia organizacional da organização em estudo. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. A população é constituída por todos os profissionais da organização em estudo, 75 colaboradores, numa amostra composta por 55 indivíduos, correspondendo a 73,33% da população alvo. Como conclusões principais destacam-se índices de satisfação bastante elevados, aliados a uma cultura organizacional centrada nas Regras e Objectivos valorizando um ambiente que enfatiza a produtividade e o desempenho, características que funcionam como critérios de eficácia e motor de desenvolvimento de uma empresa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-11-16T09:47:06Z
2012-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4189
url http://hdl.handle.net/10071/4189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303967750946816